Lição biblica   os apóstolos de cristo - filipe,bartolomeu...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Lição biblica os apóstolos de cristo - filipe,bartolomeu...

on

  • 4,365 views

Estudo bíblico sobre os apóstlos de cristo

Estudo bíblico sobre os apóstlos de cristo

Statistics

Views

Total Views
4,365
Views on SlideShare
4,365
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
16
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Lição biblica   os apóstolos de cristo - filipe,bartolomeu... Lição biblica os apóstolos de cristo - filipe,bartolomeu... Presentation Transcript

    • Ebd - manhã Aula do dia 07/04 – Classe Adultos/Jovens Apóstolo filipe Apóstolo bartolomeu Apóstolo mateus Apóstolo tiago, o menor Gincana dos Talentos Sua participação na EBD vale Drácmas e Talentos Pb. Sergio Roberto http://ebdplenitudedafe.blogspot.com/
    • Texto básico Texto devocional Lucas 6.12-16 Gl 1.1; 1Co 15.8Versículo-chave“Mateus 10:2-4: “Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, porsobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu”.ObjetivoConhecer um poucos mais a respeito das características, devoção e morte dosApóstolos de Jesus Cristo. Entender que eram pessoas como nós, com muitasvirtudes e também falhas.Geralmente os biógrafos preferem falar dos pontos positivos de seus personagens,mas os autores bíblicos, inspirados por Deus, apresentam seus personagensexatamente como eram, para que aprendamos lições com seus sucessos e fracassos.
    • FILIPE – O ApóstoloCuriosidades: De acordo com o Evangelho segundo João (1:43), diz-se que Filipe foi chamadopor Jesus para ser seu seguidor e que foi ele quem apresentou Natanael a Cristo. Filipe veio deBetsaida , a cidade de André e seu irmão Pedro e pertencia ao grupo de discípulos queacompanhavam João Batista. Filipe estava presente quando João indicou Jesus como o"Cordeiro de Deus". Cristo chamou Filipe de discípulo no dia seguinte a escolher André ePedro como seus discípulos. Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas todos se referem aFilipe na sua lista usualmente colocando-o no quinto lugar logo após Pedro, André, Tiago eJoão. O evangelho de João oferece mais informação sobre o discípulo Filipe. No episódio dealimentar as multidões (Jo 6:5-7), o desejo de vários Gregos de conhecerem e encontraremJesus (Jo 12:21-23) e a memorável conversa dele com Jesus quando Filipe disse:"Senhor, mostra-nos o Pai e isto será o suficiente para nós" (Jo 14.8-11). Diz a tradição, atravésde Eusébio de Cesaréia, que era casado, tinha duas filhas e teria realizadomuitos milagres, inclusive revivido - não ressuscitado, assim como com Lázaro - um defuntoem Hierápolis.Certa confusão ocorre entre Filipe, o Apostolo e Felipe o Evangelista, mencionado no capitulooitavo dos "Atos dos Apóstolos".Características: Tinha uma agradável personalidade, mas era um discípulo hesitante em forçaro seu ponto de vista ao outros. Poucos detalhes se conhecem das atividades de Filipe após aAscensão do Senhor.Onde atuou: Pregou o Evangelho na em Palestina, Grécia e na Ásia Menor. Morte: Filipe morreu como um mártir (81-96 d.C), sendo crucificado e, a seguir, apedrejado em Hierápolis, na Frígia.
    • BARTOLOMEU - O Apóstolo SonhadorCuriosidades: Ele é chamado de Natanael somente por João, nos evangelhos deMateus, Marcos e Lucas, o nome dele é Bartolomeu, ou seja, filho de Tolomeu. A única vez emque aparece nos evangelhos, é na ocasião de seu chamado. Na lista dos doze apóstolos eleaparece sempre em sexto lugar.Características: Um visionário, cheio de sonhos, um apaixonado cabeça nas nuvens. Umapessoa sem malícia, sem hipocrisia, sem maldades, com seu interior muito lindo, a ponto deouvir de Jesus um dos mais belos elogios proferidos a alguém (Jo 1:47). Quando machucadoou enganado por alguém, guarda suas ideias fixas a respeito da pessoa e até mesmo de todauma cidade, até que seja convencido do contrário (Jo 1:46). Um apaixonado está semprequerendo saber mais, é de um interesse