Técnico em Radiologia - Senac São Paulo

616,921 views
616,997 views

Published on

Curso profissionalizante em que o aluno aprende a realizar processos de aquisição e processamento de imagens com fins de diagnóstico e com bases nas necessidades determinadas pela prevenção ou tratamento de doenças.
(Carga horária mínima: 1.600)
Saiba mais em http://t.co/5MiMbUO

Published in: Education
2 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
616,921
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
577,562
Actions
Shares
0
Downloads
110
Comments
2
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Técnico em Radiologia - Senac São Paulo

  1. 1. Cursos Técnicos - Senac São PauloTécnico em Radiologia
  2. 2. Técnico em RadiologiaCurso profissionalizante em que o alunoaprende a realizar processos deaquisição de imagens e processamentode imagens analógicas e digitais comfins de diagnóstico e com bases nasnecessidades determinadas pelaprevenção ou tratamento de doenças.Carga Horária: 1.600 horas
  3. 3. Mercado de TrabalhoO técnico em radiologia é o profissional de saúdeque atua nos serviços de diagnóstico porimagens, em hospitais e clínicas radiológicas,sob a supervisão de médicos radiologistas, naaquisição de imagens analógicas e digitais comraios-X e no radiodiagnóstico, na evolução eestadiamento das diferentes patologias, emambulatórios, unidades de terapia intensiva,centros cirúrgicos e unidades de internação e depronto atendimento.Pode participar de processos administrativospertinentes aos segmentos radiológicos, bemcomo atuar nas indústrias de equipamentos,empresas de serviços e de insumos relacionadosà radiologia.
  4. 4. Pré-requisitosTer 18 anos, no mínimo, e o ensino médiocompleto.* Para atender candidatos estrangeiros com vistoProvisório ou Temporário-Estudante é precisoque a duração do curso seja compatível com aduração de estada no país. Também é necessárioo parecer de equivalência de estudos, em nível deconclusão do Ensino Médio, expedido pelaDiretoria de Ensino mais próxima de suaresidência, valendo inclusive o protocolo deentrada por ela emitida, (até 60 dias) a data doseu vencimento, quando deverá ser substituídopelo seu parecer.
  5. 5. MétodoAs competências profissionais descritas na organização curricular foram definidas combase no perfil profissional de conclusão, considerando processos de trabalho decomplexidade crescente relacionados com a área de radiologia. Tais competênciasdesenham um caminho metodológico que privilegia a prática pedagógicacontextualizada, colocando o aluno perante situações problemáticas que possibilitem oexercício contínuo da mobilização e da articulação dos saberes necessários para a açãoe a solução de questões inerentes à natureza do trabalho nesse segmento.A incorporação de tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras previstas para estecurso, como o trabalho por projeto, atende aos processos de produção da área, àsconstantes transformações que lhe são impostas e às mudanças socioculturais relativasao mundo do trabalho, pois propicia aos alunos a vivência de situaçõescontextualizadas, gerando desafios que levam a um maior envolvimento, instigando-os adecidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento profissional.Permite, ainda, a oportunidade de trabalho em equipe, assim como o exercício da ética,da responsabilidade social e da atitude empreendedora.
  6. 6. MétodoAs situações de aprendizagem previstas para cadamódulo têm como eixo condutor um projeto que serádesenvolvido no decorrer do curso, considerandocontextos similares àqueles encontrados nas condiçõesreais de trabalho, focados em cada módulodesenvolvido, e que estimula a participação ativa dosalunos na busca de soluções para os desafios que deleemergem.
