HTML Interativo com AngularJS

1,327 views

Published on

Há quase vinte anos atrás, o Javascript era criado, como parte do navegador Netscape, com intuito de executar alguns comportamentos em um documento web, promovendo interatividade com o usuário sem consumir recurso de rede, por ser executado no lado cliente.

Hoje o Javascript não é executado apenas no lado cliente de uma aplicação web e nem só em um computador, mas em servidores de aplicação, em bancos de dados NoSQL e até pode ser usado na manipulação de hardware, através de API's que interpretam a linguagem.

O Javascript vem revolucionando também a apresentação dos documentos HTML, desde a criação do JQuery, que facilita muito a manipulação de um documento, até a evolução da programação moderna, com centenas de bibliotecas que provêm uma aplicação de internet com interface rica, sem necessidade de plugins ou processadores potentes, exigindo apenas um navegador moderno.

O Javascript hoje está numa evolução crescente, e apresenta novos conceitos de apresentação de páginas web, e dentre essas novidades encontra-se o AngularJS. O AngularJS é um framework mantido pela Google, que funciona como uma extensão ao HTML, dando maior flexibilidade, mais recursos e atributos, ligação direta e dinâmica entre apresentação e dados, e outros recursos que o Javascript já provê tudo em uma biblioteca só.

O intuito dessa apresentação é mostrar como os recursos desse framework podem ser utilizados em soluções comerciais simples e complexas que podem ter dados armazenados no próprio navegador ou em bancos de dados remotos, apresentando dados de forma dinâmica.

Published in: Technology
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,327
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
54
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

HTML Interativo com AngularJS

  1. 1. HTML interativo com Sheldon Led – Sistemas de Informação - Alfa
  2. 2. Início da web – Anos 90 1. 1991 – Internet para militares e universidades; 2. 1995 – Netscape lança o Javascript; 3. Regras de negócio no servidor; 4. Poucas funcionalidades para o Javascript; 5. Acessos lentos, que consumiam bastante rede.
  3. 3. Evolução da web 1. Nascimento da Mozilla Foundation 2. Desenvolvimento do Ajax 3. Plugins e Bibliotecas (jQuery, mootools, YUI) 4. Google – Primeiras Web Apps 5. Criação de Frameworks Javascript
  4. 4. Web Atual – 3 camadas 1. Conteúdo (HTML) 2. Apresentação (CSS) 3. Comportamento (Javascript)
  5. 5. Javascript Moderno – Arquitetura Completa 1. Hardware e Servidor web: Node JS 2. Banco de Dados: Mongo DB 3. Comunicação distribuída: Socket.io 4. REST e Regras de Negócio: Express JS 5. Apresentação dos Dados: Angular JS, Backbone, Ember.js, etc...
  6. 6. Frameworks MV* - AngularJS 1. Criado Em 2009 2. Mantido pela Google 3. Programação declarativa (HTML,CSS) é melhor que a imperativa (Javascript) para construir interfaces 4. Programação imperativa é excelente para descrever lógica de negócio 5. Estende o vocabulário do HTML atual
  7. 7. Frameworks MV* - AngularJS 1. Suporte à Templates 2. Menos carga de rede 3. Repetição, Filtros, Roteamento de conteúdo 4. Dados Interligados (Apresentação / Modelo) 5. Injeção de Dependência
  8. 8. Porque Angular JS? 1. Sistemas empresariais disponíveis pela rede, em uma aplicação web dinâmica; 2. Independente de: ● Navegador. ● Sistema Operacional. ● Arquitetura computacional.
  9. 9. Porque Angular JS? 1. Utiliza das melhores práticas e recursos da web; 2. Maior independência de programação web; 3. Atrai bons desenvolvedores; 4. Fácil manutenção do sistema.
  10. 10. Case Goiano 1. Framework de Desenvolvimento JavaScript
  11. 11. Obrigado Sheldon Led Martins de Oliveira http://sheldonled.com sheldonled.ms@gmail.com

×