Your SlideShare is downloading. ×
Aula03 prod grafica
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Aula03 prod grafica

1,845
views

Published on

Published in: Education

3 Comments
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
1,845
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
143
Comments
3
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 1PROCESSO E PRODUÇÃOGRÁFICA – AULA 03 - UNIDADE II-PAPELFormatos de papel / Cortes especiais eacabamentos
  • 2. PAPEL2  Material constituído de uma pasta de fibras de celulose, cargas minerais e outros produtos, cujas propriedades são adaptadas para atender aos requisitos do processo de impressão, do produto e das condições de uso do produto impresso.
  • 3. CARACTERÍSTICAS DO PAPEL3  LISURA Valor que expressa o nivelamento superficial de um papel de impressão  ALVURA Percepção subjetiva da intensidade de uma sensação luminosa, variando de luminoso e brilhante até escuro.
  • 4. CARACTERÍSTICAS DO PAPEL4  COR Como as tintas off-set contém transparência, a cor pode sofrer alteração de acordo com o papel utilizado. Recomenda-se: Para policromias – papéis com grau de alvura Para impressão de livros – papéis levemente amarelados e com alto grau de opacidade, evitando o cansaço visual e a transparência de texto.
  • 5. CARACTERÍSTICAS DO PAPEL5  TEXTURA Envolve o aspecto da superfície do papel (lisos, texturados, telados, calandrados) e também quanto a sua rigidez.  Observação: Cada tipo de impresso pode necessitar de uma textura diferente. A sua criatividade determinará o melhor tipo de papel.
  • 6. CARACTERÍSTICAS DO PAPEL6  GRAMATURA Expressa geralmente em g/m², é o peso em gramas de uma folha de produto de área igual a 1 m². A gramatura influencia as demais propriedades do produto como espessura, opacidade e desempenho nas impressoras em equipamentos de conversão e no uso final. Exemplos:  75g/m2 - 90g/m2 – 120g/m2 - 180g/m2 - 240g/m2
  • 7. CARACTERÍSTICAS DO PAPEL7  ACABAMENTO - Revestidos ou não; - Brilhante ou Fosco (matte); - Coloridos ou Brancos; - Em Folhas ou em Bobinas (LWC e calandrado); - Reciclados ou Industrializados; - Adesivos (brilho ou fosco).
  • 8. CARACTERÍSTICAS DO PAPEL8  FORMATOS
  • 9. CARACTERÍSTICAS DO PAPEL9  FORMATOS
  • 10. CARACTERÍSTICAS DO PAPEL10  FORMATOS PADRÃO NOS EUA e CANADÁ
  • 11. CARACTERÍSTICAS DO PAPEL11  PRINCIPAIS FORMATOS DE PAPÉIS FORNECIDOS PELAS FÁBRICAS:  Papel Offset, Couchê e Color Plus: 66x 88cm / 66 x 96 / 76 x 112 / 89 x 117  Papel Duplex e Triplex (cartões): 66 x 96cm / 77 x 113
  • 12. TAMANHOS DE CORTE DE PAPEL12 66x96cm 1folha 48x66cm 2 folhas 32x66cm 3 folhas 33x48cm 4 folhas 32x34cm 5 folhas 32x33cm 6 folhas 22x48cm 6 folhas 24x33cm 8 folhas 22x33cm 9 folhas
  • 13. SENTIDO DA FIBRA DO PAPEL13 Sentido da fibra Sentido da fibra Se da a f ibr nt id Sentido da fibra o O papel dobra mais facilmente no O rasgo do papel é mais reto no sentido da fibra do que contra ele sentido da fibra do que contra ele
  • 14. TIPOS DE PAPELPapel Offset – papel de impressão, com ou sem revestimento,fabricado com pasta química branqueada, conteúdo de cargamineral entre 10% e 15%, boa colagem interna e superficial,produzido nas gramaturas de 60 g/m a 150 g/m com requisitosespecíficos para o processo offset.Papel Apergaminhado – papel de escrever, opaco, alisado porigual em ambas as faces na própria máquina de fabricar papel.Utilizado para imprimir cadernos, envelopes e almaços.Papel Alta Alvura – papel offset “top” de categoria, com altalisura, brancura e opacidade. Produzindo através do processo “softcalender on-machine”, oferece a melhor qualidade de impressão edefinições de imagens.
