Aula01 - Estudo de Novas Mídias Digitais

827 views
748 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
827
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula01 - Estudo de Novas Mídias Digitais

  1. 1. ESTUDO DE NOVASMÍDIAS DIGITAIS- AULA 01 -APRESENTAÇÃO
  2. 2. O QUE É MÍDIA DIGITAL? É conjunto de meios de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição de informação na forma escrita, sonora ou visual.MÍDIA = MEIO de comunicaçãoMÍDIA DIGITAL = emissão descentralizada emformato tecnológico
  3. 3. PIERRE LEVY, 2011 “A mídia digital do século XXI é caracterizada por uma possibilidade de EXPRESSÃO PÚBLICA, de INTERCONEXÃO sem fronteiras e de acesso à INFORMAÇÃO sem precedentes na história humana.”
  4. 4. EXEMPLOS DE MÍDIASDIGITAIS A INTERNET O CELULAR TV DIGITAL VíDEO DIGITAL
  5. 5. GLOSSÁRIO MIDIA DIGITAL BANNER – Tipo de publicidade mais tradicional e popular na internet. Pode ser estático ou dinâmico e leva o consumidor ao site do anunciante. BROWSER – Também chamado de navegador. É o programa para navegar na internet, possibilitando a visualização de textos, imagens, gráficos e sons. CROSS-MEDIA – É a convergência para difundir uma mensagem através de várias plataformas digitais.
  6. 6. GLOSSÁRIO MIDIA DIGITAL(cont.) DOWNLOAD – Processo para baixar ou transferir arquivos de um computador pessoal através da internet. HTML – Linguagem de marcação de texto que significa HYPER TEXT MARKUP LANGUAGE. É utilizada para produzir páginas na web. RICH MIDIA – Toda a publicidade na internet que é enriquecida com recursos de multimidia, permitindo maior interação com o usuário.
  7. 7. GLOSSÁRIO MIDIA DIGITAL STREAMING – Dados e arquivos distribuídos dinamicamente enquanto acontece o download de arquivo. TAG – É um comando inserido no texto de um arquivo que descreve a estrutura lógica dentro de um HTML. E no wordpress corresponde a palavras-chave para facilitar o buscador. URL – É o endereço de um site. É dividido em quatro partes: protocolo, domínio, caminho e o nome do arquivo.
  8. 8. COMUNICAÇÃO INTERATIVA “Fale-me e eu esquecerei Mostre-me e eu lembrarei Envolva-me e eu entenderei” (provérbio chinês)
  9. 9. COMUNICAÇÃOINTERATIVA(cont.) É a interação entre meio publicitário e o usuário através da internet A comunicação interativa envolve 3 pontos: 1)Relacionamento 2) Interatividade 3) Não-linearidade Exemplo: Redes sociais (são capazes de difundir informação através das conexões existentes)
  10. 10. JORNALISTA X MÍDIASDIGITAIS O jornalista ao utilizar as mídias digitais, apresenta um jornalismo com as seguintes características: 1) instanteneidade 2) interatividade 3) Perenidade (capacidade dearmazenamento da informação) 4) Multimediação 5) Hipertextualidade 6) Customização de conteúdo
  11. 11. JORNALISTA X MÍDIASDIGITAIS INSTANTANEIDADE Capacidade de transmitir a informação de forma instantânea, com uma rapidez semelhante ao rádio. INTERATIVIDADE Quando a comunicação mediada por tecnologia, ou seja, por um telefone, e-mail ou até mesmo uma carta escrita por uma caneta.
  12. 12. JORNALISTA X MÍDIASDIGITAIS(cont.) PERENIDADE O arquivo jornalístico online pode ser guardado indefinitivamente. MULTIMEDIAÇÃO Utilização de várias mídias, ou seja, texto, áudio, imagem estática ou movimento.
  13. 13. JORNALISTA X MÍDIASDIGITAIS(cont.) HIPERTEXTUALIDADE É a simples ligação de um documento a outro. Apresentando uma navegação entre os textos. CUSTOMIZAÇÃO DE CONTEÚDO É a personalização de conteúdo que pode ser feito de acordo com a necessidade do usuário. Ex: GOOGLE NEWS.
  14. 14. CURIOSIDADES: TENDÊNCIAS EAPLICAÇÕES DAS MIDIASDIGITAIS HTML5 – HYPER TEXT MARKUP LANGUAGE (Uso da versão 5.0 para uso em mobiles e IPADs. Rich Media para Mobile – Banner com recursos avançados utilizando jogos / videos, aumentando a publicidade em dispositivos móveis. Facebook apps – Aplicativos no Facebook para alavancar as ofertas e dar mais visibilidade dos anunciantes Uso de QR Codes – Aplicativos semelhante a um código de barras direcionados em outdoors e anúncios.

×