Ubuntu 8.04 LTS 2008

2,155 views

Published on

This´s SlideShow is one of the best made by me... in UNIVERSITY, INFORIUM of TECHNOLOGY in BRASIL, more about this, please visit www.inforium.com.br

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,155
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11
Actions
Shares
0
Downloads
105
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ubuntu 8.04 LTS 2008

  1. 1. Faculdade Inforium de Tecnologia Sistemas Operacionais José, Leonardo, Miquéias, Nilton, Rodrigo, Sérgio, Wagner
  2. 2. História Histó A Palavra Ubuntu é oriunda de uma ideologia sul africana, que quer dizer, “humanidade para com os outros”, o que levou a sua utilização para nomear uma das mais importantes distribuições no linux, o Ubuntu.
  3. 3. História Histó - O Linux é um software livre - É uma derivação do Linux Debian Sendo que são dois sistemas distintos mais paralelos, pois mesmo sendo contruído em cima da arquitetura e infraestrutura do Debian o Ubuntu tem uma comunidade e distribuição diferente.
  4. 4. História Histó Atualizaç Atualizações: ► 4.10 20 de outubro de 2004 >> Warty Warthog ► 5.04 08 de abril de 2005 >> Hoary Hedgehog ► 5.10 13 de outrubro de 2005 >> Breezy Badger ► 6.06 LTS 01 de junho de 2006 >> Dapper Drake ► 6.10 26 de outubro de 2006 >> Edgy Eft
  5. 5. História Histó Atualizações: ► 7.04 19 abril de 2007 >> Feisty Fawn ► 7.10 18 de outubro de 2007 >> Gutsy Gibbon ► 8.04 LTS 24 de abril de 2008 >> Hardy Heron ► 8.10 Planejada para outubro de 2008 >> Intrepid Ibex
  6. 6. Histó História O Ubuntu segue uma filosofia de liberdade, proposta nos anos 80 por Richard M. Sttallman ► 1ª Liberdade: A Liberdade para executar o software, para qualquer uso. ► 2ª Liberdade: A Liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adapatá-los às suas necessidades. ► 3ª Liberdade: A Liberdade de redistribuir cópias. ► 4ª Liberdade: A Liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo a que a comunidade inteira beneficie da melhoria.
  7. 7. Versões do UBUNTU ▼Algumas versões Ubuntu, existentes no mercado hoje em dia. ‣Edubuntu: para ser usado em sala de aula. ‣Kubuntu: uma distribuição com o ambiente gráfico KDE. ‣Gobuntu: distribuição derivada do ubuntu, só aceita software livre. ‣Fluxbuntu: tem a finalidade de ser um sistema leve. ‣Nubuntu: desenvolvido para trabalhar com rede e servidores. ‣Xubuntu: baseada no XFCE, ambiente gráfico mais leve. ‣Ubuntu Studio: voltada para a edição de imagens, áudio e vídeo. ‣Ubuntu Ultimate: versão completa sem necessidade de atualizações constantes.
  8. 8. Instalação – Live CD
  9. 9. Instalação – Live CD Menu carregado em Português
  10. 10. Instalação – Live CD Sistema carregado via CD, pronto para instalação
  11. 11. Instalação – Live CD Escolha da linguagem padrão do sistema
  12. 12. Instalação – Live CD Escolha da zona de horário do sistema
  13. 13. Instalação – Live CD Escolha do layout do teclado e acessando a área de teste
  14. 14. Instalação – Live CD Definindo usuário , senha e nome do computador
  15. 15. Instalação – Live CD Particionamento do disco
  16. 16. Instalação – Live CD ...continua Preparar partições
  17. 17. Sistemas de Arquivos Definição: É o sistema que será formatado a partição do hd para instalação do linux. Ele é quem determinar como nossos arquivos serão gravados, acessados, copiados, removidos, renomeados, protegidos e eliminados. Dentre os diversos sistemas de arquivos existentes vamos abordar alguns dos principais e mais utilizados na instalação do sistema operacional Linux, em especial o Ubuntu.
  18. 18. Sistemas de Arquivos ▼Tipos: ‣UFS - Unix File System ou Sistema de Arquivo Unix ‣Ext2 - Second Extend File System ‣Ext3 - Third Extended File System
  19. 19. Sistemas de Arquivos Recurso Journaling É um recurso que permite a manter a integridade dos dados no sistema. Ele se divide em 3 partes: journal, ordered e writeback. - journal: grava as mudanças no sistema, é o mais lento, porém que o melhor recupera dos dados. - ordered: é o recurso padrão do ext3, ele grava somente as atualizações dos arquivos metadata (arquivos que guardam informações sobre outros arquivos). - writeback: assim como o ordered grava as mudanças dos arquivos metadata mais utilizando o processo de escrita do Ext3 para a gravação.
  20. 20. Sistemas de Arquivos ▼ReiserFS Atualmente este é um dos mais utilizados sistema de arquivos. ▼Reiser4 : Uma nova versão. - Journaling mais eficiente; - Melhor suporte a grandes quantidades de arquivos pequenos; - Gerenciamento mais rápido de diretórios com muitos arquivos (na casa dos milhares); - Estrutura de arquivos dinamicamente otimizada; - Transações atômicas na modificação do sistema de arquivos.
