Your SlideShare is downloading. ×
Pós-graduação em Produção e Gestão Jornalística - Centro Universitário Senac
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Pós-graduação em Produção e Gestão Jornalística - Centro Universitário Senac

38,261
views

Published on

Curso de pós-graduação (lato sensu) em Produção e Gestão Jornalística, oferecido pelo Centro Universitário Senac, foi concebido para formar não-jornalistas em profissionais capazes de atuar nas mídias …

Curso de pós-graduação (lato sensu) em Produção e Gestão Jornalística, oferecido pelo Centro Universitário Senac, foi concebido para formar não-jornalistas em profissionais capazes de atuar nas mídias impressas (jornais, revistas, entre outros), eletrônicas e digitais (como TV, sites e blogs), mas também está estruturado como uma relevante alternativa para jornalistas que buscam um diferencial competitivo, com visão abrangente e multimídia, inovador em relação à formação tradicional.

Carga horária: 366 horas
Saiba mais em http://t.co/zxDutSp

Published in: Education

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
38,261
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
47
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Produção e Gestão Jornalística Centro Universitário Senac
  • 2. Produção e Gestão JornalísticaO Curso A pós-graduação (lato sensu) emProdução e Gestão Jornalística foiconcebida, principalmente, para formar não-jornalistas em profissionais de Produção e GestãoJornalística, capazes de atuar nas mídias impressas(jornais, revistas, entre outros), eletrônicas edigitais (como TV, sites e blogs). Também pode seruma alternativa para jornalistas que buscamatualização e um diferencial competitivo - visãoabrangente e multimídia, o que é inovador emrelação à formação tradicional.Carga horária: 366 horas
  • 3. Produção e Gestão JornalísticaPropostaOferecer formação conceitual e prática sobrecomunicação jornalística e edição de conteúdo pormeio de experiências reais destas atividades,aderente à realidade de mercado.Discutir a convergência de mídias, estimulandoreflexão sobre mudanças geradas por elas nosprocessos de trabalho, na relação com público-receptor e na natureza da informação.
  • 4. Produção e Gestão JornalísticaContexto Nova realidade da atividadejornalística no Brasil: desde 2009, o diploma dejornalismo não é mais obrigatório para o exercícioda profissão. A prática jornalística está mudandoem função convergência de mídias*, ou seja, omesmo conteúdo é oferecido em diversoslugares. As redes sociais** são a novaferramenta de trabalho dos profissionais. Alémdisso, o público pode produzir seu próprioconteúdo, gerando mudanças no jornalismo.* Mídias = TV, jornais, rádio, revistas, internet, celular etc.** Redes sociais = blogs, Facebook, Twitter, Orkut etc.
  • 5. Produção e Gestão JornalísticaA quem se destina?Público-alvoGraduados nas diversas modalidades da comunicação ou graduados de outras áreas que já trabalhem ouambicionem atuar profissionalmente no jornalismo nas funções de gestor de conteúdo editor, redator,repórter e articulista, entre outros.
  • 6. Produção e Gestão JornalísticaMercado de Trabalho O profissional que concluir a Pós-Graduação Lato Sensu em Produção e GestãoJornalística poderá atuar como jornalista (repórter, editor, redator, etc) em veículos de comunicação(jornais, revistas, rádio, televisão ou sites), levando conteúdo informativo ou noticioso para diversos públicos,genérico ou especializado. Será capaz de entender a natureza dos canais de comunicação e mídias digitais na atividadejornalística, tendo visão global de como estes recursos podem trabalhar a seu favor e a favor dosconsumidores da informação.
  • 7. Produção e Gestão JornalísticaEstrutura do Curso• Novas teorias da comunicação• Jornalismo básico: da notícia à reportagem• Estilos de redação e edição• Jornalismo especializado: conteúdo x público• Assessoria de imprensa• Mídias sociais e seu impacto no jornalismo• Jornalismo em ambiente multimídia (EAD)• Práticas do radiojornalismo• Práticas de telejornalismo• Planejamento de comunicação integrada• Criação e gestão de produtos editoriais• Seminários avançados em Jornalismo