  • 15. TIPOS DE PAPELPolen Rústic – papel com um toque rústico e artesanal. OFF-SET/Policromia.É usado em papel para miolo, guarda livros e livros de arte.Polen Bold – é um offset de tonalidade diferenciada, excelenteopacidade e maior espessura. Sua tonalidade reflete menos aluz, permitindo uma leitura mais agradável.Polen Soft – papel com tonalidade natural, ideal para umaleitura mais prolongada e agradável. Suas aplicações são emlivros instrumentais, ensaios e obras gerais.
  • 16. TIPOS DE PAPELPapel Cuchê (couché) – papel convertido a partir de papel-base,revestido de um ou de ambos os lados com cargas mineraisaglutinadas com ligantes, podendo receber acabamento brilhante emsupercalandra, texturizado (gofrado) ou mate. É empregado nareprodução de trabalhos de elevada qualidade (rótulos, revistas,impressos comerciais, encartes etc.) por processos de impressão offsetplana ou rotativa. Produzido nas gramaturas de 70 g/m a 300 g/m.Papel Mate – [1] tipo de papel de capa, com acabamento sembrilho, usado para montar fotografias, imprimir capas de panfletosetc. [2] – papel fotográfico ou papel de impressão revestido e sembrilho, geralmente utilizado em trabalhos de elevado padrão dequalidade onde se deseja realçar as imagens impressas.
  • 17. TIPOS DE PAPELPapel Monolúcido – papel fabricado com pasta químicabranqueada (monolúcido de 1ª), podendo conter pasta mecânica eaparas de 1ª (monolúcido de 2ª), cerca de 10% de cinzas, com boacolagem interna e brilho num dos lados produzido por cilindromonolúcido na própria máquina fabricante, produzido nasgramaturas de 60 g/m a 90 g/m para impressão de sacolas,papéis fantasia, rótulos, etiquetas e laminados.Couchê L1 – papel com revestimento Couchê brilhante em um lado.Policromia. Suas aplicações são sobre capas, folhetos e encartes.Couchê L2 – papel com revestimento Couchê Brilhante nos doislados. Policromia. Suas aplicações são em livros, revistas, catálogos eencartes.
  • 18. TIPOS DE PAPELCartão Duplex – cartão composto de duas camadas diferentesem cor ou composição. Sendo a camada superior composta decelulose branqueada, e a camada inferior composta de celulosenão branqueada. Muito usado para embalagens.Cartão Triplex – cartão fabricado a partir de celulose química,formado e compactado em máquina, em três ou mais camadas,apresentando as mesmas características do cartão duplex,produzido nas gramaturas de 250 g/m a 500 g/m. O papel Duodesign é o nome comercial para um triplex de alta qualidade.Cartolina – papel de impressão de gramatura elevada, rígido,usualmente com espessura igual ou superior a 0,15 mm. CartãoBristol é um nome comercial para cartolina.
  • 19. TIPOS DE PAPELPapel-Bíblia – papel muito fino, de baixa gramatura, branco, opacoe resistente, permanente e durávelproduzido nas gramaturas de 35g/m a 50 g/m, utilizado para imprimir bíblias, missais, dicionários,enciclopédias e obras volumosas em geral.Papel de Segurança – papel tratado com produtos químicosespeciais que facilitam a identificação de falsificações ou dequalquer adulteração em cheques e em outros documentos legais, taiscomo: cupons, letras, tíquetes, selos, passes etc.Auto-Adesivo – papel recoberto num dos lados com uma película deadesivo que proporciona uma colagem instantânea ao ser aplicadosobre uma superfície, geralmente utilizado para imprimir rótulos,etiquetas, figurinhas etc.
