• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Técnico em Meio Ambiente - Senac São Paulo
 

Técnico em Meio Ambiente - Senac São Paulo

on

  • 210,396 views

Curso profissionalizante que capacita o aluno a reconhecer as relações existentes entre os elementos dos meios físico, natural e sócio-cultural, utilizando tecnologias adequadas ao trato das ...

Curso profissionalizante que capacita o aluno a reconhecer as relações existentes entre os elementos dos meios físico, natural e sócio-cultural, utilizando tecnologias adequadas ao trato das questões ambientais, em consonância com a legislação pertinente.

O participante tem contato com as competências necessárias ao exercício da profissão, definidas a partir da análise do processo de trabalho do segmento, contemplando as novas tendências culturais e mercadológicas e privilegiando a busca pela qualidade de vida, individual e coletiva.
(Carga horária mínima: 1.200)

Para mais informações, acesse http://j.mp/rgK5cy

Statistics

Views

Total Views
210,396
Views on SlideShare
5,849
Embed Views
204,547

Actions

Likes
2
Downloads
30
Comments
1

21 Embeds 204,547

http://www.sp.senac.br 203793
http://www3.sp.senac.br 519
http://www.google.com.br 72
https://www.google.com.br 50
http://admin.sp.senac.br 42
http://sp.senac.br 22
http://www1.sp.senac.br 17
http://webcache.googleusercontent.com 8
http://webcache-exp-test.googleusercontent.com 5
https://www.google.com 3
http://www.microhomelocal.com 2
http://10.2.0.16 2
http://www.google.com 2
http://10.2.0.29 2
http://translate.googleusercontent.com 2
http://172.16.32.157 1
http://74.6.147.41 1
http://gesportal.sp.senac.br 1
http://cc.bingj.com 1
http://www.google.fr 1
http://10.10.229.10 1
More...

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

11 of 1 previous next

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Técnico em Meio Ambiente - Senac São Paulo Técnico em Meio Ambiente - Senac São Paulo Presentation Transcript