ardente pelo Reino de Deus (Jo 1:48). Não éincrédulo, antes, mostra-se com muita fé ao se render a Jesus quando percebe que está diantedo Profeta-Deus, Natanael abre a boca e exclama palavras lindas dadas a ele pelo EspíritoSanto a respeito do Senhor Jesus (Jo 1:49). Por ser dono de um coração absolutamente crenteem Jesus, ele recebe do Mestre uma profecia de dar água na boca (Jo 1:51).Onde atuou: As fontes da igreja primitiva são muito obscuras quanto ao local escolhido porNatanael para apregoar a Salvação em Jesus.Morte: Presume-se que tenha sido morto a chicotadas, seu corpo teria sido colocado dentrode um saco e atirado ao mar.
    • MATEUS - O Apóstolo que foi resgatadoCuriosidades: O nome Mateus significa Dom de Deus.No Evangelho de Marcos e Lucas ele aparece como Levi, filho de Alfeu (Mc 2:14). Coletavaimpostos nas alfândegas de saída para Damasco e Cafarnaum. Estudou grego e literaturacontemporânea. Em seu evangelho Mateus apresenta Jesus como o Grande Rei. Aparece umaúnica vez nos evangelhos. Nas listas dos 12 apóstolos, seu nome aparece sempre em sétimolugar.Características: Era ambicioso e materialista, um pecador que procurava o perdão para os seusmuitos pecados (Mt 9:6). Jesus tira Mateus do lodo da corrupção, roubo e propina, isto é, seupróprio local de trabalho, e o chama para a nova vida (Mt 9:9). Agora feliz da vida, Mateus fazquestão de registrar que Jesus chama um ladrão corrupto de coração humilde, porém, rejeitaum rico soberbo, aparentemente limpo perante a sociedade (Mt 8:20). A humildade seapresenta com princípio de conversão. Na euforia em ter sido chamado por Jesus, ele organizaem sua casa um grande banquete, porém, em sua modéstia, ele ignora isso em seu evangelho,o que era antes muito importante ser divulgado, agora já não é mais, se quisermos saber istoprecisamos recorrer ao evangelho de Lucas (Lc 5:28-29).Onde atuou: Conta a tradição que ele fez do seu próprio país (Judéia) seu campo missionário.Morte: Historiadores afirmam que tenha sido levado a Etiópia e ali morreu como um grandemártir cristão.
    • TIAGO, O MENOR - O Apóstolo DesconhecidoCuriosidades: Seu pai chamava-se Alfeu, o mesmo nome do pai de Mateus (Mc 2:14). Sua mãechamava-se Maria, e ela era uma das fiéis seguidoras de Jesus (Mc 15:40). Ele é chamado deTiago, o menor, talvez para distingui-lo do outro Tiago, irmão de João (certamente o termo"Menor" refere-se à estatura). Nas listas dos 12 , seu nome aparece sempre em nono lugar.Características: Esta é a situação de Tiago, o menor, ou Tiago o pequeno. Tudo o que as escriturasnos fornecem a seu respeito é que seu pai chamava-se Alfeu e sua mãe chamava-se Maria, sendoela ardorosa seguidora de Jesus. Não há nenhum registro de pergunta que ele tivesse feito aCristo, nenhum comentário, nada, absolutamente nada. Tiago, o menor, é o mais obscuro dosapóstolos. Não alcançou fama. Viveu nas sombras. Ele é o apóstolo desconhecido. Em Atos 8:4lemos: "os que foram dispersos iam por toda a parte pregando a palavra". Quem eram esses"dispersos"? Quais seriam seus nomes? Quem foram esses milhares que espalharam a fé cristã?Conhecemos Paulo, sabemos quem foi Pedro, mas, quais os nomes dos cristãos que foram atiradosna arenas aos leões? Quais os nomes daqueles que foram incendiados vivos? Quem eram aquelesmilhares de cristãos, mesmo em face da morte não negaram a Cristo? O fato é que Tiago foiconvidado a andar com Jesus. Tiago viu o que muitos Reis, Profetas e patriarcas desejaram ver, masnão viram (Lc 10:23-24). Os doze foram enviados, os setenta foram enviados, e lado a lado comnomes famosos como o de Pedro, Tiago e João, estava Tiago o menor, a proclamar o Reino de Deus.Ele testemunhou as boas-novas em cidades, aldeias, vilarejos e povoados. Tiago, o apóstolodesconhecido. Desconhecido para nós, mas conhecido para Deus, desconhecido na terra masconhecido no céu (Lc 10:17-20). O mundo não faz anotações, mas Deus sim, por que ele é Deus deindivíduos. Onde atuou: Não se tem fontes dignas de credibilidade.