Servicos so rede

199
-1

Published on

Servicos so rede

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
199
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Servicos so rede

  1. 1. Áreas de actuação de um SO de Rede Moódulo 5114 - Sistemas Operativos Servidor
  2. 2. Objectivos Gerais No final da presente sessão o formando deve ter adquirido uma perspectiva global das mais diversas áreas onde actua um sistema operativo de rede, porque estes apareceram e os sistemas operativos se tiveram de especializar nesta categoria.
  3. 3. Objectivos específicos Além das questões que surgirão oportunamente, o aluno deve responder acertadamente a mais de 75% de um questionário colocado no final.
  4. 4. Serviços de um sistema operativo servidor• Um sistema operativo da categoria Servidor categoriza-se assim por ser especializado em e disponibilizar de uma forma mais estável, segura e eficiente serviços que devem constar numa rede;• Alguns dos serviços são distribuição de IPs (serviço DHCP), de mensagens numa organização, etc.
  5. 5. Servidor de Ficheiros• O servidor partilha ficheiros acedidos pelos clientes;• O servidor é responsável pela segurança: encriptação e backup dos dados• O servidor é responsável pela gestão da cache, i.e., uma cópia do ficheiro em trabalho é deixada na workstation e sincronizada automaticamente quando o servidor se encontrar online.
  6. 6. Servidor de Aplicações O parente próximo do conceito SAS - Software as a Service, onde a lógica da aplicação se encontra num servidor remoto, sendo que ao cliente chega apenas o output ou resultado do que foi previamente inserido pelos dispositivos de input,transmitido via rede e processado no servidor.
  7. 7. Servidor de ImpressãoOs pedidos de impressão são geridos numa rede local ou numa área geográfica mais alargada — desde que o serviço IIS esteja a correr e devidamente configurado.
  8. 8. Servidor de Instalação As aplicações podem ou não ser instaladas e utilizadas num computador cliente; Controla o uso das aplicações que são permitidas, de acordo com as Políticas de Grupo; Introdução do Remote Instalation Service que, mal comparado, é hoje sobejamente conhecido como AppStore, visto a escala global que a Apple deu a este conceito, nos seus equipamentos.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×