    • Cursos Técnicos Senac São Paulo Técnico em Meio Ambiente
    • Técnico em Meio Ambiente É um curso de educação profissional técnica de nível médio que habilita profissionais para atuarem na área de Meio Ambiente, realizando ações de educação ambiental, de preservação dos recursos naturais, de prevenção e controle de aspectos e impactos ambientais, de gerenciamento ambiental e de gestão integrada. Carga horária: 1200 horas
    • Mercado de Trabalho O setor produtivo e a sociedade estão em constante transformação. Encontrar soluções ambientalmente mais eficientes, capazes de gerar um desenvolvimento econômico sustentável, tem se tornado um dos maiores desafios da sociedade no século XXI. A Intensificação da problemática ambiental ao longo dos tempos, provocada principalmente pela ação das grandes indústrias, vem impulsionando uma nova forma de pensar e agir, um novo modelo de desenvolvimento, conhecido como desenvolvimento sustentável. A pressão social nos últimos anos sobre a atuação das grandes indústrias poluidoras aumentou significativamente, e esta pressão social acabou pressionando o poder público a formular e reformular padrões de qualidade nas quais as empresas deveriam embasar o funcionamento de suas atividades.
    • Quem é o Técnico em Meio Ambiente? O Técnico em Meio Ambiente é o profissional que atua em ambientes naturais, urbanos e rurais em instituições públicas, privadas ou em organizações não governamentais, integrando equipes multiprofissionais ou como profissional autônomo. Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais, bem como elabora laudos, relatórios e estudos ambientais. Elabora, supervisiona e executa sistemas de gestão ambiental e integrada, identifica padrões de produção e consumo de energia, desenvolve e executa planos de ação e manejo de recursos naturais. Atua, também, na organização de programas de educação ambiental e na criação e implantação de programas de identificação, prevenção, mitigação, monitoramento e compensação de impactos associados ao meio ambiente.
    • Diferenciais do curso no Senac São Paulo O curso Técnico em Meio Ambiente do Senac dá direito ao credenciamento no CRQ (Conselho Regional de Química).
    • O que você irá encontrar no curso? O curso prevê muitas atividades que aproximam os alunos do mundo do trabalho como estudo de casos e do meio, visitas técnicas, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com especialistas da área, atividades junto à comunidade, contato com empresas e desenvolvimento de projetos.
    • Método Serão propostas atividades de pesquisas, plenárias, exposições dialogadas, estudo de casos, simulações, visitas técnicas, vivências em laboratório, vídeos, palestras, proposição de problemas, contatos com especialistas da área, entre outras que contribuem para a aproximação do aluno com a realidade do mercado de trabalho. As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto que será desenvolvido no decorrer do curso, considerando contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e que estimulam a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.
    • Qual o título que o curso confere: Diploma de Técnico em Meio Ambiente, para aqueles que obtiverem aprovação em todos os módulos do curso e comprovarem a conclusão do Ensino Médio.
    • Pré-requisito Para matrícula no curso, o candidato deve estar cursando, no mínimo, a 2ª série do ensino médio.
    • Programa Módulo I – Recursos Naturais 240 horas •Caracterizar biodiversidade e recursos naturais, com base em conceitos e princípios biogeoquímicos, avaliando a dinâmica dos ecossistemas de forma sustentável. •Identificar processos de poluição ambiental no ar, na água, no solo e na vegetação, por meio dos indicadores físico-químicos e biológicos, visando assegurar qualidade ambiental de acordo com os aspectos legais. Módulo II – Educação Ambiental 200 horas •Identificar a transformação do espaço natural, baseado nos princípios e conceitos da educação ambiental, compreendendo a problemática ambiental. •Analisar conflitos socioambientais gerados pelo homem, com base em instrumentos políticos, a fim de definir ações que visem resolução dos mesmos. •Elaborar e aplicar instrumentos ecopedagógicos, analisando aspectos ambientais, sociais e culturais, promovendo o desenvolvimento da comunidade.
    • Programa Módulo III – Diagnóstico Ambiental 260 horas •Identificar, analisar e diagnosticar aspectos e impactos ambientais e riscos socioeconômicos associados, considerando os processos produtivos, os recursos renováveis e não renováveis, e utilizando metodologias e técnicas adequadas. •Acompanhar processos de licenciamento ambiental, encaminhando documentação técnica aos órgãos competentes, para atender as exigências legais. Módulo IV – Gerenciamento Ambiental 240 horas •Elaborar e monitorar programas de gerenciamento ambiental de acordo com o processo produtivo, respeitando normas técnicas e legislação vigente, objetivando minimizar impactos gerados pelas ações pertinentes ao processo produtivo. •Monitorar e controlar parâmetros e padrões de qualidade relativos à água, ao solo, ao ar e à vegetação, com base em aspectos legais, tendo em vista a promoção da saúde pública e a sustentabilidade dos ecossistemas. •Propor e executar ações comprometidas com a sustentabilidade, mobilizando conceitos e princípios das ciências humanas e naturais e uso de métodos e tecnologias pertinentes, visando prevenção, controle, minimização e mitigação de impactos ambientais.
    • Programa • • • • • Módulo V – Gestão Integrada 200 horas Interpretar as normas aplicáveis ao sistema de gestão integrada, pautados em dados da organização e nos requisitos auditáveis das normas, visando a otimização dos processos de qualidade, saúde e segurança, meio ambiente e responsabilidade social. Participar da implementação do sistema de gestão integrada, aplicando e avaliando os requisitos auditáveis, visando otimização, excelência e sustentabilidade dos processos produtivos. Monitorar o sistema de gestão integrada com base nas normas e requisitos auditáveis, propondo melhorias, visando o processo de certificação. Módulo VI – Empreendedorismo Sustentável 60 horas Visualizar as características do comportamento empreendedor sustentável, aplicando os processos criativos e inovadores a fim de identificar oportunidades de negócios e a geração de ideias socioambientais. Elaborar plano de negócio com base em conceitos de empreendedorismo e sustentabilidade, definindo estratégias para minimizar riscos envolvidos, propondo soluções ambientais e aumentando a chance de sucesso do empreendimento sustentável.
    • Informações Unidades ofertantes no Senac São Paulo http://www.sp.senac.br/cursostecnicos 0800 883 2000