Your SlideShare is downloading. ×
Terminologias contábeis exercicios custos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Terminologias contábeis exercicios custos

5,382
views

Published on


0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
5,382
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
63
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Terminologias contábeis Exercício Nº 2.1 Assinalar Falso (F) ou Verdadeiro (V) à luz da terminologia contábil: ( ) Ao comprar matéria-prima, há um despesa. ( ) Gasto é o sacrifício financeiro com que uma entidade arca para a obtenção de bens e serviços ( ) Custo é incorrido em função da vida útil ou de benefícios atribuídos a futuros períodos aos bens e aos serviços produzidos. ( ) O custo é incorrido no momento da utilização, consumo ou transformação dos fatores de produção ( ) Perdas são bens e serviços consumidos de forma anormal e involuntária. Exercício Nº 2.2 Assinalar Falso (F) ou Verdadeiro (V) à luz da terminologia contábil: ( ) Cada componente do processo de produção é uma despesa que, no momento da venda, transforma-se em perda. ( ) Só existem custos em empresas industriais de manufatura; nas demais, só há perdas. ( ) Gastos com folha de salários da mão-de-obra, durante um período de greve prolongada, são custos de produção do período contábil em questão. ( ) Não se confunde perda com despesa, uma vez que a primeira envolve os conceitos de impresibilidade e involuntariedade. ( ) Perdas são itens debitados diretamente ao resultado do período contábil em que ocorrem.
  • 2. Exercício Nº 2.3 Classificar os eventos descritos a seguir, relativos a um banco comercial, em Investimentos (I), Custo (C), Despesa (D), ou Perda (P), seguindo a terminologia contábil. ( ) Compra de impressos e material de escritório. 1. ( ) Gastos com salários do pessoal operacional de agência. 2. ( ) Consumo de energia elétrica. 3. ( ) Gastos com transporte de numerário (carro-forte). 4. ( ) Telefone (conta mensal). 5. ( ) Aquisição e instalação de ATM. 6. ( ) Manutenção do sistema de processamento de dados. 7. ( ) Utilização de impressos para acolher depósitos. 8. ( ) Reconhecimento de crédito como não recebível. 9. ( ) Gastos com envio de talões de cheques aos clientes. 10. ( ) Depreciação de equipamentos (computadores, ATM etc). 11. ( ) Remuneração de tempo ocioso. 12. ( ) Consumo de material de escritório na Administração. 13. ( ) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral. 14. ( ) Remuneração de gerentes. 15. ( ) Depreciação de prédios de agências. 16. ( ) Gastos com treinamento e desenvolvimento de funcionários. 17. ( ) Depreciação do prédio da sede administrativa do banco. 18. ( ) Desfalque de valores por fraude. 19. ( ) Desfalque de valores por assaltos. Exercício Nº 2.4 Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos (I), Custo (C), Despesa (D), ou Perda (P), seguindo a terminologia contábil. 1. ( ) Compra de matéria-prima. 2. ( ) Consumo de energia elétrica. 3. ( ) Gastos com mão de obra. 4. ( ) Consumo de combustível. 5. ( ) Gastos com pessoal do faturamento (salário). 6. ( ) Aquisição de máquinas. 7. ( ) Depreciação de máquinas. 8. ( ) Comissões proporcionais às vendas. 9. ( ) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salários) 10. ( ) Depreciação do prédio da Empresa. 11. ( ) Consumo de matéria-prima. 12. ( ) Aquisição de embalagens. 13. ( ) Deterioração do estoque de matéria-prima por enchente. 14. ( ) Remuneração do tempo do pessoal em greve. 15. ( ) Geração de sucata no processo produtivo. 16. ( ) Estrago acidental e imprevisível de lote de material. 17. ( ) Reconhecimento de duplicata como não recebível. 18. ( ) Gastos com desenvolvimento de novos produtos e processos. 19. ( ) Gastos com seguro contra incêndio. 20. ( ) Consumo de embalagens.
  • 3. Exercício Nº 2.5 Dados os seguintes eventos ocorridos em determinada empresa no mês de abril: 1. Compra de material no valor de $ 10.000, a pagar no mês seguinte. 2. Pagamento em cheque, dos salários relativos ao mês de março $ 5.000. 3. Utilização de mão-de-obra, a pagar em maio, sendo: pessoal da produção $ 8.000, e da administração, $ 3.000 4. Contabilização da depreciação do mês, sendo: dos equipamentos de produção $ 7.500; dos veículos de uso da diretoria, $ 2.500. 5. Consumo de parte do material adquirido no item 1, sendo: na produção, $ 3.800 e na administração, $ 1.000 6. Perda normal de material na produção: $200. 7. Energia elétrica adquirida e consumida no mês, a pagar no mês seguinte, $8.000. Uma quarta parte desse total cabe às áreas administrativa e comercial da empresa e o restante à de produção. 8. Compra de uma máquina para a área de produção, por $ 50.000, a pagar em duas parcelas iguais, sem juros, tendo sido a primeira paga no ato da compra. Entrará em operação no mês seguinte. 9. Uma enchente inesperada destruiu parte do estoque de matérias: $ 2.000 10. Baixa pela venda de produtos cujo custo é composto pelos recursos consumidos, utilizados ou transformados em abril no processo produtivo. Utilizando a terminologia normalmente empregada no meio contábil, pede-se: a) Classificar os eventos do mês de abril; e b) Calcular o valor total dos gastos, desembolsos, investimentos, custos, despesas e perdas ocorridas em abril.