  21. 21. Sistemas de Arquivos SWAP O swap não é exatamente um sistema de arquivo, porém para a instalação do Linux é necessário criar uma partição swap. Ela funcionará como uma partição de troca. Esta partição será responsável por prover a memória virtual ao sistema operacional.
  22. 22. Instalação – Live CD ...continuação Criar uma nova partição
  23. 23. Instalação – Live CD Criar a partição de memória virtual (swap)
  24. 24. Instalação – Live CD Disco particionado
  25. 25. Instalação – Live CD Ecrã de escolha dos pontos de montagem - “/” (raiz, partição principal) e memória virtual (swap)
  26. 26. Instalação – Live CD Configurações finais para a instalação do sistema
  27. 27. Instalação – Live CD Finalização da Instalação
  28. 28. Instalação – Live CD Instalação Completa Tela de login
  29. 29. Gerenciamento de Pacotes Gerenciador de Pacotes: Muito mais que uma ferramenta de instalação e remoção de software. ‣Busca de componentes necessários á instalação. ‣Controle do que você está instalando. ‣Conhecimento do usuário superficial ou avançado.
  30. 30. Gerenciamento de Pacotes Tipos de Gerenciadores: ‣Adicionar e remover programas: Modo mais fácil porém bem limitado, é indicado para iniciantes. ‣Synaptic: Originalmente desenvolvido pela Conectiva, oferece controle completo do sistema. Baseado em interface, disponibiliza informções gerais sobre os pacotes, além de um sistema de busca.
  31. 31. Gerenciamento de Pacotes ‣Apt: ‣Ferramenta avançada de pacotes, executado através de linha de comando no terminal. ‣Próprio de ‘distros’ baseadas em Debian. ‣Utiliza HTTP, FTP ou CD como repositório. ‣Permite a instalação de vários pacotes, basta separar os nome po r espaços. ‣Sua configuração é feita no arquivo quot;/etc/apt/sources.list“
  32. 32. Gerenciamento de Pacotes Comandos do Apt: Instalar um Pacote: ‣sudo apt-get install NomeDoPacote Remover um Pacote: ‣sudo apt-get remove NomeDoPacote Atualizar lista de pacotes: ‣sudo apt-get update Upgrade de pacotes: ‘Deve ser usado após o comando acima’ ‣sudo apt-get upgrade Verificar pacotes corrompidos: ‣sudo apt-get check
  33. 33. Gerenciamento de Pacotes Comandos do Apt: Atualizando/Instalando do CDROM: ‣sudo apt-cdrom add Remover pacote baixado: ‣sudo apt-get clean Busca de pacotes por descrição: ‣sudo apt-cache search NomeDoArquivo Busca de arquivos em pacotes: ‣sudo auto-apt search NomeDoArquivo Corrigir problemas de dependências: ‣sudo apt-get -f
  34. 34. Gerenciamento de Pacotes Atualizando versão pelo Apt: ‣É possível atualizar o sistema por meio do Apt, basta editar o arquivo “/etc/apt/sources.list “ mudando o nome em todos os repositórios, par a nova versão disponível para atualização. Feito isso execute apt-get update e então atualize: ‣sudo apt-get dist-upgrade ‣Para mais comandos execute: ‣apt-get help
  35. 35. Ubuntu vs Vista Instalação: Ubuntu Live CD, roda no proprio CD Gratuito Vista Normalmente vem instalado 30 dias para teste pode ser expandido para 120 dias
  36. 36. Ubuntu vs Vista Compatibilidade de hardware e plug-and-play Ubuntu Facilidade lidar com Hardware do que versões anteriores do linux Bom desempenho Dificuldade para reconhecer câmeras, cartões de memória e discos externos. Vista Modo Centralizado (gerenciador de dispositivos) Possibilidade de escolha de dispositivo Modo eficiente de trabalhar com hardware.
  37. 37. Ubuntu vs Vista Rede / Navegação na internet Ubuntu Facilidade de configurar rede Alternar de Perfis de rede somente manualmente Mozilla Firefox padrão ubuntu, pode ser usando também no vista Vista Facilidade de configurar rede Perfis de rede semi-automatico com possibilidade manual Internet Explorer.
  38. 38. Ubuntu vs Vista Processamento de Textos Ubuntu Suite OpenOffice.org (constantes atualizações ) Gratuito e instalada Pode ser intalado em outros S.O Vista WordPad ( sem atualização a bastante tempo ) Microsoft Office Software Proprietário
  39. 39. Ubuntu vs Vista Conclusão O Melhor S.O é aquele que vai atender as suas necessidades no dia a dia. Temos a possibilidade de simplesmente nos acomodar ao que está “pronto”, ou podemos sair do padrão e aceitar o desafio de melhorar o que está sendo oferecido com qualidade a gratuitamente. Isso fica a cargo de cada um.
  40. 40. quot;Eu sou o que sou devido ao que todos nós somosquot; quot;Eu sou o que sou devido ao que todos nós somosquot; Perguntas: Perguntas 1) Defina a palavra Ubuntu e o porque, em sua opnião, da sua utilização na nomeação de uma distribuição Linux. 2) Qual é a função do recurso de journauling implantados nos sistemas de arquivo a partir do EXT3? 3) O comando apt é um dos principais nas distribuições derivadas do Debian. Defina para que este comando Debian serve?
  41. 41. ERROR: syntaxerror OFFENDING COMMAND: --nostringval-- STACK: /Title () /Subject (D:20080620002537-03’00’) /ModDate () /Keywords (PDFCreator Version 0.9.5) /Creator (D:20080620002537-03’00’) /CreationDate (S&W) /Author -mark-

×