Aula04

894 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
894
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
583
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula04

  1. 1. 1ESTUDO DE NOVASMÍDIAS DIGITAIS- AULA 04 -VISÃO DE UM NOVO CENÁRIO
  2. 2. VISÃO DE UM NOVO2 CENÁRIO  Os meios de comunicação provocaram mudanças no âmbito da comunicação organizacional.  Os consumidores passam a ter mais acesso aos meios de produção e distribuição da informação.  A comunicação dentro das empresas teve que se adaptar para atender as características e expectativas deste novo consumidor.  Estreitou-se a relação da empresa e os seus clientes.
  3. 3. SOCIEDADE EM REDE3  Transformação da “cultura material” pelos novos paradigmas tecnológicos que se organizam em torno da tecnologia da informação.  Na linguagem digital a informação é gerada, armazenada, recuperada, processada e transmitida.  Revolução da tecnologia da informação, processamento e comunicação.
  4. 4. SOCIEDADE EM REDE (cont.)4  O que caracteriza a revolução atual é a aplicação do conhecimento e o processamento/comunicação da informação.  Ciclo de realimentação cumulativo entre inovação e seu uso.  O uso das tecnologias para a transmissão da informação passou por 2 momentos: a) aprender usando b) aprender fazendo
  5. 5. SOCIEDADE EM REDE (cont.)5  É o mundo todo interconectado, utilizando a tecnologia da informação para difundir e modificar a forma de comunicação de todos os envolvidos.  Acessibilidade da informação de uma forma igualitária, tendo um salto qualitativo nunca visto em outros meios de comunicação.
  6. 6. EMERGÊNCIA DA6 INTERATIVIDADE  Sistema clássico da comunicação: EMISSÃO – MENSAGEM – RECEPÇÃO (via de uniteralidade)  Hoje, séc. XX, a comunicação centrada na TRANSMISSÃO e na DISTRIBUIÇÃO.  Receptor – mudando seu papel na participação-intervenção  Emissor – muda a natureza como emite a mensagem.
  7. 7. EMERGÊNCIA DA7 INTERATIVIDADE  Envolve mudanças nas estratégias das empresas e funcionamento da mídia de massa. EMISSOR ANTIGAMENTE EMISSOR ATUAL Mensagens fechadas As mensagens são transmitidas com um leque de possibilidades, dando o mesmo valor de importância RECEPTOR ANTIGAMENTE RECEPTOR ATUAL Posição passiva As mensagens só tem significado sob a sua intervenção. Ele se torna o criador.
  8. 8. EMERGÊNCIA DA8 INTERATIVIDADE  Na ótica da interatividade, a comunicação da informação possui as seguintes características: a) caráter múltiplo b) complexo c) sensorial d) participativo do receptor (informação manipulável com intervenção permanente dos dados)
  9. 9. EMERGÊNCIA DA9 INTERATIVIDADE  A informação deve dispor de flexibilidade e de disposições para a intervenção do usuário.  Uso de instrumentos que possam estabelecer relacionamento entre a empresa e o cliente.  As informação devem ser tratadas que possam estimular a participação do receptor.
  10. 10. CONSUMO DE INFORMAÇÃO-10 MUNDO
  11. 11. CONSUMO DE INFORMAÇÃO-11 BRASIL
  12. 12. Obrigado!12 Prof. Sergio Xavier  E-mail: sergiosx@gmail.com  Facebook: profsergioxavier  Blog: www.profsergioxavier.wordpress.com

×