Violência Escolar / Bullying
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Violência Escolar / Bullying

on

  • 10,000 views

 

Statistics

Views

Total Views
10,000
Views on SlideShare
9,674
Embed Views
326

Actions

Likes
0
Downloads
55
Comments
0

6 Embeds 326

http://5b-areaprojecto.blogspot.com 210
http://www.slideshare.net 41
http://5b-areaprojecto.blogspot.com.br 37
http://5b-areaprojecto.blogspot.pt 35
http://www.5b-areaprojecto.blogspot.pt 2
https://twitter.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Violência Escolar / Bullying Violência Escolar / Bullying Presentation Transcript

  •  
  • Fizemos 4 entrevistas: A uma Funcionária; À Dr.ª Psicóloga Lara; À Directora de Turma do 5ºB; & À Subdirectora do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo
  • Entrevistas
  • Funcionária
  • Já ouviu falar em Bullying? Para si o que significa o Bullying? Sim, significa violência e agressividade entre alunos no meio escolar. É frequente haver casos de Bullying na nossa escola? Com frequência na nossa escola não. Na nossa escola existe discriminação dos alunos mais velhos em relação aos mais novos? Penso que não.
  • Que papel poderão desempenhar os funcionários na prevenção ou apaziguamento desta situação na comunidade escolar? O papel do funcionário é infelizmente caso esteja presente é encaminhar a situação ao professor para que este possa agir de imediato. Acha que a nossa escola possui recursos humanos capazes de contrariar este problema? Sim, tendo eles o conhecimento das situações. No seu trabalho de funcionária já teve de lidar com algum caso de Bullying? Sim, mas o caso foi resolvido entre professor e encarregados de edução dos alunos.
  • Dr.ª Psicóloga Lara
  • No seu trabalho de psicóloga, já teve de lidar com algum caso de Bullying? Sim, várias vezes em várias escolas. No seu entender quais são as principais causas do Bullying nas escolas? Existir uma grande taxa de crianças com comportamentos disruptivos, vindos de problemas de ansiedade auto-estima, de pressão e falta de regras e limites no meio familiar.
  • Qual é o trabalho que um Psicólogo desempenha na escola para ajudar a ultrapassar este fenómeno? Sensibilizar e prevenir. E os pais? Em que medida os pais podem intervir na prevenção/ resolução para esta situação? Os pais são a base fundamental para a prevenção desta situação. É no núcleo familiar que se aprende os modelos comportamentais. Deveram estar presentes na vida dos filhos, e impondo regras e limites com amor. Acha que os casos de Bullying deveriam ser divulgados? Sempre e deveriam ser punidos.
  • D.T do 5ºB
  • Para a senhora Professora o que é o Bullying? É a violência física e ou psicológica que se faz de forma repetida sobre alguém ou grupo, geralmente mais fraco que o agressor. Nas suas direcções de Turma, teve conhecimento de ter havido algum caso de Bullying? Houve um caso que surgiu de um aluno que era violentado pelos familiares e, na escola, tentava fazer aos outros o que lhe faziam a ele.
  • Se sim, teve de interferir o órgão de gestão da escola? Sim, o órgão de gestão interferiu, o aluno foi suspenso da escola durante uma semana. Durante este ano lectivo já teve de lidar com algum caso de Bullying? Houve alguns casos de violência, mas esporádicos. No seu entender como será possível evitarem-se situações de violência na escola? A violência (a atitude) vem muitas vezes já do crescimento do aluno que foi feito com base na visualização de filmes violentos, sem que os pais, regulassem essa situação. Na escola, será o local ideal para ver e comentar filmes que ajudem o aluno a crescer com valores positivos (a verdade, a paz o amor, a rectidão).
  • Sub- Directora do Agr. Escolas Penalva do Castelo
  • Já tomou conhecimento de algum caso de violência na escola, durante no seu mandato? Sim. Se sim, que procedimentos toma a escola quando há casos de violência entre alunos? Depende do grau de violência, se é muito grave, faz-se um conselho de turma disciplinar, se não é muito grave passa por uma representál oral ou escrito ao aluno. Qual o tipo de violência mais frequente na nossa escola? Violência verbal. Quais os locais onde ocorrem mais? Nos recreios. As vítimas de agressão foram maioritariamente do sexo Masculino ou Feminino? Masculino.
  • Os agressores foram maioritariamente do sexo Masculino ou Feminino? Masculino. Quais as medidas adoptadas em caso de violência? Repreensão; aplica ç ão de pena ligeira ( servi ç o atribu í do ao aluno, como: ajudar os auxiliares de ac ç ão educativa; ler durante os intervalos na Biblioteca … ) A nossa escola tem estrat é gias de preven ç ão para evitar a violência no meio escolar? Sim, forma ç ão de toda a comunidade educativa; as aulas de Forma ç ão C í vica, tamb é m para alertar os alunos desta tem á tica. Existe algum programa de interven ç ão conjunta com a Escola Segura? Em que consiste? Sim, colabora ç ão estreita com a for ç a de seguran ç a no sentido de sensibilizar para o acto de violência e preveni-la. No decurso do seu mandato considera que os casos de violência e agressividade na escola aumentaram, diminu í ram ou mantiveram-se? Mantiveram-se.
  • Conclusão Nunca pensamos que o Bullying fosse tão conhecido na nossa Escola, e também nunca pensamos que fosse praticado na nossa escola.
  •  
  •