Plano de ensino geografia corrigios
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
11,870
On Slideshare
11,835
From Embeds
35
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
49
Comments
0
Likes
0

Embeds 35

http://escolamundodosaber1.blogspot.com.br 21
http://escolamundodosaber1.blogspot.com 14

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo do Saber Rua Palmeiral nº 101- Cidade Nova Rio Branco- Acre. Plano de Ensino Turma Área do conhecimento Série/AnoEnsino Fundamental I Geografia 3º ano Professor (a) Carga Horária Ano Elayne Dias 120 h 2012 Objetivo geral Promover um primeiro contato com a disciplina através de ilustrações que situem o aluno. Proporcionar momentos em que o aluno pratique o que foi estudado. Representar os assuntos estudados através de imagens. Apresentar aos alunos outras fontes que o ajudem a entender melhor o assunto, como livros, músicas, sites. Permitir que o aluno aprenda por meio de jogos, dramatizações, relacionados ao assunto de geografia. Materializar os assuntos com atividades em que aluno construa algo, coloque em ação o que foi estudado. Desenvolver a habilidade de oralidade por meio de atividades orais. Possibilitar momentos de atividades em dupla e em grupo, para que aluno interaja.
  • 2. Objetivos específicos I unidade Demonstrar o local onde o aluno está situado com perguntas provocativas. Ilustrar a superfície da terra. Analisar ilustrações da superfície da terra. Representar a superfície da terra, em globos, mapas, fotografias. Apresentar como estão distribuídos os lugares no Brasil. Descobrir as curiosidades do planeta terra. Especificar cada parte da superfície da terra. Representar um local perto da escola. Observar os espaços da escola. Conteúdos  As representações da terra.  A superfície da terra.  O globo terrestre.  Imagens de satélite.  Representando um local. Metodologia  Apresentação de uma música que faça o aluno perceber o espaço que habita.  Perguntas sobre o assunto musicalizado.  Demonstração de uma imagem que retrate a superfície da terra.  Atividade que retrate a imagem.
  • 3.  Explicação sobre os elementos do planeta terra. Demonstração do mundo através do globo terrestre. Explicação das partes da superfície da terra, usando o satélite para explicar como o ser humano estuda essas partes. Desenho de um local perto da escola. Procura de algo, que será escondido neste espaço, usando o desenho que fizeram. Atividade que explore os espaços da sala de aula. Recursos Imagens Globo terrestre Lápis, caderno. Critérios de avaliação Pesquisa. Atividade em grupo. Participação nas atividades. Objetivos específicos II unidade
  • 4.  Apresentar a paisagem e seus elementos. Representar a paisagem local. Analisar imagens de paisagens. Descobrir quais são os elementos da paisagem. Identificar os elementos da paisagem. Diferenciar os elementos naturais e construídos. Perceber as mudanças na paisagem local. Conhecer os diferentes planos de uma paisagem. Construir um álbum de paisagens. Reconhecer as formas da terra. Observar os relevos da terra. Conteúdos Paisagem e seus elementos. Paisagem local. Elementos da paisagem. Metodologia Apresentação de uma história que retrate o que contém em uma paisagem. Perguntas sobre o texto. Demonstração de uma imagem , fazendo com que o aluno perceba o lugar. Exploração dos sentidos para explicar a paisagem. Apresentação da paisagem que fica além da visão. Descrição de uma paisagem, citando os elementos e através da descrição os alunos dirão que paisagem é aquela. Apresentação de algumas paisagens e descrição do que contém naquela paisagem.
