Power Point Acidente De Trabalho Rui

  • 2,268 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
2,268
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
20
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Q
    U
    E
    I
    M
    A
    D
    U
    R
    A
    S
    Acidente de Trabalho
  • 2. Queimaduras; defenição!
    Queimaduras são lesões da pele, provocadas pelo calor, radiação, produtos químicos ou certos animais e vegetais, que causam dores fortes e podem levar a infecções.
  • 3. Descrição do Acidente
    António trabalhava num restaurante onde era responsável por preparação de saladas e, como todo funcionário que trabalha em cozinha, também se ocupa com a limpeza do local de trabalho no fim do expediente.
    Para limpar uma prateleira, António subiu por um dos balcões e apoiou o seu pé num barril de óleo quente usado para fritar batatas. O trabalhador pensou que a tampa do barril estava fechada, como a princípio deveria, mas a tampa abriu-se devido ao excesso de peso em cima do barril. O pé de António escorregou e mergulhou no óleo quente. A temperatura do óleo estava tão alta que abriu um “buraco” na sola do sapato de António. No momento da angústia, o supervisor socorreu-o “mandado” água gelada para o pé queimado. Sem aguentar a dor, António foi levado para o hospital, com queimaduras de primeiro e segundo graus. Hoje, depois de 5 meses, António ainda tem dificuldades para caminhar e, precisará passar por sessões de fisioterapia. Tavez tu, aches que se trata de uma excepção à regra. No entanto, acidentes com maior ou menor gravidade acontecem diariamente com quem trabalha na restauração. Queimaduras, cortes e quedas, por exemplo, são factos que os trabalhadores desta área acreditam fazer parte da profissão. Compara estes tipos de acidentes com o que sofremos quando estamos a cozinhar em nossa casa e imagina naquele preciso momento acontecer algo inesperado. 
  • 4. EPI (EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL)
    São quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança, durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a actividade.
    No possível acidente de trabalho que “inventei”, o EPI não resultadia de nada por muito boas que fossem as botas, o oléo em altas temperaturas acabaria for danificar as botas, portanto neste casso o EPI não resultaria de nada. Mas a sinalização, sim poderia ajudar a não cometer o erro…
  • 5. D
    E
    S
    E
    G
    U
    R
    A
    N
    Ç
    A
    Sinsl ização
  • 6. Prevenção do acidente
    O António podia ter prevenido o acidente de trabalho, previsto a situação, para limpar em segurança a prateleira devia-se colocar de cima de um escadote ou algo apropriado e, não em cima do balcão, apoiar-se num barril “frágil” e aaltas temperaturas.
  • 7. Videos
    http://www.youtube.com/watch?v=ixZpMRXsaZw&feature=related
    (Recomendo que o vídeo não seja visionado por pessoas susceptíveis.