Técnico em Massoterapia

949,154 views
1,094,328 views

Published on

Este é um curso profissionalizante. O aluno aprende diversas técnicas de massagens terapêuticas ocidentais e orientais, com a finalidade de promover a saúde e o bem-estar das pessoas. O estudante também é capacitado para empreender seu próprio negócio e atuar como colaborador em diferentes setores das áreas de saúde e bem–estar.
(Carga horária mínima: 1.200)

Para mais informações, acesse http://j.mp/wofxiS

Published in: Education
1 Comment
11 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
949,154
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
871,829
Actions
Shares
0
Downloads
616
Comments
1
Likes
11
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Técnico em Massoterapia

  1. 1. Técnico em Massoterapia Cursos Técnicos - Senac São Paulo
  2. 2. Apresentação do curso e requisitos de acesso O Técnico em Massoterapia é um curso profissionalizante onde o aluno desenvolve as competências relacionadas a avaliação massoterapêutica, seleção e execução de massagens ocidentais e orientais, incluindo terapias complementares e integrativas e gerenciamento do seu próprio negócio. Carga horária: 1.200 horas Requisitos de acesso: candidato deve ter, no mínimo, 18 anos e cursando o 2º ano do ensino médio.
  3. 3. Mercado de trabalho O Técnico em Massoterapia é o profissional de Saúde que realiza massagens ocidentais e orientais com a finalidade de promover relaxamento, saúde e bem-estar. Pode atuar em espaço próprio, domicílio, instituto de estética, beleza e bem-estar, clínica médica, hospital, casa de repouso e centro de convivência para idosos, clube desportivo ou social, hotel, condomínio, sauna, spa, academia, cen tro de fitness, programa de qualidade de vida oferecido pelas empresas a seus trabalhadores e programa social voltado à promoção da saúde coletiva.
  4. 4. Diferenciais • Atividades práticas em laboratório de massoterapia com atendimento massoterápico ao público, sob o acompanhamento e supervisão do docente. • Metodologia focada em projetos e vivências de situações reais de trabalho, visando à formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado. • Módulo de empreendedorismo que propõe o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras, favorecendo o gerenciamento do empreendimento e atuação estratégica na prestação de serviços. • Docentes com experiência profissional na área. • Tradição e reconhecimento: o Senac atua na área de Massoterapia desde 1995, sendo referência no mercado de trabalho.
  5. 5. Metodologia O currículo do curso está estruturado em oito módulos com os conteúdos interligados propiciando assim a perspectiva interdisciplinar necessária a esse profissional. São previstas situações de aprendizagem como estudos de casos, proposições e discussões de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com especialistas da área e empresas, visitas técnicas, atividades comunitárias e atividades práticas em laboratório de massoterapia com atendimento ao público, sob o acompanhamento e supervisão do docente. As técnicas de massagens executadas são discutidas no decorrer do curso no contexto de estudos de casos, o que resulta no aprofundamento, compartilhamento das técnicas e reflexão contínua do profissional sobre sua prática.
  6. 6. Organização curricular Módulo Organização Curricular Carga Horária 1 Ambientação Profissional 56 horas 2 Fundamentos de Saúde em Massoterapia 160 horas 3 Avaliação Massoterapêutica 152 horas 4 Massagens Ocidentais 302 horas 5 Massagens Orientais 290 horas 6 Promoção da Saúde 60 horas 7 Acompanhamento Massoterapêutico 100 horas 8 Gestão Empreendedora 80 horas
  7. 7. Programa Módulo 1 – Ambientação Profissional (56 horas) Integra o aluno no campo da Massoterapia, mediante contato com profissionais da área, ambientes nos quais atuam e vivências que permitam contextualizar o trabalho na área da Saúde numa visão holística e no segmento, de modo que possa articular suas expectativas sobre a profissão com as possibilidades que ela oferece, assim como valores e atitudes voltados à qualidade no atendimento, visando o seu desenvolvimento profissional. Módulo 2 - Fundamentos de Saúde em Massoterapia (160 horas) Nesse módulo são abordadas as estruturas anatômicas e fisiológicas dos sistemas tegumentar, cardiorrespiratório, linfático, geniturinário, digestório, nervoso e endócrino, além de biossegurança e noções de primeiros socorros, visando ao cuidado e a qualidade no atendimento ao cliente.
  8. 8. Programa Módulo 3 - Avaliação Massoterapêutica (152 horas) Esse módulo mobiliza os conhecimentos relacionados a identificação das estruturas anatômicas e fisiológicas dos sistemas músculoesquelético e articular, biomecânica e cinesiologia, hábitos nutricionais, indicações e contraindicações relativas e absolutas a serem considerados pelo profissional na elaboração da ficha de avaliação massoterapêutica, visando a técnica de massagem mais adequada ao cliente. Módulo 4 - Massagens Ocidentais (302 horas) São desenvolvidas as competências e habilidades necessárias para a aplicação de massagens ocidentais como massagem clássica, quick massage, drenagem linfática manual facial e corporal, reflexologia podal e terapias complementares e integrativas como aromaterapia e cromoterapia, com base na avaliação massoterapêutica, de acordo com as necessidades do cliente, visando qualidade e ética no atendimento.
  9. 9. Módulo 5 – Massagens Orientais (290 horas) São desenvolvidas as competências e habilidades necessárias para a aplicação de massagens orientais da Medicina Tradicional Chinesa como shiatsu, do-in, tuiná e auriculoterapia utilizando recursos terapêuticos como moxa, ventosa e qua-shá, com base na avaliação energética, de acordo com as necessidades do cliente, visando qualidade no atendimento. Módulo 6 – Promoção da Saúde (60 horas) Esse módulo promove a interação do aluno com a comunidade por meio da aplicação do plano de orientação com foco no autocuidado e nos benefícios da massagem para prevenção, promoção, manutenção da saúde e melhoria de qualidade de vida, visando ao exercício da responsabilidade social. Programa
  10. 10. Módulo 7 – Acompanhamento Massoterapêutico (100 horas) São desenvolvidas as competências relacionadas ao acompanhamento massoterapêutico, a partir da avaliação massoterapêutica, elaboração do plano terapêutico, seleção e aplicação de técnicas de massagens orientais e ocidentais, incluindo terapias complementares e integrativas, de acordo com a necessidade do cliente e aplicação das boas práticas de atendimento, normas de biossegurança e ergonomia. Módulo 8 – Gestão Empreendedora (80 horas) Nesse módulo o aluno desenvolve um plano de negócios, constituindo competências que contribuam para a sustentabilidade do seu próprio empreendimento, a participação no gerenciamento de empresas ou, ainda, a atuação estratégica na prestação de serviços. Programa
  11. 11. Certificação Após conclusão com aprovação nos 8 módulos que compõem a organização curricular do curso e comprovação de conclusão do ensino médio será conferido o Diploma de Técnico em Massoterapia.
  12. 12. Infraestrutura Laboratório de Massoterapia equipado de acordo com a área para a realização de massagem ocidentais e orientais. Sala de aula convencional com equipamentos de multimídia e mobiliada com cadeiras móveis. Biblioteca com acervo bibliográfico das áreas da Saúde e Empreendedorismo. Laboratório de Massoterapia da Unidade Aclimação
  13. 13. Informações e inscrições Unidades ofertantes no 0800 883 2000 http://www.sp.senac.br/cursostecnicos Senac São Paulo

×