• Like
Pós-graduação em Gestão Empreendedora - a distância - Centro Universitário Senac
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Pós-graduação em Gestão Empreendedora - a distância - Centro Universitário Senac

  • 37,280 views
Published

O curso de pós-graduação (lato sensu) visa formar profissionais capazes de traçar estratégias empreendedoras e ensina técnicas de criação e gestão de novos empreendimentos. O conteúdo, elaborado de …

O curso de pós-graduação (lato sensu) visa formar profissionais capazes de traçar estratégias empreendedoras e ensina técnicas de criação e gestão de novos empreendimentos. O conteúdo, elaborado de acordo com as demandas do mercado, prepara o aluno para o desenvolvimento de ações com foco no cliente e que conferem um diferencial competitivo à empresa.

O profissional estará apto a identificar, criar e gerir empreendimentos a partir de uma visão sistêmica, compreendendo as relações da empresa com o ambiente em que atua. Será capaz de implantar seu próprio negócio ou atuar em empresas de forma criativa e com atitude empreendedora, desenvolvendo planos e estratégias rentáveis.
(Carga horária: 368 h)
Saiba mais em: http://t.co/qguAmYe

Published in Education , Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
37,280
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
14
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Pós-graduação emGestão Empreendedora (a distância) Centro Universitário Senac
  • 2. Pós-graduação em Gestão Empreendedora (a distância)Descrição do CursoO curso de pós-graduação (lato sensu) visa formar profissionais capazesde traçar estratégias empreendedoras e ensina técnicas de criação egestão de novos empreendimentos. O conteúdo, elaborado de acordocom as demandas do mercado, prepara o aluno para o desenvolvimentode ações com foco no cliente e que conferem um diferencial competitivoà empresa.O profissional estará apto a identificar, criar e gerir empreendimentos apartir de uma visão sistêmica, compreendendo as relações da empresacom o ambiente em que atua. Será capaz de implantar seu próprionegócio ou atuar em empresas de forma criativa e com atitudeempreendedora, desenvolvendo planos e estratégias rentáveis.(Carga horária: 368 h)
  • 3. Pós-graduação em Gestão Empreendedora (a distância)Pré-requisitosCandidato:• Graduação completa;• Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;• Disponibilidade para participar de 3 (três) encontros para avaliações presenciaisobrigatórias (sempre agendadas aos sábados) na cidade de São Paulo (SP);• Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber,responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.Computador:• Acesso à internet (recomendável banda larga);• Sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux• Possuir endereço eletrônico;• Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, JavaRuntime Environment;• Browser de navegação (Internet Explorer, Mozilla Firefox)• Mínimo de 512 Mb de memória Ram;• Placa de som (on-board ou off-board);• Caixas de áudio ou fone de ouvido;• Microfone (em caso de conferências de áudio).
  • 4. Pós-graduação em Gestão Empreendedora (a distância)MétodoO curso acontece por meio do ambiente virtual de aprendizagem Blackboard, onde sãodisponibilizados os componentes curriculares e seus respectivos recursos didáticos. Oscomponentes curriculares, divididos em unidades de estudo, dispõem de textos-baseque subsidiam conceitualmente os alunos.As atividades envolvem pesquisa, elaboração de propostas, estudos de caso, exercícios,sínteses, aprofundamento teórico e prático, discussões e registros de percurso. Osrecursos permitem a interação e a colaboração entre os participantes da turma e aindaoferecem video colaboração, que permite a comunicação entre alunos e professores,com recursos de voz, texto e apresentação.Trabalho de conclusão de curso: as atividades propostas buscam subsidiar o aluno nodesenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, que pode ser realizado nasmodalidades estudo de caso, aprofundamento conceitual ou plano de negócios. Sãooferecidas diferenciadas formas de conclusão de acordo com os interesses profissionaisde cada participante e das competências a que o egresso se propõe a desenvolver.
  • 5. Pós-graduação em Gestão Empreendedora (a distância)ProgramaO programa auxilia o participante a identificar, criar e gerir empreendimentos por meio de uma visão sistêmicae uma compreensão das relações da empresa com o ambiente externo. Ele também adquire conhecimentospara desenvolver seu próprio negócio ou atuar dentro de empresas de forma criativa, tendo capacidade paradesenvolver planos e estratégias rentáveis.• Empreendedorismo – Aborda o empreendedorismo e o papel do empreendedor, suas habilidades ecaracterísticas. Desenvolve os aspectos estratégicos, gerenciais e operacionais que subsidiam a elaboração doplano de negócios necessário à viabilidade de um empreendimento.• Empreendedorismo social – Aborda o processo de criação de novos empreendimentos independentes oucoletivos que perseguem as missões primárias do benefício social e do lucro financeiro no investimento.Interpreta os riscos lucrativos e não lucrativos numa óptica social. Desenvolve a consciência dos alunos nasolução para os problemas sociais e na avaliação das oportunidades de mercado. Explora os mercados decapital social e as trocas entre os lucros sociais e financeiros e discute assuntos relacionados com a aquisiçãodos recursos necessários. Apresenta as estratégias singulares de marketing e de crescimento social.• Tipos e criação de empresas – Apresenta os tipos de empresas brasileiras desenvolvendo o processo de suacriação, relacionando as habilidades do empreendedor com a sua capacidade empresarial e abordando aestrutura da empresa visando criar empreendimentos competitivos e sustentáveis.