  • 5.  Por meio de um trecho de um texto, descrever os elementos naturais e construídos. Identificação dos elementos. Explicação da ação do homem na mudança da paisagem. Leitura de paisagem. Exposição oral sobe as diferentes formas de uma paisagem. Contação da história da ilha perdida. Atividade. Através de imagens explicar sobre os relevos planos. Atividade. Recursos Imagens Textos. Caderno, lápis. Critérios de avaliação Pesquisa. Atividade em grupo. Participação nas atividades. Objetivos específicos III Unidade Compreender o que é vegetação. Conhecer os diferentes tipos de vegetação.
  • 6.  Conceituar paisagem litorânea. Apresentar diferentes paisagens construídas. Descobrir os diferentes tipos de relevo. Perceber o papel da água na paisagem. Conhecer o ciclo da água. Conteúdos Vegetação. Paisagens litorâneas. Paisagens construídas. Relevo. Água. Metodologia Apresentação de um texto sobre o planeta de plantas. Pergunta “ Como seria um planeta sem plantas?. Apresentação dos diferentes tipos de vegetações naturais, através de imagens. Explicação sobre o desmatamento. Atividade analisando fotografias, identificando os tipos de vegetação. Leitura de uma frase, que retrate uma paisagem litorânea. Relação, relevo e vegetação. Apresentação de imagens de paisagens construídas. Atividade em grupo, de construção de paisagens através de colagem. Explicação sobre o papel da água na paisagem. Leitura do trecho de uma canção, para explicar os lugares por onde a
  • 7. chuva passa. Explicação sobre a diferença entre água salgada e doce. Simulação em sala do ciclo da água. Atividade em grupo. Recursos Textos. Imagens. Aquário. Caixa transparente. Filme de PVC. Bolinhas de gude. Tecido fino. Terra, água e regador. Papel, lápis. Critérios de avaliação Atividade. Prova escrita. Trabalho em grupo. Objetivos específicos IV unidade Compreender como a natureza transforma a paisagem. Observar fotografias da natureza. Conhecer as paisagens em transformação. Perceber a importância da chuva, e quando ela prejudica. Analisar um mesmo local com paisagens diferentes. Compreender a construção de um vulcão. Identificar a ação do homem sobre as paisagens. Diferenciar a paisagem do passado e do presente.
  • 8.  Analisar os problemas ambientais. Relacionar as pessoas e o ambiente. Conhecer a vida na floresta. Conscientizar sobre a preservação da natureza. Conteúdos As transformações que a natureza faz nas paisagens. A chuva. Paisagens do passado e do presente. Meio ambiente. A floresta. Preservação da natureza. Metodologia Leitura de um texto sobre as ilhas que desapareceram do planeta. Atividade sobre o assunto. Apresentação de uma fotografia de uma rocha em meio ao mar. Explicação sobre a força da natureza. Apresentação de alguns tipos de erosão. Atividade sobre o assunto. Pergunta “ sabem o que é um dilúvio?”. Explicação sobre a água da chuva. Ilustração de um mesmo local, com paisagens diferentes. Atividades com base na ilustração. Debate sobre a ação do homem sobre a natureza. Demonstração de paisagens que mostram como o homem influenciou na paisagem. Explicação sobre a paisagem do passado e do presente, as mudanças e permanências.
  • 9.  Em dupla comparação de duas fotografias, dizendo o que mudou e o que permaneceu na paisagem. Exposição oral de como se dá o problema da poluição no ambiente através de um texto. Após ler o texto, os alunos falarão qual o maior problema abordado no texto. Exposição sobre exemplo dos indígenas que usam bem os recursos da natureza. Perguntas sobre os problemas ambientais presenciados. Pergunta, “ Como seria bom se a natureza permanecesse bonita, quantos seriam beneficiados?”. Atividade em grupo, discussão sobre a preservação das árvores. Depois os alunos terão que plantar uma árvore em algum local da escola, e acompanhar seu crescimento. Recursos Ilustrações, fotografias. Semente. Caderno, lápis. Referências MARCO, A. Projeto Descobrir: Saraiva. 2.ed. São Paulo, 2011. NASCIMENTO,E; SOUZA, M. Interagindo no meu estado: Casa Publicadora Brasileira. São Paulo, 1998. GIARETTA, A; PINELA, T. De olho no Futuro: Quinteto editorial. São Paulo, 2005.