Suécia Trabalho

1,320 views
1,161 views

Published on

Uma apresentação acerca da norte europeia suécia.

Published in: Real Estate
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,320
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
34
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Suécia Trabalho

  1. 1. Suécia
  2. 2. Suécia Localização geográfica: Norte da Europa na Península da Escandinávia, faz fronteira com a Noruega a oeste e a noroeste, e com a Finlândia, a nordeste, sendo banhado pelo golfo de Bótnia a leste, pelo mar Báltico, a sudeste, e pelo mar do Norte, a sudoeste. Nome Oficial: Reino da Suécia (Konungariket Sverige) Suécia — Sweden — Suède — Schweden — Sverige — Konungariket Sverige Divisão administrativa: 24 condados e 288 distritos. Área: 449 964 km2 População: 9 016 596 (2006) Capital: Estocolmo (Stockholm) Outras cidades importantes: Götemburg, Malmö, Uppsala e Linköping Divisão: A Suécia está dividida em 21 condados Dados Gerais
  3. 3. Suécia Regime político: Monarquia Constitucional Chefe de Estado: Rei Carl XVI Gustav ou Gustaf? (desde 1973). Dinastia: Bernadotte. Unidade monetária: Coroa sueca. A palavra "Krone", utilizada como sistema monetário de países escandinavos (Dinamarca, Noruega e Suécia), deriva do latim "Corona" que significa "coroa". Língua: Sueco (oficial), Finlandês, Lapão, a maioria fala Inglês. Religião: Cristianismo 89,4% (Igreja da Suécia 86,5%, católicos 1,8%, pentecostais 1,1%), outras 10,6% (1994). Patrimonios da humanidade: Domínio Real de Drottningholm; Sítios Arqueológicos de Birka e Hovgården, nas Ilhas Björko e Adelsö; Forjas de Ängelsberg; Pinturas Rupestres de Tanum; Cemitério Skogskyrkogården, em Estocolmo; Cidade Hanseática de Visby; Cidade- Igreja de Gammelstad, em Lulea; Região da Lapônia. Dados Gerais
  4. 4. Suécia História A Suécia é habitada desde o ano 6000 A. C.:  Os Vikings suecos fundaram o principado de Novgorod entre os anos 800 e 1060 da era cristã.  Em meados do século XII, os Suecos do Norte uniram-se aos Goths do Sul e aceitaram o cristianismo.  Uma série de cruzadas levou a Suécia a submeter a Finlândia ao seu domínio.  A Suécia, a Noruega e a Dinamarca estiveram unidas sob a dinastia de Danish, entre 1397 e 1520.  Gustavo Vasa foi eleito rei da Suécia, estabelecendo a linhagem dos reis Vasa até 1720.  Nesta altura a reforma cristã atingiu a Suécia, mas foi o luteranismo que triunfou como religião oficial do Estado.
  5. 5. Suécia História  No século XVII a Suécia teve um grande poder na região do Báltico. O mais proeminente dos monarcas Vasa, Gustavo II, aliou-se aos protestantes alemães nas suas guerras contra os católicos austríacos.  O estatuto de nação poderosa da Suécia começou a decair no reinado de Carlos XII, que foi desastrosamente derrotado na sua invasão da Rússia em 1709.  A Suécia entrou nas guerras napoleónicas ao lado dos britânicos.  A fraca liderança de Gustavo IV levou à perda da Finlândia para a Rússia em 1808.  Em 1905 a união das coroas da Suécia e da Noruega foi dissolvida, durante o reinado de Óscar II.  Durante a Primeira Guerra Mundial, a Suécia manteve a neutralidade, mas o comércio entrou em ruptura e a alimentação rareou.  Com o eclodir da Segunda Guerra Mundial, a Suécia auto declarou-se neutra e lutou com todos os meios para manter esse estatuto.  Tornou-se membro da União Europeia em Janeiro de 1995.
  6. 6. Suécia Governo A Suécia é uma monarquia parlamentar:  A Suécia é dirigida desde 1973 pelo rei Charles XVI Gustave que, de acordo com a Constituição reina mas não governa.  A sucessão ao trono foi aberta às mulheres em 1980 e a actual pretendente é a princesa Héritière Vitoria (nascida em 1977).  O poder executivo é exercido pelo governo, dirigido por um Primeiro Ministro, que vêm acrescentar-se cinquenta organismos centrais, cujos líderes são nomeados pelo governo.  Têm um parlamento (Riksdag), que detêm o poder legislativo e é composto por 349 membros elegidos em sufrágio universal por quatro anos.
