Aula01 midia digital

1,893
-1

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,893
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
138
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula01 midia digital

  1. 1. 1PROJETO EXPERIMENTALEM PUBLICIDADEMÍDIA DIGITAL – AULA 01 - UNIDADE I -MÍDIA DIGITAL: SURGIMENTO,EVOLUÇÃO E CONTEXTO ATUALBreve Histórico da Internet e os paradigmas futuristas
  2. 2. AGENDA2  Breve Histórico da Internet  Paradigmas futuristas da Internet
  3. 3. 3 BREVE HISTÓRICO DA INTERNET
  4. 4. FASES DA INTERNET4  Arpa Net (a rede criada para fins militares)  Internet do Computador ou Telefone (quando tinhamos que escolher entre usar o telefone ou pagar para navegar na internet  Internet em Banda Larga (as pessoas passam a ter acesso ilimitado à internet)
  5. 5. FASES DA INTERNET5  Internet da Nuvem (os arquivos não se encontram mais no computador, estão na “nuvem” de forma descentralizada)  Internet em Banda Larga (as pessoas passam a ter acesso ilimitado à internet)
  6. 6. FASES DA INTERNET6  Internet dos Aplicativos (todos os serviços começam a se transformar em aplicativos)  Internet das coisas (os objetos eletrônicos tem a sua própria rede e se comunicam entre si. Ex: a geladeira avisa quando o leite está acabando)
  7. 7. SURGIMENTO DA INTERNET7  A rede mundial de computadores surgiu em plena Guerra Fria, conhecida como ARPA NET.  Criada com objetivos militares, sendo vista como um das formas de força armada norte-americana em caso de ataque inimigo caso destruísse as comunicações tradicionais.
  8. 8. SURGIMENTO DA INTERNET8  1970 e 1980 – utilizada também como importante meio de comunicação acadêmico.  Estudantes e professores, principalmente dos EUA, trocavam mensagens e idéias.
  9. 9. DESENVOLVIMENTO DA INTERNET9  1990 – O inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web  Possibilitou a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos.  Considerada a maior criação tecnológica despois da TV.
  10. 10. DESENVOLVIMENTO DA INTERNET10  1990 – Surgimento de vários navegadores (browsers) NETSCAPE INTERNET EXPLORER
  11. 11. DESENVOLVIMENTO DA INTERNET11  Pesquisar / bater papo / Buscar emprego / Fazer comércio on-line
  12. 12. FEBRE DAS REDES SOCIAIS12  2006 – Começa uma nova era da Internet com o avanço das redes sociais.
  13. 13. SITE DE COMPRA COLETIVA13  2010 – Lançamento de sites de compra coletiva, onde fazem intermediação entre consumidores e empresa.  O usuário compra cupons com até 50% de desconto.
  14. 14. 14 PARADIGMAS FUTURISTAS
  15. 15. WEB 1.015  Surgimento da www  Páginas estáticas  Poucos responsáveis por conteúdo  Aparecimento dos portais (AOL, UOL, etc)  Uso da linguagem HTML
  16. 16. WEB 2.016  Surgimento das redes sociais  Troca de informações  Sites colaborativos  Participação efetiva do internauta  Serviços virtuais (comércio on-line)
  17. 17. WEB 3.0 (=Web Semântica)17  Dados manipulados na própria web (Ex. google docs)  Conteúdos organizados de forma semântica  Sites e aplicações inteligentes  Publicidade baseada na pesquisa e comportamento.  “Também chamada de Web Inteligente”
  18. 18. WEB 1.0 x WEB 2.0 X WEB 3.018
  19. 19. Paradigmasdo Futuro/Presente da Web HTML5 – HYPER TEXT MARKUP LANGUAGE (Uso da versão 5.0 para uso em mobiles e IPADs. Rich Media para Mobile – Banner com recursos avançados utilizando jogos / videos, aumentando a publicidade em dispositivos móveis. Facebook apps – Aplicativos no Facebook para alavancar as ofertas e dar mais visibilidade aos anunciantes Uso de QR Codes – Aplicativos semelhante a um código de barras direcionados em outdoors e anúncios.
  20. 20. QR CODE É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos celulares. Após a decodificação passa um trecho de texto ou link de um site.
  21. 21. Glossário – Mídia Digital21  Click Rate Número de vezes em que um anúncio é visto em determinado espaço de tempo  Click through Número de cliques dados no banner.  CPC (Custo por clique) Um modelo de publicidade em que o anunciante paga uma determinada quantia cada vez que seu anúncio for clicado, independente de quantas vezes o anúncio é exibido.
  22. 22. Glossário – Mídia Digital22  CPM Custo por Mil Impressões. É a forma mais utilizada de cobrança de veiculação publicitária na Internet.  Impressão Exibição de um anúncio ou de um link de referência em uma página da web. Unidade referente à exposição a um arquivo na web.
  23. 23. Glossário – Mídia Digital23  Link patrocinado é um anúncio publicitário em formato de texto com título, descrição do produto/serviço e o site.  Page views é um parâmetro utilizado pelos servidores web para medir a visibilidade de um site ou grupo de arquivos ou parte de um portal na internet.
  24. 24. Glossário – Mídia Digital24  POADCAST É um arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 publicado na internet.  Rich Media Refere-se ao conteúdo do site que contém componentes de multimídia como áudio, vídeo ou efeitos especiais usando o Flash
  25. 25. Glossário – Mídia Digital25  RSS (Rich Site Summary) É um método de filtrar notícias ou conteúdos de outros sites que estão disponíveis em um editor on-line para “alimentar” usuários de internet.  Wiki é um programa de servidor que permite usuários colaborarem na formação do conteúdo do site. Com um wiki, qualquer usuário pode editar o conteúdo do site, inclusive com contribuições de outros usuários.
  26. 26. OBRIGADO!26  PROF. SERGIO XAVIER E-mail: sergiosx@gmail.com Blog: www.profsergioxavier.wordpress.com

×