Your SlideShare is downloading. ×
Alimentação e saúde
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Alimentação e saúde

1,459
views

Published on

Aula para o 4º de escolaridade

Aula para o 4º de escolaridade

Published in: Education, Technology, Business

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,459
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
28
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Vamos entender como isto acontece? Você sabia que a sua alimentação pode interferir na sua saúde? Alimentação e saúde Prof. Maria do Carmo Sereno Chalo
  • 2. Qualquer substância nutritiva que, depois de ingerida e transformada, proporciona ao organismo a matéria e a energia das quais precisa para se manter vivo e saudável. O que são alimentos ?
  • 3. Independente de sua origem, todos eles têm importância na nossa alimentação. Eles fornecem os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Animal, Vegetal ou Mineral. Os alimentos podem ser de origem: http://www.youtube.com/watch ? v=qUN9i3RCYl8&feature=related Vamos conhecer um pouco mais sobre os alimentos? Clique e assista!
  • 4. Para se ter uma ideia da importância da água para o nosso organismo basta uma informação: a água é responsável pela constituição de 70% do nosso corpo. Água e nossa alimentação Ela possui inúmeras funções no nosso organismo e por isso não pode ser esquecida na nossa alimentação. Não esqueça a recomendação geral é de 8 copos de água por dia!
  • 5. Todos os nutrientes e cada um deles apresenta um papel fundamental para o organismo. Assim, nenhum nutriente é mais ou menos importante do que o outro. Todos eles são necessários para garantir nossa saúde! Nenhum alimento possui todos os nutrientes responsáveis por regular, construir ou manter os tecidos e fornecer energia. Não existe alimento perfeito!
  • 6. Cada órgão tem o seu papel, e manter uma alimentação saudável é o primeiro passo para que tudo funcione corretamente. Você acha que conhece o seu corpo por dentro e por fora? O corpo humano é composto por diversos órgãos importantíssimos para que ele funcione corretamente! Conhecendo seu corpo! http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/higiene-bucal-corpo-humano.html Vamos ver se você conhece mesmo seu corpo! Clique no link abaixo e divirta-se!
  • 7. Precisamos seguir os princípios básicos para uma alimentação saudável: Como garantir uma alimentação rica em diversos nutrientes? VARIEDADE MODERAÇÃO EQUILÍBRIO É importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos. Não esqueça da qualidade! Não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa. Cuidado com os exageros! Quantidade e qualidade são importantes. O ideal é consumir alimentos variados, respeitando as porções recomendadas para cada grupo de alimentos.
  • 8. Como saber a quantidade certa de alimentos que devemos consumir no dia? Que tal montar uma pirâmide de alimentos? http://www.proprofs.com/games/jigsaw/pirmide-de-alimentos-1/ Nem sempre sabemos se estamos comendo com variedade, moderação e equilíbrio. Para tornar isso mais simples foi criado a pirâmide dos alimentos – que mostra o que devemos comer no dia-a-dia, que nos permite escolher uma dieta saudável e conveniente, que garanta todos os nutrientes necessários a nossa saúde e bem-estar.
  • 9. Você é responsável por suas escolhas! Comer bem ou comer mal? Muitas vezes temos ao nosso alcance uma variedade de alimentos apetitosos, mas que não contribuem muito com nutrientes saudáveis, gerando obesidade e consequente- mente muitos problemas de saúde! Alimentos frescos e ricos em nutrientes, fazem com que tenhamos mais saúde e disposição para curtir o que a vida nos dá de melhor! Este vídeo pode te ajudar a perceber qual é a melhor opção! http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4
  • 10. Excesso de alimentos ricos em gorduras e carboidratos + Sedentarismo = OBESIDADE E DOENÇAS Alimentação equilibrada + Atividade Física = SAÚDE E BEM-ESTAR E aí, já pensou no seu futuro?
  • 11. E aí, já fez sua opção? Ter uma alimentação variada e moderada, é sinônimo de uma alimentação equilibrada. Consumindo os nutrientes necessários para que o nosso corpo cresça e exerça todas as suas funções, conseguimos manter afastado de nós muitas doenças que hoje em dia preocupam não só as organizações de saúde, como muitas de nossas famílias! Com este tipo de alimentação conseguimos manter a qualidade de vida e vamos crescer aproveitando o que a vida nos proporciona de melhor: a nossa saúde!