Herança biológica

11,876 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
11,876
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
498
Actions
Shares
0
Downloads
164
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Herança biológica

  1. 1. Herança Biológica Abordagem histórica
  2. 2. Para Aristóteles a base física da hereditariedade existia no sêmen produzido pelos pais. O termo sêmen foi utilizado por Aristóteles com o sentido de semente. Para Hipócrates a transmissão das características baseava-se na produção de pequenas partículas produzidas por todas as partes do corpo. Esta é a teoria da pangênese.
  3. 3. Segundo Aristóteles e Hipócrates os filhos seriam idênticos aos pais. Mas nem sempre isso ocorre. Acreditava-se também que as características do filho eram uma mistura das características dos pais. Mas muitas vezes os filhos não apresentam as mesmas características dos pais, mas sim de seus antepassados.
  4. 4. Como explicar tudo isso?
  5. 5. Genética Como certas características são passadas de geração para geração? A ciência que estuda este fenômeno é a genética.
  6. 6. Mendel, o “ pai” da Genética . As bases da genética moderna surgiram durante o século XIX, graças aos trabalhos de um monge austríaco chamado Gregor Mendel.
  7. 7. Na época desses experimentos e observações nada se sabia sobre os mecanismos de divisão celular, muito menos da estrutura do material genético.
  8. 8. O trabalho de Mendel Mendel realizou uma séria de cruzamentos entre plantas de ervilhas e analisou cuidadosamente os resultados obtidos. Esses experimentos permitiram a elaboração de leis sobre a transmissão dos caracteres hereditários.
  9. 9. Analisando o diagrama do experimento ou 75 % ou 25 %
  10. 10. O monge através de análises estatísticas elaborou um modelo teórico para explicar os resultado obtidos. Nesse modelo ele propunha o seguinte: Mas por que isso ocorreu?
  11. 11. Cada característica é condicionada por um par de fatores. As cores representam os pares de fatores.
  12. 12. Durante a formação dos gametas os fatores se separam. Cada gameta contém apenas um fator de cada par.
  13. 13. Na reprodução, cada progenitor transfere apenas um de seus fatores. Neste caso, a planta recebeu um fator que determina a cor verde e outro que determina a cor amarela. Mas a característica que se manifesta é a cor amarela. Quando dois fatores são diferentes, apenas um (dominante) se manifesta; o outro (recessivo) permanece oculto.
  14. 14. Primeira lei de Mendel Cada caráter é condicionado por dois fatores ( genes ). Eles se separam na formação dos gametas, ficando apenas um fator ( gene ) de cada par por gameta.
  15. 15. Mendel tinha razão Os trabalhos de Mendel só foram reconhecidos em 1900, quando três cientistas confirmaram e reconheceram seus resultados. Pena que isso só ocorreu quinze anos após sua morte.
  16. 16. Vocabulário
  17. 17. Alelos: fatores que se separam durante a meiose, para a formação de gametas. Homozigoto: apresenta apenas um tipo de alelo para certa característica Heterozigoto: apresenta alelos diferentes para certa característica.
  18. 18. Gene dominante: é o gene que se manifesta tanto em homozigose como em heterozigose. É representado pela letra inicial (maiúscula) da característica recessiva. Exemplo: a cor amarela da ervilha é determinada pro um gene dominante que pode ser representado da seguinte maneira: VV ou Vv. Gene recessivo: é o gene que só se manifesta em homozigose. É representado pela letra inicial (minúscula) da característica recessiva. Exemplo: a cor v erde da ervilha é condicionada por um alelo recessivo: vv
  19. 19. Exemplo
  20. 20. Genótipo: é a constituição gênica de um organismo, ou seja, é o conjunto de genes alelos que herdou dos genitores.
  21. 21. Fenótipo: é a expressão de características determinadas de um ser vivo, internas ou externas (fisiológicas ou morfológicas).
  22. 22. O fenótipo pode ser influenciado pelo meio ambiente Fenótipo = genótipo + ambiente A maioria das características sofrem influência de fatores ambientais. É o caso das flores de hortênsias e da cor da pele.
  23. 23. Hortênsia cultivada em solo ácido Hortênsia cultivada em solo básico
  24. 24. Quadro de Punnett É utilizado para prever a transmissão dos genes de uma família.
  25. 25. Aa x Aa A : gene dominante determina a cor amarela a : gene recessivo determina a cor verde A a A a A A * A a A a a a Genótipo: 25% ou ¼ AA, 50% ou ½ Aa; 25% ou ¼ aa Fenótipo: 75% ou ¾ sementes amarelas, 25% ou ¼ sementes verdes * Cada combinação dos genes corresponde a 25% ou ¼.
  26. 26. Heredogramas
  27. 27. O que é um heredograma? <ul><li>Também chamado de pedigree ou genealogia. </li></ul><ul><li>Representa as relações de parentesco entre indivíduos. </li></ul><ul><li>Representa o padrão de certa herança em uma família. </li></ul>
  28. 28. Símbolos
  29. 29. Como montar um heredograma <ul><li>Um homem normal, filho de pai normal e mãe albina, casou-se com uma mulher normal heterozigota. Qual a probabilidade de nascerem filhos albinos nesse casamento? </li></ul>
  30. 30. ? aa A_ Aa Aa A a A a A A A a a a A a Genótipo: 25% (1/4) AA, 50%(1/2)Aa, 25%(1/4) aa Fenótipo: 75% (3/4) normal, 25% (1/4)albino Resposta: Há 25% de probabilidade deste casal ter filhos albinos.
  31. 31. <ul><li>Fim! </li></ul>

×