Técnico em Podologia - Senac São Paulo

590,004 views
630,448 views

Published on

Este é um curso profissionalizante. O aluno aprende a identificar afecções e disfunções que podem afetar os pés e também a efetuar procedimentos podológicos para diferentes patologias, incluindo avaliação de alterações e deformidades podais e seleção e aplicação de técnicas que permitem a recuperação e a reabilitação. É capacitado a executar técnicas básicas de reflexologia podal e desenvolve competências para empreender seu próprio negócio, ou então atuar como colaborador em diferentes setores das áreas de saúde e bem–estar.
(Carga horária mínima: 1.200)

Para mais informações, acesse http://j.mp/yvsoTr

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
590,004
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
20
Actions
Shares
0
Downloads
189
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Técnico em Podologia - Senac São Paulo

  1. 1. Cursos Técnicos – Senac São Paulo Técnico em Podologia
  2. 2. Apresentação do curso e requisitos de acesso O curso Técnico em Podologia desenvolve no aluno as competências necessárias para identificar afecções e disfunções que acometem os pés, selecionar e executar procedimentos podológicos para diferentes patologias, incluindo avaliação de alterações e deformidades podais e aplicação técnicas básicas de reflexologia podal, de forma competente, ética, crítica e responsável, alicerçada em fundamentação teórica e práticas profissionais, com ênfase no empreendimento do próprio negócio. Carga horária: 1.200 horas Requisitos de acesso: o candidato deve ter no mínimo 18 anos e estar cursando a 2ª série do ensino médio.
  3. 3. Mercado de Trabalho O Técnico em Podologia é o profissional que realiza ações de promoção da saúde e prevenção das podopatias. Identifica lesões elementares externas dos pés e realiza procedimentos podológicos em diferentes tipos de afecções, utilizando técnicas como lixamento, correção das unhas e reflexologia podal, em conformidade com as normas e legislações vigentes. Atua em gabinetes de podologia, clínicas médicas e estéticas, clubes esportivos e sociais, academias, spas, institutos de beleza, home care, hospitais e em Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), como autônomo, prestador de serviços ou empregado em estabelecimentos públicos, privados ou do terceiro setor. Interage com outros profissionais de saúde e beleza, podendo compor equipe multiprofissional.
  4. 4. Diferenciais • Atividades práticas em laboratório de Podologia com atendimento ao público sob o acompanhamento e supervisão do docente. • Metodologia focada em projetos e vivências de situações reais de trabalho, visando à formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado. • Desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras, favorecendo o gerenciamento do empreendimento e atuação estratégica na prestação de serviços. • Docentes com experiência profissional na área. • Tradição e reconhecimento: o Senac atua na área de Podologia desde 1984, sendo referência no mercado de trabalho.
  5. 5. Metodologia O currículo do curso está estruturado em quinze unidades curriculares com os conteúdos interligados, propiciando assim a perspectiva interdisciplinar necessária ao aluno. São previstas situações de aprendizagem como estudos de casos, proposições e discussões de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com especialistas da área e empresas, visitas técnicas, atividades comunitárias e atividades práticas em laboratório de podologia com atendimento ao público, sob o acompanhamento e supervisão do docente. A oportunidade de reflexão entre os alunos e os docentes, e o compartilhamento das tecnologias e técnicas adotadas no curso e nos atendimentos entre pares e à comunidade, promove um contínuo aperfeiçoamento dos discentes sob a ótica da prática profissional.
  6. 6. Unidades Curriculares
  7. 7. Unidades Curriculares   UC9: Realizar procedimentos podológicos nas hiperqueratoses  dos pés. 108 horas UC10:  Realizar  procedimentos  podológicos  nas  dermatoses  infecciosas. 108 horas UC11: Realizar procedimentos de relaxamento e bem-estar  em Podologia. 60 horas UC12: Realizar ações de promoção da saúde e prevenção de  podopatias. 48 horas UC13: Realizar atividades administrativas para o trabalho em  Podologia 36 horas UC14: Prática Profissional em Podologia. 120 horas Carga Horária Total*  1200 horas * Soma das Unidades Curriculares, inclusive Projeto Integrador.
