• Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
739
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
12
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. 1ESTUDO DE NOVASMÍDIAS DIGITAIS- AULA 04 -VISÃO DE UM NOVO CENÁRIO
  • 2. VISÃO DE UM NOVO2 CENÁRIO  Os meios de comunicação provocaram mudanças no âmbito da comunicação organizacional.  Os consumidores passam a ter mais acesso aos meios de produção e distribuição da informação.  A comunicação dentro das empresas teve que se adaptar para atender as características e expectativas deste novo consumidor.  Estreitou-se a relação da empresa e os seus clientes.
  • 3. SOCIEDADE EM REDE3  Transformação da “cultura material” pelos novos paradigmas tecnológicos que se organizam em torno da tecnologia da informação.  Na linguagem digital a informação é gerada, armazenada, recuperada, processada e transmitida.  Revolução da tecnologia da informação, processamento e comunicação.
  • 4. SOCIEDADE EM REDE (cont.)4  O que caracteriza a revolução atual é a aplicação do conhecimento e o processamento/comunicação da informação.  Ciclo de realimentação cumulativo entre inovação e seu uso.  O uso das tecnologias para a transmissão da informação passou por 2 momentos: a) aprender usando b) aprender fazendo
  • 5. SOCIEDADE EM REDE (cont.)5  É o mundo todo interconectado, utilizando a tecnologia da informação para difundir e modificar a forma de comunicação de todos os envolvidos.  Acessibilidade da informação de uma forma igualitária, tendo um salto qualitativo nunca visto em outros meios de comunicação.
  • 6. EMERGÊNCIA DA6 INTERATIVIDADE  Sistema clássico da comunicação: EMISSÃO – MENSAGEM – RECEPÇÃO (via de uniteralidade)  Hoje, séc. XX, a comunicação centrada na TRANSMISSÃO e na DISTRIBUIÇÃO.  Receptor – mudando seu papel na participação-intervenção  Emissor – muda a natureza como emite a mensagem.
  • 7. EMERGÊNCIA DA7 INTERATIVIDADE  Envolve mudanças nas estratégias das empresas e funcionamento da mídia de massa. EMISSOR ANTIGAMENTE EMISSOR ATUAL Mensagens fechadas As mensagens são transmitidas com um leque de possibilidades, dando o mesmo valor de importância RECEPTOR ANTIGAMENTE RECEPTOR ATUAL Posição passiva As mensagens só tem significado sob a sua intervenção. Ele se torna o criador.
  • 8. EMERGÊNCIA DA8 INTERATIVIDADE  Na ótica da interatividade, a comunicação da informação possui as seguintes características: a) caráter múltiplo b) complexo c) sensorial d) participativo do receptor (informação manipulável com intervenção permanente dos dados)
  • 9. EMERGÊNCIA DA9 INTERATIVIDADE  A informação deve dispor de flexibilidade e de disposições para a intervenção do usuário.  Uso de instrumentos que possam estabelecer relacionamento entre a empresa e o cliente.  As informação devem ser tratadas que possam estimular a participação do receptor.
  • 10. CONSUMO DE INFORMAÇÃO-10 MUNDO
  • 11. CONSUMO DE INFORMAÇÃO-11 BRASIL
  • 12. Obrigado!12 Prof. Sergio Xavier  E-mail: sergiosx@gmail.com  Facebook: profsergioxavier  Blog: www.profsergioxavier.wordpress.com