Plano de ensino ciências

  • 25,671 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
25,671
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
157
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo do Saber Rua Palmeiral nº 101- Cidade Nova Rio Branco- Acre. Plano de Ensino Turma Áreas do conhecimento Série/AnoEnsino Fundamental I Ciências 3º ano Professor (a) Carga Horária Ano Eliana Salvador 120 h 2013 Objetivo geral Apresentar como os seres vivos estão organizados em grupos e sua relação com o meio ambiente. Mostrar porque precisamos dos alimentos para sobrevivermos.  Possibilitar a compreensão da formação do corpo humano, seus movimentos e sentidos. Reconhecer a importância da água e do ar em nossa vida. Mostrar ao aluno como o céu é formado. Permitir que o aluno perceba os problemas que o lixo nos trás. Objetivos específicos I unidade Apresentar os diferentes tipos de seres vivos. Reconhecer animais de ambientes aquáticos e terrestres. Conceituar a adaptação dos seres vivos ao meio ambiente. Reconhecer que existem diferentes tipos de plantas e animais.
  • 2.  Apresentar os dois grupos que os seres vivos foram classificados. Mostrar como se dá a organização dos seres vivos em grupos. Metodologia Apresentação de recortes de vários tipos de seres vivos. Apresentação de figuras de animais de ambiente aquáticos e terrestres. Depois pedir que deem vários exemplos de ambos os animais. Vídeo sobre a adaptação dos animais com a natureza. Exposição de uma tabela com diferentes tipos de animais pedindo que descubram quais são vertebrados e quais são os invertebrados. Em um quadro feito de cartolina, colar as figuras de animais em seus respectivos grupos: animais que andam, animais que voam, animais que nadam. Conteúdos Animais aquáticos e terrestres. Meio ambiente. Diferentes tipos de plantas e animais. Organização dos seres vivos. Recursos  Recortes de seres vivos.  Figuras de animais aquáticos e terrestres.  Vídeo.  Cartolina.  Pincel  Figuras de diferentes tipos de animais.  Cola. Critérios de avaliação  Prova escrita.  Trabalho em grupo.
  • 3.  Participação nas aulas Participação nas atividades propostas. Objetivos específicos II unidade Apresentar a importância dos alimentos e nutrientes. Reconhecer quais os alimentos saudáveis. Mostrar os benefícios que uma alimentação saudável trás ao corpo. Compreender que para cada faixa etária é necessário um tipo de alimentação. Reconhecer que a escolha por uma má alimentação pode trazer ao ser humano muitas doenças. Conteúdos Alimentos e nutrientes saudáveis. Pirâmide alimentar. Alimentação para cada faixa etária. Doenças causadas por uma má alimentação. Metodologia Exposição de uma tabela dos alimentos que contem carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais e explicá-la. Em grupo orientar que os alunos discutam entre eles os alimentos saudáveis e os não saudáveis e relacione-os em duas colunas. Demonstração de uma pirâmide alimentar, construída para orientar as pessoas a ter uma dieta saudável. Em grupo solicitar que façam recortes em revistas e montem uma pirâmide alimentar que em sua opinião é correta. Entrega de um texto contendo as calorias que cada faixa etária deve consumir durante o dia. Coleta em casa de cinco embalagens vazias de alimentos que contenham informações nutricionais. Na sala confeccionar um grande
  • 4. cartaz contendo todas as informações nutricionais coletadas por todos os alunos. Recursos Tabela de alimentos. Papel A4 Pirâmide Alimentar. Figuras Papel madeira. Pincel. Cola. Critérios de avaliação Prova escrita. Trabalho em grupo. Trabalho artesanal. Através da participação nas atividades propostas. Objetivos específicos III Unidade Identificar lugares onde ar e água estão presentes. Reconhecer a importância da manutenção da qualidade da água e do ar. Perceber a importância da água e do ar para os seres vivos. Conscientizar a preservação da água e do ar. Despertar a curiosidade de como o céu é formado. Analisar o universo e seus fenômenos. Mostrar como o sistema solar é formado. Compreender os movimentos da terra. Entender a ocorrência dos dias e das noites.
  • 5. Conteúdos Ar e água. Manutenção e qualidade do ar e da água. Importância do ar e da água. Preservação. Metodologia Apresentação oral todos dos lugares em que encontramos água. Observação do ar através da movimentação das árvores. Palestra sobre a importância do ar e da água em nossa vida. Construção de um texto sobre a consciência da preservação do ar e da água. Formação de grupos para que pesquisem como é formado o céu, e depois fazer uma pequena discussão com toda a classe sobre o resultado da pesquisa. Vídeo sobre o sistema solar e os movimentos da terra. Exposição dialogada sobre o que entenderam do vídeo. Através de um globo terrestre explicar aos alunos como se ocorrem os dias e as noites. Recursos Pesquisas. Vídeo. Globo terrestre. Critérios de avaliação Prova escrita. Discussão em classe. Através da observação do desempenho das atividades.
  • 6. Objetivos específicos IV unidade Compreender para onde é levado o lixo que é produzido em nossa casa. Descobrir o que acontece com todo esse lixo. E como se dá sua decomposição. Reconhecer diferentes tipos de lixo . Apresentar os problemas que o lixo causa em nossa saúde. Analisar o que devemos fazer para diminuir o problema do acúmulo de lixo no nosso planeta. Mostrar o quanto é importante a reciclagem dos matérias. Conteúdos Lixo e meio ambiente. Lixo e saúde. Importância da reciclagem. Metodologia Apresentação de uma imagem do lixão. Pesquisa e relato nos cadernos de exemplos de lixo que se decompõem e os que não se decompõem e escrever um pequeno texto como se dá esse processo. Exemplos de cada tipo de lixo: Doméstico, hospitalar, industrial. Os alunos deverão fazer um trabalho em grupo, no qual terão que fazer uma pesquisa de como é tratado e como é feita a coleta desse material. Exposição oral de cinco atitudes que contribuem para diminuir a produção de lixo no planeta. Desenho de duas latas de lixo, uma escrita materiais biodegradáveis e outra escrita materiais não biodegradáveis. Entrega aos alunos de vários recortes de diferentes tipos de lixo e pedir que colem nos seus respectivos lugares.
  • 7. Recursos  Imagem de um lixão.  Um exemplo de cada tipo de lixo.  Cartolina.  Pincel.  Cola.  Recortes. Critérios de avaliação  A avaliação será feita continuamente durante o período letivo através das atividades propostas.  Trabalho em grupo.  Avaliação oral.  Trabalho em artesanal. ReferênciasMOTTA, C. Aprender Juntos: Sm . 3.ed. São Paulo, 2011.BONDUKI,S; CAMARGO,C. Ciências : Nacional. São Paulo, 2008.CARNEVALLE,M. Projeto prosa: ciências: Saraiva. 2.ed. São Paulo.2011.