Lição 10 - As duas testemunhas

3,005 views
2,831 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,005
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
104
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Lição 10 - As duas testemunhas

  1. 1. AS DUASTESTEMUNHAS
  2. 2. Alvo da lição O aluno será capaz desaber entender que a longanimidade de Deus se estende até o último momento;sentir ser impulsionado por amor em uma sociedade perdida; agir buscar ser testemunha fiel de Jesus.
  3. 3. DUAS TESTEMUNHAS Elias? Moisés? Enoque?
  4. 4. Introdução Dentre as coisas que “hão de acontecer”, temos a aparição das duas testemunhas reservadas por Deus para o período da tribulação que há de desencadear sobre a face da terra e, de modo especial, sobre a terra de Israel. Trata-se do cumprimento da última semana de Daniel (Dn 9.27).
  5. 5. I. Quem são as duas testemunhas?Há muita especulação em torno desses doispersonagens, que têm missão específica no futuro. Umdeles recebe a unânime interpretação de que será oprofeta Elias, que foi arrebatado quando exercia seuministério profético em Israel, no reinado de Acabe(1Rs 17-19; 2Rs 2). O outro, porém, é incerto. Algunsjulgam ser Enoque, aquele homem que andou comDeus, que também foi trasladado para não ver a morte(Gn 5.24; Hb 11.5). Outros, porém, julgam ser Moisés,baseando-se em dois pontos distintos.
  6. 6. II. O que acontecerá com as duas testemunhas? Diz a Palavra de Deus que após concluírem o testemunho que deverão dar, serão mortas pela besta que surge do abismo. A presença das duas testemunhas representa um incômodo para o Anticristo, porque a finalidade delas é apontar para Cristo, Aquele que será Rei dos reis e Senhor dos senhores. Por isso, receberão o golpe de morte que será desferido sobre elas (Ap 11.7-8). Ficarão expostas em praça pública durante três dias e meio, sendo vistas por muitos que habitam a Terra (Ap 11.9).
  7. 7. III. O que virá depois da retirada das duas testemunhas? Após a saída das duas testemunhas, que serão recolhidas no céu, acontecerá um grande distúrbio no reino da natureza. Ap 11.13 diz o seguinte: “Naquela hora, houve grande terremoto, e ruiu a décima parte da cidade, e morreram, nesse terremoto, sete mil pessoas, ao passo que as outras ficaram sobremodo aterrorizadas e deram glória ao Deus do céu”.
  8. 8. Revisão e aplicação1. Por que há uma tendência a se identificar essas duas testemunhas como Moisés e Elias?2. Qual o ministério que será exercido por essas duas testemunhas?3. O que irá acontecer quando as testemunhas forem levadas para o céu?
  9. 9. Conclusão O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, diz: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade” (2Tm 2.15). Que sejamos também despertados à leitura da Palavra de Deus para que saibamos manejá-la, estudando-a como os bereanos, comparando as coisas para ver se de fato são assim (At 17.11).
  10. 10. Aplicações para hoje1. Porque muitos identificam as duas testemunhas com Moisés e Elias?2. Que tipo de ministério as duas testemunhas exercerão e em que período?3. Que irá acontecer após a retirada das duas testemunhas?

×