Ambientes_Virtuais_Aprendizagem_Silvana_Peixoto

  • 501 views
Uploaded on

 

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
501
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
21
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Curso de Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância Disciplina: Ambientes Virtuais e Mídias de Silvana Vanêssa Peixoto Comunicação
  • 2. Esta apresentação está baseadano texto Ambientes Virtuais deAprendizagem, conformereferência abaixo:PEREIRA, Alice T. C; SCHMITT, Valdenise; DIAS, Maria R. A. C. AmbientesVirtuais de Aprendizagem. Disponível em:http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/2259532.pdf.Acesso em: 12 jun 2012.
  • 3. Ambientes Virtuais de Aprendizagem Alguns aspectos importantesA maneira de ensinar e de aprender está sendotransformada devido ao avanço e desenvolvimentotecnológico.No mundo globalizado a demanda educativa deixou de serexclusividade de uma faixa etária que frequenta escolas euniversidades.Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs estãosendo cada vez mais utilizados como uma opção tecnológicapara atender às novas demandas.Por isso é importante um entendimento mais crítico sobreesses ambientes e ao tipo de profissionais e tecnologias queoferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem.
  • 4. Ambientes Virtuais de Aprendizagem Alguns aspectos importantesOs AVAs consistem em mídias que utilizam o ciberespaçopara veicular conteúdos e permitir interação entre os atoresdo processo educativo.A qualidade do processo educativo depende doenvolvimento: Do aprendiz; Da proposta pedagógico; Dos materiais; Da estrutura e qualidade de professores, tutores, equipetécnica; Das ferramentas e dos recursos tecnológicos.
  • 5. Ambientes Virtuais de Aprendizagem Alguns aspectos importantesOs AVAs utilizam a Internet para possibilitar: Acesso à informação por meio de materiaisdidáticos; Armazenamento e disponibilização dedocumentos; Comunicação síncrona e assíncrona; gerenciamento dos processos administrativos epedagógicos; Produção de atividades individuais e em grupo.
  • 6. Ambientes Virtuais de Aprendizagem Alguns aspectos importantes Recursos e Ferramentas Os recursos e ferramentas, se utilizadoscorretamente, permitem que os participantesutilizem a interação, a colaboração e o suporte doprocesso de ensino-aprendizagem. A seleção dos recursos e ferramentas deve serrealizada em função das necessidades do públicoalvo e da proposta pedagógica do curso.
  • 7. Ambientes Virtuais de AprendizagemAspectos importantes no desenvolvimento e funcionamentode um AVA: Organização do ambiente; Administração do conteúdo; Administração do sistema; Eficácia das ferramentas de comunicação Avaliação de desempenho do aluno; Segurança do ambiente.A estratégia instrucional, independente da mídia, deve estarrefletida no material didático para aumentar a qualidade daaprendizagem.
  • 8. Ambientes Virtuais de Aprendizagem Alguns aspectos importantes Material didático e interfaces do ambiente Virtual Na EAD o material didático é o elemento instigador de interações com os conteúdos veiculados; O aprendiz tem como principais recursos mediadores o material didático e a tecnologia; O design do material é um dos aspectos essenciais para a qualidade e êxito do processo de ensino-aprendizagem em um AVA; Os fatores como tecnologia, interação, cooperação e colaboração entre aprendizes, professores e tutores contribuem para a efetividade do curso, consequentemente, da aprendizagem.
  • 9. Ambientes Virtuais de Aprendizagem Alguns aspectos importantes Material didático e interfaces do ambiente Virtual Os AVAs possuem recursos para dispor os materiais didáticos e podem ser elaborados na forma escrita, hipertextual, oral ou áudio- visual; A preparação do material deve ser acompanhado por uma equipe, formada por profissionais de diversas áreas do conhecimento, para aproveitar melhor as potencialidades e características de cada recurso tecnológico; O uso de várias mídias como vídeos, áudio, gráficos e textos apresenta diversas vantagens, por exemplo, a promoção do desenvolvimento de habilidades; múltiplas modalidades de aprendizagens; aumenta a interatividade; faculta a individualidade; compreensão melhor do conteúdo, entre outros.
  • 10. Ambientes Virtuais de Aprendizagem Alguns aspectos importantes Material didático e interfaces do ambiente Virtual O desenvolvimento do material didático sofre influência de uma ou de diversas escolas pedagógicas, como a Comportamentalista, Cognitivista e Construtivista/Sóciointeracionista; Dependendo da teoria pedagógica adotada é possível motivar, facilitar o processo de aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento do aprendiz, atingir perfis diferentes, promover aprendizagem significativa, melhorar a interação, entre outros.
  • 11. Ambientes Virtuais de Aprendizagem Alguns aspectos importantes Conclusão Realizar a EAD, via internet, possui um custo alto devido a todo o processo envolvido, mas esse custo é equilibrado pois pode ser destinado a um grande número de aprendizes e a reutilização do material para novas turmas; Os AVAs estão apresentando interfaces amigáveis, facilitando sua utilização pelos atores que fazem parte de um curso; O AVAs encontram-se em fase embrionária; Novas pesquisas, análises e estudos, relacionados às interfaces e às tecnologias, devem ser realizados para que os AVAs sejam cada vez mais transparentes aos usuários e que ocorra a incorporação eficaz de novas ferramentas.