• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Comportamento de compra feminino 2008
 

Comportamento de compra feminino 2008

on

  • 976 views

 

Statistics

Views

Total Views
976
Views on SlideShare
789
Embed Views
187

Actions

Likes
2
Downloads
10
Comments
0

2 Embeds 187

http://www.selmafelerico.com.br 167
http://www.selmafelerico.dreamhosters.com 20

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Comportamento de compra feminino 2008 Comportamento de compra feminino 2008 Presentation Transcript

    • AgendaIntroduçãoHistórico da MulherPesquisas sobreComportamento de CompraPesquisa sobre merchansidingem programas femininosConclusãoDebate
    • Evolução do consumo femininoMaior participação na mulher nomercado de trabalhoMaior poder de compraExcessiva preocupação com ocorpo.Era do Hedonismos.Consumo exagerado.Cirurgias plásticas, academias demusculação, estéticas.
    • Século XX – Século da Mulher Editora AbrilDécada de 1900“Entre revistas e almanaques o pitoresco elugar-comum: para homens, resenhaspolítica; para mulheres, moda e religião”.1900 - O Abre Alas, de Chiquinha fazsucesso no primeiro carnaval do século e éconsiderada a primeira marcha brasileira.1910 – É fundado o Partido RepublicanoFeminino, no Rio de Janeiro, pelaprofessora Leolinda de Figueiredo Daltro.O objetivo do partido foi promover acooperação feminina em nome dosinteresses do país.
    • Século XX – Século da Mulher Editora AbrilDécada de 1910“A imagem que se faz do “belo sexo” estáassociada à idéia de fragilidade física emental. Mas, contra tudo e contra todos, elaquer ser advogada, datilógrafa, telefonista eaté enfermeira na guerra”.1914 – Eugênia Moreira, primeira jornalistade que se tem notícia, defende que “ amulher será livre somente no dia em quepassar a escolher seus representantes”.
    • Século XX – Século da Mulher Editora AbrilDécada de 1920„Uma revolução no guarda-roupa e nocomportamento feminino ganha as páginasde revistas na década do Modernismo.Leitoras aflitas perguntam o que fazer comrelação a seus “senhores maridos” que nãolhes permitiam “a imoralidade das novasmodas”.1922 – Anésia Machado torna-se a primeiraaviadora a transportar passageiros em vôos.Bertha Lutz cria a Federação Brasileira pelovoto Progresso Feminino.Anita Malfatti e Tarsila do Amaral brilham naSemana de Arte Moderna em São Paulo.
    • Século XX – Século da Mulher Editora AbrilDécada de 1930“ A nova mulher fuma, usa farda para ir àguerra, faz política, vota e canta por direitoiguais: Consciente, afinal do que valho,?Mas deveres contém meu dever.E hoje aos homens igual no trabalho.Em direitos, igual devo ser!” (Hino Feminista)1934 - As mulheres votam pela primeira vez.A catarinense Antonieta de Barros, elege-sedeputada estadual – a primeira negra aexercer cargo Político no Brasil.
    • Século XX – Século da Mulher Editora AbrilDécada de 1930“ A nova mulher fuma, usa farda para ir àguerra, faz política, vota e canta por direitoiguais: Consciente, afinal do que valho,?Mas deveres contém meu dever.E hoje aos homens igual no trabalho.Em direitos, igual devo ser!” (Hino Feminista)1934 - As mulheres votam pela primeira vez.A catarinense Antonieta de Barros, elege-sedeputada estadual – a primeira negra aexercer cargo Político no Brasil.
    • Século XX – Século da Mulher Editora AbrilDécada de 1940“O Brasil vai à guerra com os EUA. O“american way of life” chega à terra dojeitinho: rádio, cinema e fofocas sobre osastros seduzirem as ouvintes brasileirasouvintes da radionovela em Busca daFelicidade.1941 – Vai ao ar a primeira radionovela, EmBusca da Felicidade, patrocinada pelaColgate
    • Século XX – Século da Mulher Editora AbrilDécada de 1950“ Os limites impostos pela moral dos anos 40haviam sido ultrapassados. Marilyn Monroe éo símbolo sexual da década, e a mulher”boazuda, como Marta Rocha, faz imensosucesso.1954 - Marta Rocha perde o título de MissUniverso sob a alegação de possuir “duaspolegadas a mais de quadris”.Dinah Silveira de Queirós recebe o prêmioMachado de Assis”da Academia Brasileira deLetras.
    • Século XX – Século da Mulher Editora AbrilDécada de 19601962 - É fabricada a primeira pílulaanticoncepcional no Brasil.1963 - Mulheres queimam sutiãs nas ruasdefendendo a tese de que o privado épolítico, nosso corpo nos pertence”.1964 – O conselho Nacional de Desportos(CND) proíbe a prática do futebol feminino.1966 – A minissaia é inventada na Inglaterra.1968 – O trabalho feminino é regulamentado eé proibida a discriminação do sexo.
    • Século XX – Século da Mulher Editora AbrilNaomi Wolf em seu livro O Mito da Beleza(1992) afirma que até os anos 70 as mulheressão profundamente afetadas pelo que asrevistas femininas lhes dizem.As personalidades veiculadas estão divididasentre o mito da beleza e o feminismo damesma forma que as mentes das suas leitoras.O tema corpo substitui as matérias sobre osafazeres domésticos, os cuidados com osfilhos e o que vestir na estação.
