Desenho animado

9,592 views
9,550 views

Published on

aprenda a fazer animção 2D em poucos passos

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
9,592
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,441
Actions
Shares
0
Downloads
119
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Desenho animado

  1. 1. MATERIAL DE APOIO À VIDEO AULA DE DESENHO ANIMADO 2D. Esta apostila é um material de apoio à vídeo aula de desenho animado disponível emwww.portaldodesenho.com.br e se propõe a mostrar de forma mais acessível o possível comofazer um desenho animado em 2d, ou seja desenho animado tradicional, contornado, e usando osistema operacional Linux, e ou os programas; -Ubuntu ( JuntaDados 3.04 ), sistema operacional Linux, veja mais no link acima. -Inkscape, editor de desenhos vetoriais. -Kdenlive, editor de vídeos. -Visualizador e imagens do Gnome. Esses são programas comuns em quase todas as distribuições Linux, podem ser baixados nolink acima, também será possível realizar em sistema Windows, usando o editor editor de vídeoMovieMaker, talvez com alguma limitação, ou outro compatível. Recomendo o JuntaDados 3.04,por conter todos os programas de forma gratuita, se você usa pirata, pense nisso. Se você está lendo isso, já deve ter conhecimento sobre desenho, manual e vetorial, por issonão vou aprofundar nesses detalhes, para quem não sabe fazer desenhos vetoriais, veja antes nosite, material disponível sobre o tema. A intenção é focar as pessoas que não dispõe deconhecimento técnico e que acham que é preciso material sofisticado ( tirando as animações em3D ). Na verdade o maior limitação é humana pois desenho animado é demorado de se fazer, pelasua própria natureza, quanto mais gente melhor. Também por isso estou usando o sistema Linux quealém da qualidade estabilidade, possui todos requisitos e programas que vamos necessitar e deforma gratuita, e também por não haver nenhum limitação legal e técnica, seguindo essa premissa,a limitação vai depender somente do artista. Ou seja é animação de altíssima qualidade ao alcancede todos. Os desenhos animados são feitos de imagens paradas ( stop motions ), que são exibidassucessivamente, à uma taxa de até 30 imagens por segundo, porém com 10 imagens por segundo jáse obtém bons resultados, para fazer um desenho de curta ou longa-metragem, primeiramente se fazuma espécie de esboço em quadrinhos da história a ser animada ( history board ), para cadaquadrinho será feita uma tomada diferente ( pequeno vídeo ), que posteriormente, em um editor devídeo será agrupado à todas as outra tomadas, formando o filme inteiro, em seguida adicionadossons fala e trilha sonora, nesse tutorial eu farei somente o que seria uma tomada. Também não vouusar de nenhum artifício para agilizar, é animação em sua essência... É mais trabalhoso, mas oresultado final será muito bom, mãos na massa. Minha cena imaginária será dois garotos jogando bola, primeiro vou fazer um desenho empapel imaginando o primeiro e o último movimento;Esse será o primeiroquadro da animação.
  2. 2. Esse será o último quadro da animação. Com base nesses desenhos vamos primeiro vetorizar, ou seja desenhar no computador, edepois criar mais imagens intermediárias. Digitalize a imagem,(passe para o computador pode sertambém por web cam o foto / celular ), não necessita qualidade é só para referência. Agora inicie oInkscape, e configure a página. Vamos configuar em 1920 x 1080 nesse tamanho o desenho seráexibido em tela cheia em 720 x 480 wide screen ou em alta definição (1920x 1080 ). Vá emEditar/Propriedades do Documento/Tamanho da Página, habilite também mostrar bordas da página. A página está configurada, agora vamos importar as imagens escaneadas, para dentro doInkscape e vetorizar, ou seja desenhar sobre o desenho escaneado. Clique com o botão direito domouse na imagem, e em Propriedade da Imagem, marque o opção bloquear, para que o desenhoescaneado não fique solto pela área de trabalho.