  • 20. TIPOS DE PAPELPapel Linho – tipo de papel cujo acabamento lembra o tecido delinho.Papel Vergê – suporte que exibe marcas de tela ou de correntequando observado através da luz. Termos alternativos: papelavergoado; papel estriado. Tipo de papel de escrever fabricado compasta química ou fibras de algodão, caracterizado por apresentarmarcas dágua vergê, utilizado para correspondência.Casca de Ovo – papel revestido que apresenta uma texturarelativamente áspera, imitando a casca do ovo, obtida por gofragem.
  • 21. TIPOS DE PAPELAcabamento-Linho – tipo de acabamento que se dá ao papel,estampando-o com um padrão imitando a textura do tecido delinho, originalmente produzido por prensagem contra um tecidode linho, hoje realizado por gofragem.Acabamento Vergê – tipo de acabamento que se dá ao papelcuja textura é constituída de linhas paralelas uniformementeespaçadas, visíveis contra a luz.Acabamento Gofrado – tipo de acabamento de papelcaracterizado por apresentar alto ou baixo relevo, a fim deimitar madeira, couro, tecido ou outra textura, produzido porgofragem.
  • 22. TIPOS DE PAPELColor Plus – apresenta colorido namassa, boa lisura para impressão, semdupla face, resistência das cores à luz,estabilidade dimensional, controlecolorimétrico e continuidade das cores.Suas aplicações são em trabalhospublicitários, papel para carta,envelopes, convites, catálogos, blocos,capas, folhetos, cartões de visita, mala-direta, formulários contínuos.
  • 23. TIPOS DE PAPELBobina – papel ou cartão produzido em tira contínua, enroladauniformemente em torno de um eixo ou de um tubo de papelão,numa rebobinadeira, tendo como principais características odiâmetro externo, a largura (formato) e o diâmetro interno docanudo (tubete). Rolo de qualquer suporte que passacontinuamente através de uma impressora rotativa, de umequipamento de conversão ou de uma máquina de acabamento.
  • 24. TIPOS DE PAPELPapel Termográfico (ou térmico) – suporte no qual umaimagem é formada como resultado de uma reação químicairreversível, que ocorre por ação do calor, como ocorre narecepção de fax. Suporte no qual uma imagem é formadacomo resultado de mudanças físicas que ocorrem numa finacamada do revestimento. Termo alternativo: papeltermocopiativo.Papel Autocopiativo – papel revestido num dos lados com doisprodutos químicos, um doador e um receptor, sendo que ascápsulas do doador rompem-se por impacto e reagem com oreceptor produzindo uma imagem; este papel é utilizado paracópias.
  • 25. TIPOS DE PAPELPapel Reciclado – papel fabricado a partir de polpa de papelusado, desentintado e branqueado, ou a partir de aparas deimpressão ou de conversão.Papel Kraft – papel muito resistente, em geral de cor pardo-escuro.É usado para embrulho, sacos e sacolas. Kraft Ouro é um papelparecido com kraft de cor amarelada muito usado para fazerenvelopes.Papel Jornal – produto à base de pasta mecânica de altorendimento, com opacidade e alvura adequadas. A superfície pode,ainda, variar de ásperas, alisada e acetinada. Suas aplicações sãoem tiragens de jornais, folhetos, livros, revistas, material promocional,blocos e talões em geral. Com 45 g/m a 56 g/m.
  • 26. TIPOS DE PAPELPapel Corrugado (papel ondulado)
  • 27. CUIDADOS COM O PAPELAmbientação de Papel – quando o papel apresenta umidaderelativa menor do que a do ar da sala de impressão, ocorreabsorção de umidade do ambiente nas laterais das resmas ou dasbobinas até o estado de equilíbrio; quando a temperatura do papelé menor do que a temperatura ambiente, ocorre condensação deumidade nas bordas das resmas e bobinas; nas duas situações, opapel torna-se mais úmido nas laterais do que no centro das resmasou bobinas, desenvolvendo ondulações que podem ocasionar fora-de-registro e rugas durante a impressão.Manuseio de Papel – conjunto de operações que envolvem otransporte, a armazenagem e a manipulação do papel durante osprocessos de ambientação, refilo, impressão e acabamento.
  • 28. 28  PROF. SERGIO XAVIER E-mail: sergiosx@gmail.com BLOG: www.profsergioxavier.wordpress.com