• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Lição 14 - O Milenio
 

Lição 14 - O Milenio

on

  • 2,723 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,723
Views on SlideShare
1,919
Embed Views
804

Actions

Likes
0
Downloads
119
Comments
0

10 Embeds 804

http://ebdplenitudedafe.blogspot.com.br 386
http://eloimadonai.blogspot.com.br 315
http://eloimadonai.blogspot.com 67
http://eloimadonai.blogspot.co.uk 21
http://ebdplenitudedafe.blogspot.com 5
http://ebdplenitudedafe.blogspot.pt 5
http://www.ebdplenitudedafe.blogspot.com.br 2
http://ebdplenitudedafe.blogspot.jp 1
http://ebdplenitudedafe.blogspot.it 1
http://eloimadonai.blogspot.it 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Lição 14 - O Milenio Lição 14 - O Milenio Presentation Transcript

    • O MILÊNIO
    • Alvo da lição O aluno será capaz desaber conhecer a realidade do milênio;sentir almejar a chegada dos novos tempos para os crentes em Cristo; agir dedicar-se ao estudo das profecias, tendo em vista o fortalecimento da fé.
    • POSIÇÕES QUANTO AO MILÊNIO AMILENISMO PÓS-MILENISMO PRÉ-MILENISMO O milênio é, literalmente, um1 O Milênio é o símbolo de um espaço de tempo entre a 1ª e a 2ª O reino de Deus é espiritual, não geográfico período de mil anos, quando Cristo reinará e o mundo sobreviverá a uma grande tribulação Onde houver indivíduos que2 Vindas de Cristo recebam a Cristo, aí está o reino de Deus Terminado o período atual, a Igreja será arrebatada3 A prisão de Satanás está vinculada à 1ª vinda de Cristo O reino de Cristo é uma realidade hoje Haverá sete anos de tribulação, sob o governo do Anticristo4 Acontecerá a 1ª ressurreição dos que crêem em Cristo A maioria das nações se converterá Jesus virá a terra após este período5 Reinado de mil anos com Cristo - domínio espiritual de Cristo O Milênio termina com a volta de Jesus O Anticristo será destruído O milênio não é, literalmente, mil6 Derrota de Satanás – 2ª vinda de Cristo anos, mas um período longo de tempo Satanás será preso por mil anos e Cristo reinará sobre a terra7 A 2ª ressurreição acontecerá quando da 2ª vinda de Cristo
    • Introdução “E reinaram com Cristo durante mil anos” (Ap 20.4). Entre as maiores divisões que separam os evangélicos na doutrina da Escatologia encontramos a divergência em relação ao Milênio, mencionado literalmente em Apocalipse 20. Várias interpretações são apresentadas quanto à natureza e ao propósito do Reino Milenar de Cristo. Mais à frente vamos conhecer cada uma dessas posições quanto ao Milênio.
    • I. O contexto do milênio1. Será um período literal de mil anos (Ap 20)2. Será estabelecido depois da Grande Tribulação, logo após o julgamento das nações vivas (Dn 12.11-13 e Mt 25.31)3. Será um período em que Deus demonstrará à humanidade que o pecado está no coração do homem (Mt 15.19)4. Não será o “novo céu e a nova terra” (Ap 21.1)5. No Milênio, Jerusalém será o centro de adoração para todos os povos e também a capital religiosa do mundo (Jr 3.17)
    • II. Os propósitos do milênio O Milênio será um tempo de restauração para todas as coisas: a terra, os animais, o homem e a adoração. Será também o tempo do cumprimento de muitas promessas de Deus para com Seu povo, Israel. Será a última etapa do plano de Deus no trato com o homem, denominada como a dispensação da plenitude dos tempos (Ef 1.10; Is 2.2; Mt 19.28),
    • III. A vida no milênio (Ap 20.5-6; Is 11.6-9) CORPOS NATURAIS CORPOS GLORIFICADOS Os que sobreviverem à Os crentes de todas as grande tribulação. épocas.
    • IV. O caráter do milênio ESPIRITUAL ECONÔMICO DIDÁTICOO Milênio será “Acabarão situações Visto que haverá umcaracterizado pela como: a especulação grande templo emobediência (Is 2.3), pela imobiliária, muro forte e Jerusalém no Milênio, ossantidade ( Jl 3.17), pela portão grande em casa, sacrifícios voltarão a serverdade e justiça (Zc 8.8) bem como fazenda oferecidos a Deus ali;e pela plenitude do cercada com mais de porém, sacrifícios nãoEspírito ( Jl 2.28-29). onze fios de arame expiatórios, ou seja, não farpado, posto que o visando salvação de princípio de Levítico pecados. 25.23 e outros serão restaurados. Também a terra não se venderá em perpetuidade” (A. L. Sacramento).
    • V. As posições quanto ao milênio1. AmilenismoAs premissas do amilenismo são:a.a prisão de Satanás está vinculada à obra de Cristo emSeu primeiro advento;b.a primeira ressurreição, ao reavivamento espiritual dosque creem em Cristo;c.o reinado de mil anos com Cristo, ao domínio espiritualpresente de Cristo;d.a derrota da revolta de Satanás, à Segunda Vinda deCristo;
    • V. As posições quanto ao milênio1. AmilenismoAs premissas do amilenismo são:e.a segunda ressurreição, à ressurreição física geral, dosjustos e injustos igualmente, quando da Segunda vindade Cristo” (Robert H. Gundry).
    • V. As posições quanto ao milênio2. Pós milenismoCreem que o reino de Cristo já é uma realidade nomundo hoje e, também, na conversão da maioria dasnações, não da totalidade. Para o pós-milenista, oMilênio terminará com a volta de Jesus. “O pós-milenistanão é literalista no que diz respeito à duração doMilênio: o Milênio é um período longo de tempo, nãonecessariamente mil anos medidos pelo calendário”(M. J. Erikson).
    • V. As posições quanto ao milênio3. Pré-milenismoO Milênio será um período de mil anos (literais) duranteos quais Cristo reinará sobre o mundo que sobreviverá àGrande Tribulação. O pré-milenista crê que, terminado operíodo da Igreja (atual), no qual judeus e gentios sãoconvidados a formar a “noiva” de Cristo, ocorrerá oarrebatamento dos salvos.
    • VI. O epílogo do milênio (Ap 20.7-9)1. O destino eterno de Satanás (Ap 20.10)2. O grande trono branco (Ap 20.11-15)
    • “Quando Cristo a trombeta lá” Quando Cristo a trombeta lá no céu mandar tocar,quando o dia majestoso amanhecer, E os remidos desta terrameu Jesus vier buscar, e fizer-se então chamada, lá estarei.
    • “Quando Cristo a trombeta lá” Neste dia tão glorioso quando o crente ressurgir e da glória de Jesus participar, Quando os salvos triunfantesO saudarem no porvir, e fizer-se então chamada, lá estarei.
    • “Quando Cristo a trombeta lá” Viverei então pra Cristo até o dia terminar, falarei do Seu amor por nós aqui; Quando, pois, findar a vida e o labor aqui cessar, e fizer-se então chamada, lá estarei.Quando Deus fizer chamada, lá estarei.
    • Conclusão A expectativa do Milênio para os salvos deve constituir-se em fator de grande estímulo para uma vida de santidade.