    • Século XX – Século da MulherDécada de 1970 Editora Abril1973 – Lançada em outubro a revista Nova, aprimeira a falar claramente sobre o prazersexual da mulher.1975 – As Nações Unidas instituem o AnoInternacional da Mulher.1977 – A escritora Rachel de Queiroz torna-se aprimeira mulher a ingressar na AcademiaBrasileira de Letras.Aprovada a Lei do Divórcio – 6.515. Com aaprovação dessa lei, homens e mulherespuderam legitimar um segundo casamento.1979 – Estréia Malu Mulher, da rede Globo,cuja proposta era compor um retrato dacondição da mulher urbana e de classe média
    • Século XX – Século da Mulher Editora AbrilDécada de 19801980 – Surge o lema: “Quem ama não mata”.Ganha fôlego o SOS-Mulher, que se traduziriana criação de delegacias especiais deatendimento à mulher.Estréia o Programa TV Mulher. A novidade éum quadro sobre comportamento sexualapresentada por Marta Suplicy.1985 – a Câmara dos Deputados cria oConselho Nacional dos Direitos da Mulher.1988 – A nova Constituição garante que“homens e mulheres são iguais em direitos eobrigações”.1989 –Luiza Erundina é eleita a primeiraprefeita da cidade de São Paulo
    • Século XX – Século da Mulher Editora AbrilDécada de 19901992 – Os jovens cara-pintadas vão as ruasexigir o impeachment do Fernando Collor.1994 – Roseana Sarney, do Maranhão, é aprimeira mulher eleita governadora.1996 – O Congresso Nacional obriga ospartidos políticos à inscreverem no mínimo20% de mulheres em suas chapas.As jogadoras Sandra Pires e Jacqueline Silvasão as primeiras brasileiras a ganhar o ouroolímpico.
    • Século XX – Século da Mulher Editora AbrilA partir do final do século XX einício do século XXI , acontece umacrescente idolatria ao corpo, comênfase a exibição pública.O que antes era vergonhoso,passou a ser respeitado, verdadeiromotivo de orgulho para as pessoas.
    • Quem são as mulheres C e D
    • Quem são as mulheres C e D
    • Porque as mulheres compram? Estratégias de MarketingPara atingir um novo público Autoras: Lisa Johson E Andrea Learned
    • Reflexões...O fato de as mulheres fazerem ouinfluenciarem a maioria (+ ou - 80%) dascompras gera mudanças na formar depensar e agir...Retomar conversações com suasmelhores e mais influentes clientes é omelhor caminho para criar produtos eserviços.Aprenda a ver a partir da perspectiva deuma mulher é a chave.
    • Como não “pensar cor – de – rosa”Pensar cor-de-rosa não é uma únicaatitude ou ação. É uma receita para lucros fracos eoportunidades perdidas.Receita para pensar cor-de-rosa: Uma parte de pressupostos e informações ultrapassados. Duas partes de esteriótipos relegados. Uma parte de equipe e orçamentos limitados. Duas partas de resistência interna e novas idéias. Uma porção generosa de tons pastéis, borboletas, corações e flores. Um shake duplo de boas intenções e sinceridades.
    • Como superar o esteriótipo cor-de-rosaQuando uma empresa consegue criaruma marca que reflete conhecimento,comprometimento e entendimentoprodundos da comunicade de mulheres aque ela atende, as mulheresrecompensam no caixa a autencidadedos seus esforços.
    • Passos para entender a mulher Entender seu poder de renda. 1. Mulheres são chefes da casa 2. Mulheres e seus diplomas avançados 3. Mulheres são donas de empresa 4. Mulheres investem 5. Mulheres solteiras estabelecem uma nova dinâmica de compras
    • Passos para atingir a mulher Reestrure sua abordagem: 1. Campanhas visíveis: lâmina de barbear feminina; Dove 2. Campanhas transparentes: ESPN (canal para homens) ; fox life (canal para mulheres) ; GNT 3. Campanhas híbridas: automóvel . Versão para mulheres: Meriva.
    • Passos para atingir a mulher Entre na mente dela: 1. Homens e mulheres pensam de maneiras diferentes. 2. A ciência nos mostra que existem diversas variações biológicas, neurológicas e comportamentais entre os cérebros. 3. As mulheres são mais interativas no seu estilo de fazer compras. 4. Têm uma tendência maior a experimentar, testar, provar produtos antes de comprá-los.
    • Passos para atingir a mulher Tente novas formas de escutar as mulheres 1. Envolver as clientes 2. Em conversas informais 3. A maneira mais rápida do vareista entender as mulheres é ficar ao lado do caixa ou ouvir atrás da porta do provador. 4. A internet também estimula conversa com mulheres.
    • Passos para atingir a mulher As vendas aumentarão ainda mais se você facilitar o acesso da mulher aos seus produtos, por meio de campanhas publicitárias visíveis, do design, da embalagem, da exposição no pdv e também do nome do produto.
    • Passos para entender a mulher Conduza suas pesquisas 1. Pesquisas específicas por marca e dados favoráveis a empresa 2. Tendência atual e integração do seu marketing às mulheres. De fato, as mulheres constituem um imenso mercado que pode ser segmentado de várias maneiras.
    • Mulheres e a propaganda no Brasil
    • Quem são as Mulheres brasileiras
    • Quem são as Mulheres brasileiras
    • Quem são as Mulheres brasileiras