Plano de ensino geografia corrigios

26,846 views
26,310 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
26,846
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9
Actions
Shares
0
Downloads
179
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plano de ensino geografia corrigios

  1. 1. Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo do Saber Rua Palmeiral nº 101- Cidade Nova Rio Branco- Acre. Plano de Ensino Turma Área do conhecimento Série/AnoEnsino Fundamental I Geografia 3º ano Professor (a) Carga Horária Ano Elayne Dias 120 h 2012 Objetivo geral Promover um primeiro contato com a disciplina através de ilustrações que situem o aluno. Proporcionar momentos em que o aluno pratique o que foi estudado. Representar os assuntos estudados através de imagens. Apresentar aos alunos outras fontes que o ajudem a entender melhor o assunto, como livros, músicas, sites. Permitir que o aluno aprenda por meio de jogos, dramatizações, relacionados ao assunto de geografia. Materializar os assuntos com atividades em que aluno construa algo, coloque em ação o que foi estudado. Desenvolver a habilidade de oralidade por meio de atividades orais. Possibilitar momentos de atividades em dupla e em grupo, para que aluno interaja.
  2. 2. Objetivos específicos I unidade Demonstrar o local onde o aluno está situado com perguntas provocativas. Ilustrar a superfície da terra. Analisar ilustrações da superfície da terra. Representar a superfície da terra, em globos, mapas, fotografias. Apresentar como estão distribuídos os lugares no Brasil. Descobrir as curiosidades do planeta terra. Especificar cada parte da superfície da terra. Representar um local perto da escola. Observar os espaços da escola. Conteúdos  As representações da terra.  A superfície da terra.  O globo terrestre.  Imagens de satélite.  Representando um local. Metodologia  Apresentação de uma música que faça o aluno perceber o espaço que habita.  Perguntas sobre o assunto musicalizado.  Demonstração de uma imagem que retrate a superfície da terra.  Atividade que retrate a imagem.
  3. 3.  Explicação sobre os elementos do planeta terra. Demonstração do mundo através do globo terrestre. Explicação das partes da superfície da terra, usando o satélite para explicar como o ser humano estuda essas partes. Desenho de um local perto da escola. Procura de algo, que será escondido neste espaço, usando o desenho que fizeram. Atividade que explore os espaços da sala de aula. Recursos Imagens Globo terrestre Lápis, caderno. Critérios de avaliação Pesquisa. Atividade em grupo. Participação nas atividades. Objetivos específicos II unidade
  4. 4.  Apresentar a paisagem e seus elementos. Representar a paisagem local. Analisar imagens de paisagens. Descobrir quais são os elementos da paisagem. Identificar os elementos da paisagem. Diferenciar os elementos naturais e construídos. Perceber as mudanças na paisagem local. Conhecer os diferentes planos de uma paisagem. Construir um álbum de paisagens. Reconhecer as formas da terra. Observar os relevos da terra. Conteúdos Paisagem e seus elementos. Paisagem local. Elementos da paisagem. Metodologia Apresentação de uma história que retrate o que contém em uma paisagem. Perguntas sobre o texto. Demonstração de uma imagem , fazendo com que o aluno perceba o lugar. Exploração dos sentidos para explicar a paisagem. Apresentação da paisagem que fica além da visão. Descrição de uma paisagem, citando os elementos e através da descrição os alunos dirão que paisagem é aquela. Apresentação de algumas paisagens e descrição do que contém naquela paisagem.