  7. 7. Suécia População A Suécia tinha, em 2006, 9 016 596 habitantes, o que corresponde a uma densidade populacional de 20,01 hab./km2.:  Taxa de natalidade: 10,27% .  Taxa de mortalidade: 10,31%.  Esperança média de vida: 80,51 anos.  Índice do Desenvolvimento Humano (IDH): 0,941.  Crescimento demográfico: 0,3% ao ano (1995-2000).  Fecundidade: 1,57 filho por mulher (1995-2000).  Analfabetismo: Menor do que 5% (2000).  Língua oficial: Sueco.  Os naturais da Suécia representam 89% da população, seguidos dos finlandeses (2,3%) e dos jugoslavos (0,8%). A população é maioritariamente luterana (Igreja da Suécia).
  8. 8. Suécia Geografia A Suécia está tradicionalmente dividida em três regiões:  No Norte e no Centro, a região de Norrland é uma área de montanhas e florestas que cobre três quintos do total do território.  O pico mais alto do país é o Monte Kebnekaise, 2117 metros, localizado no norte do país próximo a Kiruna.  No Sul e no Centro, a região de Svealand é uma extensa zona plana na parte oriental, e de terras altas no sector ocidental.  A Norrland é a principal reserva de recursos naturais e comporta vastas florestas e depósitos de minério; encontram-se aqui rios que nascem em lagos situados a grande altitude ao longo da fronteira norueguesa e correm por vales até ao golfo de Bótnia.
  9. 9. Suécia Economia A Suécia tem uma economia orientada para a importação e exportação, tem como principais recursos de base a madeira, a energia hidráulica e o minério de ferro. As produções agrícolas mais importantes são: A beterraba açucareira, a cevada, o trigo, as batatas e a aveia. Indústria: A Suécia é um país com uma indústria bastante desenvolvida, sobretudo nas áreas da indústria automóvel e da celulose e do papel. Turismo: O turismo também constitui um factor importante para a estabilidade económica do país, contribuindo para tal o excelente sistema de comunicações internas e externas, a óptima rede ferroviária e as boas estradas e auto-estradas.
  10. 10. Suécia Economia Parceiros: Os principais parceiros comerciais da Suécia são a Alemanha, o Reino Unido, a Noruega e a Dinamarca. Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 5,3. União Europeia: Em Maio de 1994 tinham sido acordados os termos da adesão da Suécia à União Europeia (antiga Comunidade Europeia), depois de o referendo nacional, realizado em Novembro, ter sido a favor da adesão, se bem que por uma margem pequena. A Suécia tornou-se membro de pleno direito da União Europeia em Janeiro de 1995.
  11. 11. Suécia Dificuldades Económicas A integração na União Europeia trouxe consigo uma política económica austera:  Em Março de 1996, Persson, um antigo ministro das Finanças, lançou um programa económico para apoiar as pequenas empresas e permitir a criação de mais postos de trabalho. O novo primeiro-ministro, ao assumir o cargo, anunciou que uma das suas prioridades era transformar a Suécia num dos países mais ricos do mundo.  Actualmente, segundo dados da CIA, a Suécia ocupa o vigésimo lugar da lista.  Em 2008 a economia da Suécia entrou em recessão.  O Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu 0,1% no terceiro trimestre em relação aos três meses antecedentes, quando também houve retracção de 0,1%.
  12. 12. Suécia Fauna e Flora Mais da metade do território sueco é abrangido por florestas :  A vegetação alpina e árctica domina no norte do país.  Às regiões montanhosas mais elevadas não acolhem nenhuma vegetação.  Mais a baixo, encontra-se as Landas cobertos de numerosas variedades de Espumas e Líquenes.  Seguidamente vêm as florestas de Bétulas e de Salgueiros.  E por último a zona inferior abrangida de florestas de Coníferas (pinhos, épicéas).  No Sul do território existem principalmente árvores de folhas caducas (carvalhos).
  13. 13. Suécia Clima O clima sueco é um clima frio;  Caracterizado por longos e escuros invernos.  Tem temperaturas mínimas de -15°C/-20°C.  No norte o gelo persiste a partir de Outubro até Maio e de inverno impedem a navegação no Golfo de Bótnia.  O verão é curto, mas os dias de luz são longos (no verão em áreas mais ao norte do país, o sol nunca se põe), com temperaturas variando entre 15°C e 20°C.  Devido à grande extensão do norte ao sul do país, as diferenças climáticas são significativas entre o extremo norte e extremo sul.  Temperaturas médias são, em Estocolmo -1°C em Janeiro, 12°C em Maio, 19°C em Julho, enquanto que, em Kiruna, no extremo norte do país, a média da temperatura é de -8°C em Janeiro, 7°C em Maio e 15°C em Julho.