  7. 7. EstágioO estágio é o contexto de ensino-aprendizagem que mais se aproxima do efetivo exercícioprofissional e caracteriza uma condição privilegiada de integração e consolidação dascompetências profissionais. A carga horária de estágio prevista para o curso é de 200horas, mas devido determinação da Resolução CONTER nº 013/08, o aluno deverárealizar o total de 400 horas de estágio profissional supervisionado mais 1200 horas deteoria e prática no curso para a obtenção do registro profissional junto aos CRTRs. OSenac possibilitará a complementação das 200 horas de estágio além das 200 horasconstantes em seu plano de curso para atender a esse Conselho Nacional de Técnicos emRadiologia.O estágio será realizado em ambiente especializado de saúde, que presta serviços deradiologia, como clínicas de serviços de diagnóstico por imagem e hospitais que ofereçamas condições necessárias ao cumprimento de sua função educativa e será acompanhadopor um docente coordenador indicado pelo Senac, que se responsabiliza pela avaliação doaluno.
  8. 8. ProgramaMÓDULO 1 - Fundamentos em SaúdeCarga horária:94 horasIntegra o aluno no campo da saúde, por meio do contatocom profissionais da área, processos, normas e ambientesnos quais irão atuar. Realização de atividades simuladasque permitem contextualizar o trabalho na saúde e nosegmento radiológico e hospitalar.MÓDULO 2 - Fundamentos em RadiologiaCarga horária:240 horasPossibilita ao aluno unir o conhecimento com ashabilidades, por meio da execução de simulaçõesradiográficas dentro do laboratório.
  9. 9. ProgramaMÓDULO 3 - Processo de Trabalho em SaúdeCarga horária:154 horasPermite ao aluno identificar as diversas fases do ciclohumano, correlacionando patologias, anatomias eprocessos fisiológicos, bem como identificar osprocedimentos de enfermagem exigidos em unidadesmédicas.A realização de atividades monitoradas é obrigatória e temcomo finalidade a visualização das diversas unidades quecompõem uma instituição hospitalar e clínica.MÓDULO 4 - Técnicas Radiológicas ICarga horária:300 horasPossibilita ao aluno identificar anatomia humana eradiológica com posicionamento, bem como reconhecer eaplicar técnicas com raios-X e controlar os fatores queafetam a formação das imagens
  10. 10. ProgramaMÓDULO 5 - Técnicas Radiológicas IICarga horária:200 horasPossibilita ao aluno identificar anatomia humana eradiológica com posicionamento, bem como reconhecere aplicar técnicas com raios-X e controlar os fatores queafetam a formação das imagens.MÓDULO 6 - Exercício ProfissionalCarga horária:116 horasPermite ao aluno identificar os princípios éticos e deexercício profissional, bem como de gestão e atuaçãona área da radiologia.
  11. 11. ProgramaMÓDULO 7 - Radiodiagnóstico e RadioterapiaCarga horária:96 horasPermite ao aluno reconhecer os diferentes métodos doradiodiagnóstico (tomografia, ressonância, medicinanuclear, sistemas digitais), bem como os princípiosfísicos aplicados aos tratamentos com radiação(radioterapia).
  12. 12. Certificação Após concluir todos os módulos com aprovação, mais o estágio profissional supervisionado ecomprovar a conclusão do Ensino Médio, o alunorecebe o Diploma de Técnico em Radiologia, com validade nacional e direito a prosseguimento de estudos na educação superior.
  13. 13. Infraestrutura O laboratório de Radiologia contem além de acessórios radiográficos, banco de Imagens (películas) de RX, TC, RM e Mamografia, negatoscópios, Phantons (protótipos do corpo humano) para simulação radiográfica, um equipamento fixo de Raios-X interligado a um equipamento de Radiografia Digital (CR) .Laboratório da Unidade Tiradentes
  14. 14. Infraestrutura Neste curso, o aluno tem contato com uma metodologia diferenciada, que utiliza a prática experimental realizada com estes protótipos dos membros do corpo humano (Panthons) para executar procedimentos radiológicos. Tem ainda a oportunidade de adquirir experiência em equipamentos de raio X e sistemas de revelação e digitalização de imagens.Laboratório da Unidade Tiradentes
  15. 15. Informações Unidades ofertantes no Senac São Paulo Senac Campinas e Senac Tiradentes http://www.sp.senac.br/cursostecnicos 0800 883 2000

×