Grelha planificação aula

  • 5,872 views
Uploaded on

Introdução …

Introdução

Com este trabalho realizado no âmbito da disciplina «Comunicação e Linguagem para Necessidades Educativas Especiais», pretendemos planificar uma aula para uma aluna com NEE com quem estamos a trabalhar neste ano lectivo e fabricar material específico para os conteúdos que iremos abordar.
O nosso trabalho dividir-se-á em duas partes. Na primeira parte descreveremos sucintamente a escola que a aluna frequenta, faremos a caracterização da aluna, referiremos o tema que vamos tratar nesta aula, apresentaremos o material necessário para explorar os conteúdos que vamos leccionar e indicaremos as metodologias que pretendemos aplicar.
Na segunda parte, faremos uma análise crítica dos resultados verificados após a realização da aula acima referida.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
5,872
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
80
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Introdução Com este trabalho realizado no âmbito da disciplina «Comunicação eLinguagem para Necessidades Educativas Especiais», pretendemos planificar uma aulapara uma aluna com NEE com quem estamos a trabalhar neste ano lectivo e fabricarmaterial específico para os conteúdos que iremos abordar. O nosso trabalho dividir-se-á em duas partes. Na primeira parte descreveremossucintamente a escola que a aluna frequenta, faremos a caracterização da aluna,referiremos o tema que vamos tratar nesta aula, apresentaremos o material necessáriopara explorar os conteúdos que vamos leccionar e indicaremos as metodologias quepretendemos aplicar. Na segunda parte, faremos uma análise crítica dos resultados verificados após arealização da aula acima referida.
  • 2. 1- Caracterização da Escola A escola que a L. frequenta faz parte do Agrupamento de Escolas de Lousada– Centro. É uma escola que recebe alunos desde o 5º até ao 9º ano deescolaridade. É uma escola calma onde não se verificam incidentes de maior. Osalunos de um modo geral são “reguilas” mas na sua maioria obedecem aosprofessores e cumprem regras. Para a manutenção deste ambiente relativamente calmo que se verifica porparte dos discentes, tem contribuído o Conselho Executivo e o Corpo Docenteque é estável. Os Encarregados de Educação, na sua grande maioria, revelam interesse pelasaprendizagens dos seus educandos e colaboram, na medida do possível, com osdocentes. O edifício escolar está em bom estado de conservação, os recreios são amplos,todas salas de aula estão apetrechadas com computadores e quadros interactivos.
  • 3. 2 – Caracterização da Aluna – alvo da intervenção. A L. é uma criança portadora de Perturbação do Espectro de Autismo associadoa nível de desenvolvimento abaixo da média (QD = 37%) para a sua idade cronológica.O nível de comportamento adaptativo composto é muito abaixo da média (- 3DP) para asua faixa etária. Apresenta uma acentuada deficiência mental. Tem, neste momento, 11anos e encontra-se a frequentar o 5º Ano de escolaridade. É uma criança com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Prolongado.O seu desenvolvimento está muito abaixo da média para a sua idade cronológica,possuindo um nível de comportamento adaptativo muito abaixo da média para a suafaixa etária. A nível da independência pessoal, a L. ainda tem alguma dificuldade em sevestir e despir sozinha, calçar-se, apertar e desapertar botões, abrir e fechar fechos.Ainda sente algumas dificuldades em se deslocar sozinha em ambiente socialconhecido. Embora tenha 11 anos, a L. está a seguir o Programa correspondente a um alunoque frequenta o Jardim de Infância ao nível dos quatro anos.
  • 4. 3 – Planificação de uma Aula de 90 minutos Objectivos Conteúdos Metodologias Materiais AvaliaçãoIdentificar as cores: azul, Cores: azul, amarelo e A fim de motivar a aluna, e introduzir o estudo Power Point elaborado Observaçãoamarelo e verde verde das cores, a professora apresenta o conto infantil com base na directa denominado «Pequeno Azul e Pequeno digitalização do livro Amarelo» da autoria de Leo Lionni, publicado infantil «Pequeno Azul pela Editora Kalandraka. e Pequeno Amarelo»Reconhecer as cores: azul, Apresentação e exploração do power point Power point interactivo Perguntas oraisamarelo e verde interactivo «As cores: azul, amarelo e verde». construído a partir de / Respostas figuras geométricas. Power point construídoDesenvolver a capacidade de Apresentação e exploração da canção: «As Cantar a a partir de uma cançãomemorização cores» com música da canção infantil «As canção cujo texto foi Pombinhas da Catrina». Ao cantar várias vezes