  14. 14. Suécia Turismo Alguns locais de interesse na Suécia;  Sarek National Park - A paisagem mágica de Sarek National Park ocupa uma área de 2000 km ². Tyresta National Park - Tyresta National Park é conhecido pela sua floresta virgem com 4900 hectares.  Ájtte Museu – O simpático e esclarecedor Ájtte Museu é o destaque de uma visita ao Jokkmokk, dá-nos uma introdução mais aprofundada da cultura Sami. Royal Palace – O 'novo' Royal Palace é um dos destaques de Estocolmo, que foi construído no local do "antigo castelo real, Tre Kronor, que ardeu em 1697.  Vitlycke Museu – Museu que reporta à idade do bronze. Cidades - Götemburg, Malmö, Uppsala e Linköping
  15. 15. Suécia Gastronomia  Comer na Suécia é comer no norte da Europa. A gastronomia sueca é uma gastronomia similar a dos países como Noruega, Dinamarca ou da Finlândia. É uma cozinha em que o peixe, a carne e a batata têm uma grande presença em qualquer restaurante de Estocolmo, de Malmoe ou de Goteborg. A comida típica da Suécia são almôndegas, salmão e carne de rena.  A Suécia é um pais que oferece uma gastronomia muito natural e isto deve-se ao facto de contar com muitos produtos frescos como o peixe, entre estes pode-se destacar o salmão, gambas, amêijoas, ostras e caviar. Também têm uma variedade muito grande de produtos hortícolas.
  16. 16. Suécia Personalidades mais Famosas  ABBA - Swedish quarteto. INGMAR BERGMAN - O lendário cineasta sueco influenciou várias gerações de cinéfilos com suas obras sombrias e complexas. BERNADOTTE – Carlos XIV ou Carlos XIV João da Suécia. Foi marechal de França, rei da Suécia e da Noruega (como Carlos III João) de 1818 a 1844. SANTA BRÍGIDA – Famosa santa, nasceu no ano de 1302. Alfred Nobel - Criador do Prêmio Nobel.
  17. 17. Suécia Marcas  IKEA Ericsson Volvo Saab
  18. 18. Suécia Curiosidades -Sverige (Suécia) vem de Svearike que significa Reino do Svear - principal povoado que ocupava o país no século IX. - A esposa do rei da Suécia, a rainha Sílvia, é metade brasileira e morou em São Paulo até aos 13 anos, fala português fluentemente. - O sueco, Nobel foi um industrial que inventou o dinamite, deixou uma fortuna para criar o prémio que tem o seu nome. - Em 1967, os motoristas suecos mudaram da noite para o dia o lado de tráfego: mudaram da esquerda para a direita. - Os suecos celebram o solstício de verão acendendo fogueira e dançando. - É possível ver o "sol da meia-noite" em certas regiões do norte da Suécia. - O banco de Estocolmo, em 1661 foi quem primeiro imprimiu notas de dinheiro na Europa. - Peles bronzeadas são o que há mais na Suécia. Ser bronzeado representa poder, status e saúde. Nenhum sueco quer ser "branquinho" e sim ostentar um bronze maravilhoso o ano todo. E como conseguem: cremes auto bronzeadores ou os solários - que estão espalhados por todas as cidades e são muito práticos! A típica sueca é louríssima, magra e bronzeada.
  19. 19. - A palavra "Escandinávia" vem da cadeia de montanhas Skaderna . -20% dos homens suecos tiram licença de maternidade quando nascem os filhos. - Na Suécia, os pais não podem bater, insultar ou envergonhar os filhos. - Na Suécia todas as pessoas têm que tirar os sapatos ao entrar em casa, até mesmo as visitas. - A compra e venda de álcool é altamente limitada. As bebidas com mais de 3,5 de álcool são taxadas com um imposto altíssimo e a sua venda é monopólio do governo, só podem ser compradas no "Systembolaget". - Muitos suecos ao invés de fumar usam snus (um tipo de tabaco oral húmido) que é colocado sob o lábio superior, em contacto directo com a gengiva. - O jornal mais antigo que se edita no mundo é o sueco Post och Inrikes Tidningar. Circula sem interrupção desde 1645, ou seja, há 364 anos, quando foi criado pela Academia Real de Letras da Suécia. Suécia Curiosidades
  20. 20. Apresentação de: Sérgio Leal
  21. 21. Apresentação de: Maurício F Rocha

×