  5. 5.  Por meio de um trecho de um texto, descrever os elementos naturais e construídos. Identificação dos elementos. Explicação da ação do homem na mudança da paisagem. Leitura de paisagem. Exposição oral sobe as diferentes formas de uma paisagem. Contação da história da ilha perdida. Atividade. Através de imagens explicar sobre os relevos planos. Atividade. Recursos Imagens Textos. Caderno, lápis. Critérios de avaliação Pesquisa. Atividade em grupo. Participação nas atividades. Objetivos específicos III Unidade Compreender o que é vegetação. Conhecer os diferentes tipos de vegetação.
  6. 6.  Conceituar paisagem litorânea. Apresentar diferentes paisagens construídas. Descobrir os diferentes tipos de relevo. Perceber o papel da água na paisagem. Conhecer o ciclo da água. Conteúdos Vegetação. Paisagens litorâneas. Paisagens construídas. Relevo. Água. Metodologia Apresentação de um texto sobre o planeta de plantas. Pergunta “ Como seria um planeta sem plantas?. Apresentação dos diferentes tipos de vegetações naturais, através de imagens. Explicação sobre o desmatamento. Atividade analisando fotografias, identificando os tipos de vegetação. Leitura de uma frase, que retrate uma paisagem litorânea. Relação, relevo e vegetação. Apresentação de imagens de paisagens construídas. Atividade em grupo, de construção de paisagens através de colagem. Explicação sobre o papel da água na paisagem. Leitura do trecho de uma canção, para explicar os lugares por onde a
  7. 7. chuva passa. Explicação sobre a diferença entre água salgada e doce. Simulação em sala do ciclo da água. Atividade em grupo. Recursos Textos. Imagens. Aquário. Caixa transparente. Filme de PVC. Bolinhas de gude. Tecido fino. Terra, água e regador. Papel, lápis. Critérios de avaliação Atividade. Prova escrita. Trabalho em grupo. Objetivos específicos IV unidade Compreender como a natureza transforma a paisagem. Observar fotografias da natureza. Conhecer as paisagens em transformação. Perceber a importância da chuva, e quando ela prejudica. Analisar um mesmo local com paisagens diferentes. Compreender a construção de um vulcão. Identificar a ação do homem sobre as paisagens. Diferenciar a paisagem do passado e do presente.
  8. 8.  Analisar os problemas ambientais. Relacionar as pessoas e o ambiente. Conhecer a vida na floresta. Conscientizar sobre a preservação da natureza. Conteúdos As transformações que a natureza faz nas paisagens. A chuva. Paisagens do passado e do presente. Meio ambiente. A floresta. Preservação da natureza. Metodologia Leitura de um texto sobre as ilhas que desapareceram do planeta. Atividade sobre o assunto. Apresentação de uma fotografia de uma rocha em meio ao mar. Explicação sobre a força da natureza. Apresentação de alguns tipos de erosão. Atividade sobre o assunto. Pergunta “ sabem o que é um dilúvio?”. Explicação sobre a água da chuva. Ilustração de um mesmo local, com paisagens diferentes. Atividades com base na ilustração. Debate sobre a ação do homem sobre a natureza. Demonstração de paisagens que mostram como o homem influenciou na paisagem. Explicação sobre a paisagem do passado e do presente, as mudanças e permanências.
  9. 9.  Em dupla comparação de duas fotografias, dizendo o que mudou e o que permaneceu na paisagem. Exposição oral de como se dá o problema da poluição no ambiente através de um texto. Após ler o texto, os alunos falarão qual o maior problema abordado no texto. Exposição sobre exemplo dos indígenas que usam bem os recursos da natureza. Perguntas sobre os problemas ambientais presenciados. Pergunta, “ Como seria bom se a natureza permanecesse bonita, quantos seriam beneficiados?”. Atividade em grupo, discussão sobre a preservação das árvores. Depois os alunos terão que plantar uma árvore em algum local da escola, e acompanhar seu crescimento. Recursos Ilustrações, fotografias. Semente. Caderno, lápis. Referências MARCO, A. Projeto Descobrir: Saraiva. 2.ed. São Paulo, 2011. NASCIMENTO,E; SOUZA, M. Interagindo no meu estado: Casa Publicadora Brasileira. São Paulo, 1998. GIARETTA, A; PINELA, T. De olho no Futuro: Quinteto editorial. São Paulo, 2005.

×