A qualidade do ambiente

12,780 views
12,566 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
12,780
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9,922
Actions
Shares
0
Downloads
33
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A qualidade do ambiente

  1. 1. A qualidade do ambiente<br />Feito por : Érica Sousa… Preparados ?! <br /><br />
  2. 2. A qualidade do ambiente próximo<br /><ul><li>O lixo das nossas casas, depois de separado deve-se pôr nos ecopontos.
  3. 3. O lixo que não pode ser reciclado tem de ser bem fechado, não só pelo seu mau cheiro como também pela poluição.
  4. 4. Os serviços públicos que fazem a recolha do lixo , levam-lhe para aterros sanitários.
  5. 5. Também há a ETAR (estações de tratamento de águas residuais).</li></li></ul><li><ul><li>Para conseguirmos preservar o ambiente pratica-se a política dos três “R” :
  6. 6. Reduzir, Reutilizar, Reciclar.</li></li></ul><li>A política dos 3 “r”<br />
  7. 7. O nosso papel na preservação do ambiente<br />
  8. 8. Tipos de lixo<br />
  9. 9. A qualidade do ar<br /><ul><li>Os animais e as plantas precisam muito do ar puro. Por esta mesma razão a Humanidade precisa de proteger a floresta.
  10. 10. Mas, todos os dias, o ar é poluído por fumos, poeiras e gases de todos os veículos e indústrias.
  11. 11. Aerossóis e latas de spray, têm vindo a destruir uma grande quantidade de ozono.
  12. 12. Como ?
  13. 13. Perfurando a camada de ozono que é o que protege o nosso planeta dos raios ultravioletas.</li></li></ul><li><ul><li> Há gases poluentes que se deslocam pelos ventos e, ao dissolverem-se nas águas da chuva, fazem chuvas ácidas, más para as florestas e seres vivos.
  14. 14. Sabias que…</li></ul>As chuvas ácidas danificam os edifícios e as estátuas.<br />O gás proveniente dos aerossóis, dos aparelhos de ar condicionado e dos frigoríficos chama-se freon. <br />
  15. 15. A qualidade da água<br /><ul><li>Assim como o ar puro, a água é necessitada na nossa vida. Todos os dias precisamos dela para cozinhar, tomar banho, beber, mas esta tem de ser água potável.
  16. 16. Chama-se água não potável à água que pode ficar contaminada em qualquer sítio :- Mares, rios, nuvens, contacto com o ar, etc. Essa contaminação provoca doenças graves nos seres vivos.</li></li></ul><li>Poluição sonora<br /><ul><li>Existem muitos sons agradáveis que nós gostamos de ouvir, porque nos ajudam a repousar, porque nos transmitem bem-estar, porque nos faz feliz, etc…
  17. 17. Mas, por outro lado, há outros que não nos agradam, como o das fábricas, dos automóveis, … que são poluição sonora.
  18. 18. A poluição sonora provoca diminuição ou perda total da audição do Homem, perturbações do sono ou provoca o sistema nervoso.</li></li></ul><li>Desequilíbrios ambientais<br /><ul><li>A poluição da água, do ar e do solo, o abate de árvores e os incêndios causam desequilíbrio ambientais muito graves.
  19. 19. Em variados pontos do Continente e das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, reservas e, também, parques naturais têm estado a travar os desequilíbrios ambientais e a preservar o equilíbrio entre a Natureza e Humanidade.</li></li></ul><li>Parque Nacional Peneda-Gerês<br />Ao visitar o Parque Nacional Peneda-Gerês pode se encontrar grande variedade de plantas, como, o mirtilo, azevinho, teixo, carvalho-negral, pinheiro, feto-do-Gerês, lírio-do-Gerês, hipericão-do-Gerês, …<br />Também há grande variedade de animais, há o cavalo (o garrano), o javali, a raposa, a lontra, o gato-bravo, a fuinha, o lobo, o corço, a marta, o esquilo, o falcão e a águia-real.<br />
  20. 20. Todas estas espécies estão em extinção, por isso, devem ser protegidas. <br />Alguns destes animais estão praticamente extintas em todo o nosso país, o corço, a águia-real e o lobo, mas, ainda existem alguns na Serra Peneda-Gerês.<br />

×