  3. 3. Com base nas imagens, vamos começar a vetorizar. Você pode estar pensando, por que vetorizar? Simples, uma vez feito o primeiro desenho, apenas copiando e moldando fica fácil alterar odesenho para conseguir uma outra posição, a qualidade não se altera com mudança de tamanho,assim poderemos conseguir desenhos intermediários sem muita dificuldade. Mesmo assim é demorado, o resultado vem aos poucos.
  4. 4. Ninguém falou que seria fácil. Veja como ficou as imagens, agora vou criar as imagens intermediárias, veja que agora vouusar cópias das imagens para criar as intermediárias.
  5. 5. Note que cada personagem está numa posição ligeiramente diferente da anterior. Com asimagens intermediárias feitas, vamos fazer ou colocar uma imagem de fundo, deixe a imagem umpouco maior que a página, não esqueça que se a imagem conter degradês ou transparências, vocêprecisará colocar um fundo branco abaixo de todos para evitar que a imagem final fique comalguma parte transparente. Agora vem a parte mais interessante, vamos fazer a sequência deimagens “stop motions” já com a imagem de fundo. Posicione os personagens e numa nova pastasalve como um novo documento, vou chamar de ( cena01.svg ) por exemplo, essa pasta deve contersomente as “cenas” para evitar confusões posteriores. Agora vamos reposicionar, os outros desenhos e criar uma nova cena ( cena02.svg ), e assimsucessivamente.
  6. 6. Lembre-se de bloquear as imagens de fundo para que não sejam arrastadas acidentalmente.Depois de criadas todas a cenas, já é possível ter uma prévia da animação, vá na pasta, que vocêcriou e clique em abrir com visualizador de imagens. Não se preocupe com as desenhos queestiverem fora da página de desenho, elas podem ficar em qualquer lugar fora da área que nãoaparecerão no resultado final
  7. 7. No visualizador clique em avançar, ou em Ver/ Apresentação de Slides,ou F5 agora já épossível ter uma noção de como será a animação real, se os movimentos não estiverem bons volte ealtere, reposicione ou arrume cada cena desejada, até ficar ideal. Se você estiver num sistemadiferente e visualizador não reconhecer imagens SVG, pode ser necessário exportar cada imagemfeita como bitmap, programas mais antigos podem não reconhecer o padrão SVG. No Ubuntu ummodo de se fazer isso é no próprio visualizador de imagens; abra a imagem clique emArquivo/Salvar Como, use PNG ou JPG. Outra forma é exportar a partir do próprio Inkscape. Exportar no Inkscape: Sempre exporte para uma pasta nova para evitar confusões.
  8. 8. Atenção selecione a aba exportar área da página, com resolução 1920x1080. Quando todasas cenas estiverem boas, abra o kdenlive, e em Configurações selecione HD 1080. Lembrando queno final você poderá exportar tanto no padrão DVD ou HD/blue-ray. Na opção “Clipes de Imagem”deixe em 00:00:00:03, isso vai fazer cada imagem ocupar 3 quadros da linha de tempo do editor devídeo, ou seja 10 quadros por segundo. Feche e reinicie o Kdenlive para que as mudanças façamefeito. Com Kdenlive aberto arraste ou importe as imagens para a Arvore de Projeto.
  9. 9. Agora selecione todas as imagens ou arraste uma a uma para a trilha de edição de vídeo,tecle a tecla longa do teclado ( tabulador ) para assistir a prévia, se estiver tudo bom clique emrenderizar, selecione MPEG-2 10000k, redimencionar 720x480, ou h.264/ mp4 para alta definição,escolha um nome, clique em renderizar para arquivo, espere renderizar e seu desenho estará pronto. Parabéns, depois de muitas horas você acabou de criar seu primeiro desenho animado.
  10. 10. Mas se você ainda acha que é difícil e que não tem recursos, imagine o que Disney, HannaBarbera não tinham nada parecido com os recursos dispníveis hoje em dia nem mesmo um simplescomputador como o seu. Uma dica importante é não tente fazer desenhos longos, a menos que vocêtenha muitos desenhistas para isso. Para não desanimar faça pequenos animações, 30 segundos é oque dura um comercial dá pra passar muitas ideias. visite: www.portaldodesenho.com.br .

×