  • 6. Pós-graduação em Gestão Empreendedora (a distância)• Gestão estratégica – Aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica. Desenvolve as etapase processos de definição de negócios, do estabelecimento de objetivos, da formulação, implementação econtrole de estratégias em ambiente de constante mudança visando a criação de vantagens competitivas queresultem em valor para todos os interessados no seu desenvolvimento.• Internacionalização e inovação – Interpreta o fenômeno da globalização de mercados. Analisa as diferentesestruturas dos mercados internacionais, as formas de desenvolvimento de novos produtos e negócios nomercado global e as estratégias competitivas. Aborda a inovação como estratégia sustentável no processo deinternacionalização e a sua relação com o investimento e a pesquisa e desenvolvimento e o crescimentoeconômico.• Noções de contabilidade, fiscalidade e enquadramento jurídico – Apresenta o enquadramento jurídicoempresarial no que diz respeito à forma de recolhimento de tributo. Aborda a análise de operações, registros,princípios e regimes contábeis, visando a obtenção de informações. Apresenta elementos teóricos, legais,práticos e quantitativos presentes nas regras contábeis e na fiscalidade das empresas que permitam captar,registrar, acumular, resumir e interpretar as situações econômicas e financeiras das empresas. Desenvolvemétodos e técnicas que ajudem o empreendedor a tomar as melhores decisões financeiras.• Finanças empresariais – Apresenta os métodos e técnicas que ajudam o empreendedor a tomar as melhoresdecisões financeiras analisando as questões financeiras de curto prazo, o planejamento das operaçõesfinanceiras e a análise de investimentos.
  • 7. Pós-graduação em Gestão Empreendedora (a distância)• Marketing e inovação – Apresenta os conceitos e ferramentas de marketing, desenvolvendo os conceitos decomposto de marketing, segmentação de mercado, posicionamento de produto, comportamento doconsumidor, pesquisa de marketing, estratégias de marketing, estratégia de preço e estratégias decomunicação em marketing. Discutindo o desenvolvimento de novos produtos, enfatiza a incorporação dosclientes e competidores em todas as variáveis do processo de desenvolvimento de novos produtos, levando aempresa a ter relacionamentos estáveis e rentáveis com os mercados em que atua.• Motivação e gestão de recursos humanos – Apresenta os conceitos de motivação e satisfação no trabalhodesenvolvendo os temas sobre satisfação e resultados organizacionais. Trata da evolução das técnicas própriasa gestão de pessoas, da gestão de carreira, da avaliação de desempenho, dos sistemas de recompensas e dosistema de incentivos a produtividade e inovação.• Inovação tecnológica e desenvolvimento de novos negócios – Apresenta abordagens teóricas e práticas dosdesafios enfrentados pelas instituições envolvidas na gestão da inovação tecnológica, no desenvolvimento denovas empresas e ainda, aproximações do modo de lidar com desafios de sucesso. Articula as formas como ainovação tecnológica e o desenvolvimento de novas empresas podem gerar crescimento e valor econômiconas empresas estabelecidas, relacionando temas como descoberta, desenvolvimento e difusão dos avançostecnológicos com as inovações, e com a concepção de estratégias e práticas organizacionais que conduzam aosucesso.
  • 8. Pós-graduação em Gestão Empreendedora (a distância)• Metodologia da pesquisa – Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa eprodução acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho deConclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão deCurso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência eoriginalidade.• Gestão de operações – Aborda o planejamento, direção e controle de recursos – pessoas, equipamentos emateriais – para atender às restrições técnicas, de custo e de tempo do projeto, relacionando os elementos dacadeia de suprimentos, de forma a programar as operações e garantindo pela otimização de recursosdisponíveis, máxima rentabilidade para a empresa.• Gestão da informação empresarial – Discute o valor e uso dos sistemas de informação para as operações, atomada de decisão gerencial e a vantagem estratégica apresentando a evolução, tipos e aplicações estratégicasde tecnologias de informação, os conceitos de sistemas de informação segundo o tipo de suporteorganizacional – Sistemas de Processamento de Transações (SPT); Sistemas de Informação Gerencial (SIG) eSistemas de Apoio à Decisão (SAD), objetivando a compreensão às diferentes arquiteturas dos fluxos deinformação nas organizações.
  • 9. Pós-graduação em Gestão Empreendedora (a distância)• Capital de risco – Aborda conhecimentos institucionais e detalhados, necessários para negociar em novosmercados, como também no mercado de capital de risco apresentando os vários apoios financeiros disponíveisno mercado brasileiro. Analisa questões básicas relativas à avaliação, à estrutura apropriada de capital, aovalor da liquidez, como também ao valor de controle e monitorização, objetivando desenvolver as capacidadesnecessárias à realização com êxito de todo o processo de captação de fundos.• Plano de negócios – Analisa o processo empreendedor relacionando-o com a idéia de negócio e identificandooportunidades. Problematiza as premissas de formação dasempresas e/ou de desenvolvimento de negócioselaborando um plano de negócios.
  • 10. Pós-graduação em Gestão Empreendedora (a distância) Mais informações posead@sp.senac.br Inscriçõeshttp://www.sp.senac.br/posgraduacao