Jogo De Etica

22,342 views
21,754 views

Published on

1 Comment
17 Likes
Statistics
Notes
  • por favor, Sandra, cite os créditos. O autor sofia13121@hotmail.com cedeu todo o material escrito, imagens, detalhamento com o objetivo de compartilhar um instrumento de aprendizado e esse instrumento tem como objetivo reforçar a importância dos valores ETICOS como, por exemplo, citar autoria de um trabalho quando nos utilizamos do referido material. Consulte o jogo no youtube, confira a data de postagem e vc verá que é anterior ao seu uso. Agradeço pela colaboração e peço que faça a inclusão dos créditos em meu nome. OBRIGADA, PROFESSORA DENISE DUARTE - FILOSOFIA - PROJETO PAIDEIA.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
22,342
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
18
Actions
Shares
0
Downloads
1,290
Comments
1
Likes
17
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Jogo De Etica

  1. 1. Escola Secundária com 3º CEB Dr. Jaime Magalhães Lima Código 401456 Curso de Educação e Formação de Adultos Cidadania e Profissionalidade Nome Completo:____________________________________________________ Data:_________ Núcleo Gerador 5: Convicção e Firmeza Ética DR 1 (contexto privado) Tema: Valores Éticos e Culturais Competência: Distinguir as várias Critérios de Evidência: Identificar diferentes valores hierarquizações de valores, escolher e culturais. Argumentar e contra-argumentar em contextos reter referentes éticos e culturais de tensão cultural. Intervir em contextos de tensão cultural. Ética Jogo de Ética – o jogo que ninguém perde Imagine que há um acidente nuclear e que há uma ilha deserta fora do alcance da radiação. Para essa ilha apenas se podem deslocar 6 pessoas das 16 que a seguir se enunciam. Seleccione as 6 que, na sua óptica, deveriam ir para a ilha, tendo em vista o futuro e a preservação da Humanidade. Assinale a Pontuação Descrição da pessoa sua escolha obtida 1 Jovem aristocrata homossexual, dono de uma escola para rapazes. 2 Negro, pastor, teólogo, revolucionário pacifista condenado por causar desordem pública. 3 Artesão desempregado, sem tecto, amigo de ladrões, condenado à morte. 4 Músico, filho de uma mulher com sífilis, surdo e temperamental. 5 Criança difícil não falou até aos 3 anos de idade, disléxico, reprovado durante a escolaridade obrigatória, anarquista, perseguido pelo FBI. 6 “Nerd”, tímido, pouco popular na escola, desobedeceu ao pai e abandonou a faculdade no 3º ano do curso de Matemática para tentar estabelecer o seu próprio negócio baseado numa invenção considerada visionária. 7 Estudioso, portador de múltiplas deficiências, causadas por uma deficiência rara, degenerativa, paralisante e sem cura. 8 Estudioso, não fuma, não bebe, solteiro, grande organizador, autor da obra autobiográfica “A minha luta”. 9 Filho adoptivo da aristocracia, grande administrador, admirador da música e do teatro, levou a cabo grandes obras durante o seu governo. Foi também músico e poeta. 10 Rapaz tímido, durante a adolescência foi soldado e trabalhador voluntário, filho de aristocratas teve uma educação esmerada. Engenheiro civil bem sucedido, casado e pai de 12 filhos. 11 Prostituta perseguida e condenada à morte pela justiça. 12 Órfã de pai, tímida, religiosa, fez voto de castidade e tinha problemas cardíacos. 13 Filho de emigrantes, foi atleta, formado em Direito, condenado a 15 anos de prisão mas amnistiado. 14 Órfã, criada num orfanato, foi adoptada várias vezes até se casar aos 16 anos. Actriz com um problema de dependência de drogas. 15 Viciado em cocaína, especialista em sexualidade, fumador de cachimbo inveterado. 16 O pai recusou-se a reconhecer a sua paternidade, ainda jovem foi acusado de atentado ao pudor, volúvel inconstante, pintor, com muitos trabalhos inacabados. Veja agora quem salvou e, lembre-se que o futuro da Humanidade depende dessas 6 pessoas:
  2. 2. Escola Secundária com 3º CEB Dr. Jaime Magalhães Lima Código 401456 Curso de Educação e Formação de Adultos 1 Platão – filosofo grego Por ter sido um dos maiores filósofos da humanidade - 50 pontos 2 Martin Luther King – Por ter liderado o movimento que pôs fim ao racismo, Prémio Nobel da Paz nos EUA, nos anos 60 – 50 pontos 3 Jesus Cristo Por ser o maior pacifista de todos os tempos – 100 pontos 4 Beethoven Por ser um dos maior compositor de todos os tempos – 50 pontos 5 Albert Einestein, Por ser um dos maiores físicos da humanidade – 50 físico alemão, pai da pontos teoria da relatividade 6 Bill Gates, dono da Por ter sido responsável pelo desenvolvimento dos Microsoft computadores pessoais do nosso século – 50 pontos Por ter sido acusado e julgado pelo crime de monopólio do seu sector do mercado – menos 20 pontos 7 Stephen Hawking Por ser o maior físico da actualidade – 50 pontos 8 Adolfo Hitler – ditador Por ter sido responsável pelo genocídio de milhões de alemão responsável judeus durante a 2ª Guerra Mundial – menos 100 pela ideologia nazi pontos 9 Nero - imperador Por ter sido o mais cruel e louco de todos os romano que colocou imperadores romanos, por ter mandado construir o fogo a Roma e Coliseu onde milhares de cristãos foram trucidados e perseguiu cristãos. por ter mandado incendiar Roma – menos 100 pontos
  3. 3. Escola Secundária com 3º CEB Dr. Jaime Magalhães Lima Código 401456 Curso de Educação e Formação de Adultos 10 Osama Bin Laden Por ser o maior terrorista da história da Humanidade – menos 100 pontos 11 Maria Madalena Por ter sido injustamente julgada pela Igreja Católica e só recentemente reconhecida como amiga e seguidora de Jesus – 50 pontos 12 Madre Teresa de Por ter dedicado a sua vida a erradicar a pobreza, a Calcutá-Premio Nobel fome e a mortalidade infantil – 50 pontos da Paz 13 Fidel Castro - Por ser responsável pela prisão, tortura e morte de presidente de Cuba milhares de cubanos nos últimos anos – menos 100 pontos 14 Marilyn Monroe Pelo seu trabalho como actriz em filmes famosos – 50 pontos Pelo seu envolvimento em drogas e pelo seu suicídio – menos 20 pontos 15 Sigmund Freud - Por ser considerado o pai da psicanálise moderna – psicanalista 50 pontos 16 Leonardo da Vinci - Por ser considerado um génio do Renascimento – 50 pintor italiano pontos Pontos adicionais: Para quem salvou • Uma mulher – pela capacidade presumida de reprodução e preservação da espécie – 20 pontos; • O teólogo e o artesão desempregado – pela religiosidade e contribuição para a espiritualidade do grupo – 10 pontos; • Os cientistas, os físicos, os inventores, o teórico ou o filósofo – pela capacidade de instaurar as ciências no mundo novo – 10 pontos; O principal objectivo deste jogo é demonstrar que nem sempre julgamos acertadamente uma pessoa, ou seja, as aparências enganam. Para sermos realmente justos não deveríamos julgar.

×