Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

11,130
-1

Published on

Published in: Education

Eis que venho sem demora - Lição 01 - Uma revelação de Jesus Cristo

  1. 1. UMA REVELAÇÃODE JESUS CRISTO
  2. 2. Alvo da lição O aluno será capaz desaber reconhecer a pessoa de Jesus Cristo na vida da Igreja;sentir perceber a necessidade de aprender da Sua pessoa, genuinamente; agir buscar, por meio da leitura, identificar Jesus como um meio do cuidado de Deus para conosco.
  3. 3. Texto básicoApocalipse 1.1-20Versículo-chaveRevelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu,para mostrar aos seus servos as coisas quebrevemente devem acontecer; e pelo seu anjo asenviou, e as notificou a João seu servo; Apocalipse 1:1
  4. 4. IntroduçãoConsiderando que os destinatários da revelação que Joãorecebeu na Ilha de Patmos são as igrejas de Cristo, aessência da revelação é o próprio Senhor Jesus Cristo.O primeiro capítulo de Apocalipse pode ser dividido emquatro partes: a saudação, os títulos de Cristo, a visão deCristo glorificado e o resultado da visão.•A palavra “Apocalipse” vem do grego e significa revelação•As visões de João, descritas no livro de Apocalipse, aconteceramdurante o domínio dos romanos, principalmente do imperadorNero.
  5. 5. NORTEO Número sete na bíblia significaperfeição, e por ser também onúmero de Deus é consideradosagrado. A bíblia é cheia de OESTE LESTEpensamentos ligados ao sete.As ideias expressas pelo sete são, SULespecialmente: perfeição, plenitude,suficiência, consumação, obracompleta e repouso. Sete são as PAIcores do arco-íris e sete são asnotas da escala musical.Só o livro de Gênesis tem 50 vezes ESPÍRITOo número sete, Levítico tem 43 e FILHO SANTOApocalipse mais de 40. 7=Perfeição: união da terra com o céu
  6. 6. I. A saudação (Ap 1.1-8)1. Às sete igrejas (Ap 1.4)2. Os sete espíritos (Ap 1.4)3. Jesus Cristo, a fiel testemunha (Ap 1.5-6)a. purificação;b. libertação;c. posição.4. O tema do livro (Ap 1.7)5. Alfa e Ômega (Ap 1.8)
  7. 7. II. Os títulos de Cristo (Ap 1.5-6)1. Fiel Testemunha Jesus foi fiel à missão que Lhe foi entregue por Deus - ser testemunha da verdade.2. Primogênito dos mortos Jesus morreu e ressuscitou para uma vida gloriosa ao lado do Pai. Dele temos a garantia que o mesmo acontecerá conosco.3. Soberano dos reis da terra Jesus é o Rei dos reis. O domínio é Dele.
  8. 8. III. A visão de Cristo glorificado (Ap 1.9-16)1. Cabelos brancos (Ap 1.14)2. Olhos flamejantes (Ap 1.14)3. Pés como de bronze (Ap 1.15)4. Voz estrondosa (Ap 1.15)5. As estrelas (Ap 1.16)6. Espada afiadade dois gumes (Ap 1.16)7. Rosto resplandecente(Ap 1.16)
  9. 9. IV. O resultado da visão (Ap 1.17-20)João teve a mesma experiênciade Daniel e Ezequiel quandoviram o Senhor. A mesma mãoque segura as estrelasconforta, anima e limpa as suaslágrimas (v.17). É o Cristoressurreto que fala, o Eternocom toda a autoridade sobre amorte e o inferno, e ordena aJoão que escreva (v.18-19).
  10. 10. Revisão e aplicação1. Para quem foi escrito o Livro de Apocalipse?2. O que significa o número sete que aparece tantas vezes no livro?3. Por que o livro de Apocalipse foi enviado àquelas igrejas da Ásia, e não às outras existentes na época?
  11. 11. ConclusãoAos três títulos de Jesus apresentados no corpo destalição João acrescenta, em doxologia, a menção dosatributos passados e futuros de nosso Senhor Jesus. Elenão somente nos ama; Ele não somente nos libertou denossos pecados por meio de Seu sangue (Ap 1.5); masnos constitui reino e sacerdotes (Ap 1.6). Assim comoDeus firmou uma aliança com os israelitas no MonteSinai fazendo deles Seu povo, Seu reino sobre o qualgovernou, também Cristo por Sua morte ratificou umanova aliança e inaugurou um novo reino. John Stott diz:“A Igreja é a nova teocracia. Cristo reina sobre nós.Somos hoje Seu reino”.

×