  • 5. esta canção, a aluna vai associando as imagens expressamente às cores com a finalidade de melhor sistematizar construído para a os conhecimentos adquiridos. memorização das cores azul amarelo e verde. Apresentação e exploração do jogo interactivo,Desenvolver a capacidade de intitulado “as cores”. Este jogo foi Jogo construído em Realização doatenção/concentração expressamente elaborado para esta aula com base Power Point. jogo. em frutos de cores: azul, amarelo e verde.
  • 6. 4 – Análise Crítica dos Resultados. No inicio da aula a L. ficou muito admirada quando lhe apresentamos o contoinfantil em Power Point. À medida que a história ia decorrendo e as imagens sesucediam a L. começou a interessar-se pela história. Não percebeu a mensagem doconto que pretende transmitir a amizade, que é um sentimento de união, de ternura, masficou com uma noção das cores: azul, amarelo e verde. Seguidamente, a L. bateu palmas de alegria quando lhe apresentamos o PowerPoint interactivo em que aparecem as figuras geométricas a piscar associadas a sonsfortes que penetram o ouvido. A canção das cores com a música “as Pombinhas da Catrina”, foi elaborada depropósito para esta aula e para esta aluna, uma vez que a L. gosta muito de cantar e asua canção preferida são “as Pombinhas da Catrina”. Não conseguiu aprender a letra dacanção mas mostrou um grande contentamento ao ver as imagens e no final da canção,já era capaz de reconheceras três cores: o azul, o amarelo e o verde. A L. participou com muito interesse da realização do jogo interactivo “as cores”.A pedido da L. o jogo foi realizado várias vezes. Este jogo foi construído propositadamente para esta aluna e embora no PowerPoint não estejam indicados todos os passos necessários para a realização do jogo, éconveniente explicar como se processa o jogo. Assim sendo, a professora começa pormostra a imagem de um fruto por exemplo “a banana”, e pergunta “de que cor é abanana”. A professora espera algum tempo até que a aluna acerta a resposta. Caso aaluna não consiga acertar a resposta a professora vai dando orientações até obter aresposta certa, por parte da aluna. Seguidamente, a professora clica no diapositivoseguinte onde a aluna ouve os aplausos pela resposta certa e a professora diz comentusiasmo para a aluna: “Boa! Muito Bem! Acertaste! Parabéns”! A professora repeteem voz bem alta – “a banana é amarela”. O jogo processa-se deste modo com cada frutoque é apresentado no Power Point.
  • 7. Decidimos colocar no Power Point as respostas certas, a fim de dar reforçopositivo constante à aluna e através do elogio manter a sua atenção até ao final do jogo. No final da aula, a L. conseguiu aprender as três cores e também os frutos queaparecem no jogo e que estão associados às cores acima mencionadas. Por aquilo que observarmos, os objectivos da aula foram plenamente atingidos,porque a L. conseguiu aprender as cores e é capaz de as reconhecer em situaçõesdiversas.
  • 8. 5 – Conclusão. À primeira vista parece que o objectivo definido para esta aula é poucoambicioso, visto que se trata de uma menina que já tem 11 anos e ainda não conhece ascores. No entanto esta aluna tem uma deficiência mental profunda associada a défice deatenção. Aprende com muita dificuldade e como já foi referida anteriormente tem umaidade mental correspondente à faixa etária dos quatro anos. Por este motivo introduzimos apenas três cores: o azul, o amarelo e o verde edeixamos propositadamente a aprendizagem das outras cores para outra aula. Optamospelos Power Points porque são apelativos, têm imagens atractivas associadas a diversossons. Utilizamos esta metodologia para motivar a L., despertando a sua atenção paraestímulos visuais e sonoros a fim de estimular o seu cérebro, aumentar a sua capacidadede atenção / memorização e fomentar o seu espírito de observação / imitação. Pensamos que a metodologia utilizada foi a mais adequada para esta aluna,porque os objectivos e conteúdos programáticos que pretendíamos explorar foramatingidos.