  • 8. Produção e Gestão JornalísticaNovas teorias da comunicação (24h)Aborda os fenômenos da comunicação estudados por importantes filósofos. Discute seus efeitos do ponto de vistasocial e psíquico. Transporta as principais correntes de pensamento da comunicação para a nova realidade dojornalismo.Jornalismo básico: da notícia à reportagem (36h)Apresenta os processos para desenvolvimento e veiculação de conteúdo informativo nos meios de comunicação.Discute apuração de dados, entrevistas, coberturas, redação, edição e transmissão. Aborda os vários formatos desteconteúdo (notícias, reportagens, artigos, etc).Estilos de redação e edição (36h)Contempla os conhecimentos sobre o trabalho de redação e edição de conteúdos jornalísticos. Trabalha a hierarquia dainformação, vocabulário, linguagem e tom. Discute as diferenças entre veículos impressos e online.Jornalismo especializado: conteúdo x público (24h)Discute a contribuição dos especialistas no fazer jornalístico. Apresenta ferramentas e habilidades que devem serdesenvolvidas por eles para seguir carreira jornalística, tendo em vista sua capacidade de traduzir assuntos técnicospara o público leigo.
  • 9. Produção e Gestão JornalísticaAssessoria de imprensa (24h)Contextualiza a atuação do assessor como mediador entre instituições e redações. Apresenta metodologiasutilizadas na busca de espaços editorais nos veículos (revistas, jornais, sites, rádios, blogs etc.) no sentido dedivulgar fatos ou informações relevantes.Mídias sociais e seu impacto no jornalismo (24h)Aborda a atuação e novas atribuições do jornalista no contexto das mídias sociais. Discute os conceitos deconteúdo gerado pelo usuário. Explora como redes sociais são utilizadas como fontes pautas e histórias.Jornalismo em ambiente multimídia (36h – EAD)Discute a atividade jornalística no contexto da convergência de mídias (vídeo, áudio, texto e imagem) emdiversos veículos ou plataformas (jornais, revistas, rádio, sites etc.). Analisa o impacto da tecnologia nocomportamento do público e na rotina do profissional de jornalismo.Práticas de radiojornalismo (36h)Apresenta as principais técnicas, ferramentas e linguagem para o desenvolvimento e transmissão de umprograma de notícias numa rádio ou na internet.
  • 10. Produção e Gestão JornalísticaPráticas de telejornalismo (36h)Apresenta as principais técnicas e ferramentas para o desenvolvimento e transmissão de um programajornalístico na televisão ou na internet. Explica como fazer uma reportagem para um jornal de TV, comqualidade e credibilidade.Planejamento de comunicação integrada (24h)Apresenta o trabalho do jornalista em empresas, órgãos governamentais, entidades do terceiro setor etc.Discute como desenvolver planos de comunicação para divulgar uma iniciativa para diferentes públicos, emvários meios.Criação e gestão de produtos editoriais (36h)Fundamenta as etapas de criação (concepção, estratégia, planejamento e realização) de um projeto de cunhoinformativo, por exemplo a invenção do quadro de um programa jornalístico de TV. Discute também desafiosde gestão.Seminários avançados em jornalismo (24h)Apresenta os fundamentos teóricos para a elaboração do trabalho de conclusão do curso. Discute asmudanças, crises e oportunidades em tempos de queda da obrigatoriedade do diploma e convergência dasmídias digitais.
  • 11. Produção e Gestão JornalísticaUnidade ofertante em 2011Senac Lapa ScipiãoRua Scipião 67 - LapaSão Paulo - SPCEP: 05047-060Telefone: (11) 3475-2200Fax: (11) 3475-2299 http://www.sp.senac.br/posgraduacao 0800 883 2000
  • 12. Produção e Gestão JornalísticaInfraestrutura do Senac Lapa Scipião
  • 13. Produção e Gestão JornalísticaInfraestrutura do Senac Lapa Scipião
  • 14. Produção e Gestão JornalísticaInfraestrutura do Senac Lapa Scipião