  8. 8. Programa UC 1 – Estabelecer ações de relacionamento com os clientes de Podologia (36 horas) Vivência de atendimento ao cliente: apresentação e divulgação de seus serviços e ações de venda e pós-venda , de acordo com a necessidade do cliente. UC 2 – Preparar o ambiente de trabalho em Podologia (36 horas) Organiza o ambiente de trabalho: apresentação dos utensílios, equipamentos, mobiliários e insumos da Podologia, considerando a utilização, manutenção e as normas de biossegurança aplicáveis ao exercício profissional. UC 3 – Realizar avaliação das condições de saúde do cliente em Podologia (108 horas) Mapeia as condições de saúde do cliente: identificação, análise e registro na ficha de avaliação com base nas informações prestadas pelos clientes e o suporte básico de primeiros socorros. UC 4 – Realizar avaliação podológica do cliente (72 horas) Instrumento de avaliação podológica: realização de exames físicos e inspeção visual, aplicação de testes de sensibilidade, avaliação da marcha e das impressões plantares.
  9. 9. Programa UC 5 – Realizar a profilaxia podal (96 horas) Plano de atendimento: seleção de insumos, instrumentos e equipamentos, realização da podoprofilaxia e orientação ao cliente de acordo com o plano de atendimento e das normas de biossegurança. UC 6 – Realizar procedimentos de correção de unhas (96 horas) Plano de atendimento para correção das lâminas ungueais: seleção dos equipamentos, insumos e instrumentos necessários para a colocação das órteses ungueais (ECLU), considerando a técnica indicada e a avaliação do cliente, respeitando os princípios de biossegurança e orientando o cliente para a manutenção. UC 7 – Realizar procedimentos podológicos nas onicopatias inflamatórias (108 horas) Onicopatias inflamatórias: plano de atendimento, realização dos procedimentos, aplicação de curativos simples, aplicação de eletroterapia, aplicação de fitoterápicos de acordo com as normas de biossegurança.
  10. 10. Programa UC 8 – Realizar procedimentos podológicos nas onicopatias infecciosas (108 horas) Elabora o plano de atendimento para onicopatias infecciosas, selecionando técnica, equipamentos, produtos fitoterápicos e orientam os clientes nos cuidados domiciliares. UC 9 – Realizar procedimentos podológicos nas hiperqueratoses dos pés (108 horas) Elabora o plano de atendimento nos casos de hiperqueratose de acordo com a avaliação do cliente, utilizando técnicas, produtos, equipamentos e utensílios necessários ao procedimento. Utiliza eletroterapia nas fissuras e de protetores no pós procedimento. UC 10 – Realizar procedimentos podológicos nas dermatoses infecciosas (108 horas) Elabora o plano de atendimento para as dermatoses infecciosas com base em suas características, utilizando técnicas, equipamentos e produtos específicos a cada caso.
  11. 11. Programa UC 11 – Realizar procedimentos de relaxamento e bem-estar em Podologia (60 horas) Realiza a técnica de massagem relaxante, reflexologia podal e spa dos pés de acordo com a ficha de avaliação do cliente, considerando as indicações e contraindicações e normas de biossegurança. UC 12 – Realizar ações de promoção da saúde e prevenção de podopatias (48 horas) Mapeia as condições de saúde da comunidade, elaborando propostas educativas para promoção de saúde e prevenção de podopatias e executa ações, orientando a comunidades sobre os cuidados com os pés.
  12. 12. Programa UC 13 – Realizar atividades administrativas para o trabalho em Podologia (36 horas) Planeja o espaço de podologia de acordo com a legislação vigente, mercado e perfil do cliente. UC 14 - Prática Profissional (120 horas) Promove a integração, a mobilização e a articulação das competências do curso, propiciando aos alunos ampla vivência do processo de trabalho em Podologia UC 15 - Projeto Integrador (60 horas) É uma Unidade Curricular de Natureza Diferenciada, baseada na metodologia de ação- reflexão-ação, que se constitui na proposição de situações desafiadoras a serem cumpridas pelo aluno.
  13. 13. Certificação Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, é conferido o diploma de Técnico em Podologia, com validade nacional.
  14. 14. Infraestrutura Laboratório de Podologia equipado de acordo com a área para a realização dos procedimentos podológicos. Sala de aula convencional com equipamentos de multimídia e mobiliada com cadeiras móveis. Biblioteca com acervo contendo os títulos da bibliografia básica indicada no correspondente Plano de Curso, computadores conectados à Internet, data show e outros equipamentos.
  15. 15. Informações e inscrições Central de Atendimento: 0800 883 2000 Link para as Unidades ofertantes: Unidades com oferta no Estado de São Paulo Link para todos os cursos técnicos da Instituição: http://www.sp.senac.br/cursostecnicos

×