Direitos autor

391 views
364 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
391
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Direitos autor

  1. 1.  Software, é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redireccionamento ou modificação de uma informação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa sequência de instruções quando executada num computador além de um produto desenvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador, mas também manuais e especificações. Para fins contábeis e financeiros, o Software é considerado um bem de capital.
  2. 2.  Propriedade intelectual: Como um trabalho de propriedade intelectual, o software é protegido pelas leis de direitos autorais da maioria dos governos do mundo. Logo, fabricantes de software têm a autoridade dos governos representados para certificarem-se de que sejam adequadamente compensados por seus trabalhos. Quando o software não é um produto original, geralmente não tem o direito de receber suporte técnico, proteção antivírus, informações de garantia ou quaisquer atualizações por parte do fabricante. Possuindo todo o licenciamento apropriado, você não somente ajuda a proteger os criadores e o próprio software, mas também protege os interesses de sua própria empresa. Ao permanecer sem conformidade com os requisitos de licenciamento e/ou usar software falsificado ou pirateado, você pode tornar-se vítima de qualquer malware, vírus ou outro software não original que o copiador tenha incluído no software que pode causar violações de segurança ou tempo de inatividade da rede após a implantação do software. Esses riscos ressaltam a importância de se ter um plano em vigor para assegurar que você conheça os softwares que possui, onde os está usando e se são, de fato, originais.
  3. 3.  Direitos de autor Software é protegido pela lei de direitos autorais. Um direito autoral é a proteção legal que governos oferecem aos criadores de propriedade intelectual, que lhes concedem certos direitos sobre sua(s) obra(s). Entre eles, estão os direitos de: Publicação Apresentação Comercialização Distribuição Receber pagamento
  4. 4. O software livre tem a vantagem ter o impacto significativo naredução de custos e na diminuição da duplicação de esforços.Software Livre, software de código aberto ou software aberto équalquer programa de computador cujo código-fonte deve serdisponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. O Software proprietário ou não livre é um software para computadores que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor. Conforme o local de comercialização do software este pode ser abrangido por patentes, direitos de autor assim como limitações para a sua exportação e uso em países terceiros. Seu uso, redistribuição ou modificação é proibido, ou requer que você peça permissão, ou é restrito de tal forma que você não possa efetivamente fazê-lo livremente.
  5. 5. O Software comercial é um software eu édesenvolvido para comercializar ou com interessesempresariais. Note que comercial e proprietário nãosão o mesmo. A maioria do software comercial éproprietário mas existe software livre que é comercial, eexiste software não-livre não-comercial.
  6. 6.  1º - Não enviar informações pessoais ou financeiras por email. O email não é um método seguro para transmissão de informações pessoais. Se iniciou uma transação através de um website e deseja fornecer dados pessoais ou financeiros através desse site, procure indicadores de que esse site é seguro, tal como um ícone de um cadeado na barra de status do browser ou um URL que comece com "https:" (o "s" significa "secure"). Infelizmente, nenhum indicador é à prova de falhas; alguns "phishers" já falsificaram ícones de segurança.
  7. 7.  2º - Usar software antivírus e mantê-lo atualizado. Alguns emails de "phishing" contêm software que pode causar danos no computador ou monitorizar as suas atividades na Internet sem o seu conhecimento. Software antivírus verifica comunicações recebidas, procurando detetar ficheiros problemáticos. Uma firewall ajuda a torná-lo invisível na Internet e bloqueia todas as comunicações de fontes não autorizadas. É particularmente importante ter uma firewall se tem uma ligação de banda larga. Além de tudo isto, o seu sistema operativo (tal como Windows ou Linux) pode disponibilizar "patches" gratuitos de softwarehackers ou phishers.
  8. 8.  3º - Seja cuidadoso no que respeita a abrir qualquer anexo ou descarregar quaisquer ficheiros a partir de emails que receba, independentemente do remetente.
  9. 9.  O trabalho que realizamos serve para as pessoas que visitarem o nosso site ficarem a saber conceitos (ou definições) de tudo o que anda á volta do software e também para ficarem a saber os cuidados que todos temos que ter quando descarregamos um software da internet. Este trabalho também nos ajudou a entender coisas que não sabíamos, o que foi bastante interessante.

×