Pós-graducação em Docência no Ensino Superior (a distância)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Pós-graducação em Docência no Ensino Superior (a distância)

on

  • 41,464 views

O curso de pós-graduação a distância em Docência no Ensino Superior do Senac tem em sua concepção, voltada para a prática docente, um de seus grandes diferenciais. Apresenta uma proposta ...

O curso de pós-graduação a distância em Docência no Ensino Superior do Senac tem em sua concepção, voltada para a prática docente, um de seus grandes diferenciais. Apresenta uma proposta inovadora que trabalhará as várias dimensões do processo de “tornar-se professor”: a cognitiva (os saberes específicos de sua área de atuação); pedagógica (didática adequada ao ensino superior), reflexiva (a capacidade de pesquisar sobre sua própria prática apoiada por referenciais teóricos) e a política (formação da identidade profissional docente). Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido um plano de trabalho docente completo, voltado para sua área de interesse/formação.

Carga horária: 366 h

Para mais informações, acesse http://j.mp/pdWpkK

Statistics

Views

Total Views
41,464
Views on SlideShare
3,290
Embed Views
38,174

Actions

Likes
1
Downloads
12
Comments
0

10 Embeds 38,174

http://www.sp.senac.br 36923
http://www3.sp.senac.br 1006
http://admin.sp.senac.br 199
http://10.2.0.16 32
http://webcache.googleusercontent.com 5
http://www.google.com.br 4
http://www.sp.senac.com.br 2
http://sp.senac.br 1
http://10.2.0.29 1
http://74.6.238.252 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Pós-graducação em Docência no Ensino Superior (a distância) Presentation Transcript

  • 1. Pós-graduação emDocência no Ensino Superior (a distância) Centro Universitário Senac
  • 2. Pós-graduação emDocência no Ensino Superior (a distância)ObjetivoDesenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas doprofessor do ensino superior. O curso contribui para o desenvolvimento das seguintescompetências:• Pesquisar e manter atualizado o repertório de conhecimentos do aluno.• Identificar e analisar fundamentos da educação e princípios de aprendizagem doensino superior brasileiro.• Refletir sobre o papel e competências para a atuação docente no ensino superior nosvários ambientes em que pode ocorrer a aprendizagem.• Elaborar um plano de trabalho docente.• Atuar na docência do ensino superior a partir de uma perspectiva inovadora, que prevêo domínio de competências próprias de sua área profissional integradas às práticaseducacionais.(Carga horária: 366 h)
  • 3. Pós-graduação emDocência no Ensino Superior (a distância)Público AlvoGraduados em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em atuar nadocência para o Ensino superior em componentes curriculares correlatos a sua área deformação.
  • 4. Pós-graduação emDocência no Ensino Superior (a distância)DiferenciaisO curso de pós-graduação a distância em Docência no Ensino Superior do Senac tem em sua concepção, voltada para a práticadocente, um de seus grandes diferenciais. Apresenta uma proposta inovadora que trabalhará as várias dimensões do processode “tornar-se professor”: a cognitiva (os saberes específicos de sua área de atuação); pedagógica (didática adequada ao ensinosuperior), reflexiva (a capacidade de pesquisar sobre sua própria prática apoiada por referenciais teóricos) e a política (formaçãoda identidade profissional docente).Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido um plano de trabalho docente completo, voltado para sua área deinteresse/formação.Por ser 80% a distância, o aluno poderá adequar seus estudos conforme sua disponibilidade de tempo. Além disso, oscomponentes curriculares presenciais focam atividades práticas em formato de laboratório docente, em que o aluno faráaplicação de estratégias de aprendizagem e simulação de situações de sala de aula para a prática docente.
  • 5. Pós-graduação emDocência no Ensino Superior (a distância)Pré requisitosCandidato:• Graduação completa;• Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;• Disponibilidade para participar de 4 (quatro) encontros para avaliações presenciaisobrigatórias na cidade de São Paulo (SP);• Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber,responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.
  • 6. Pós-graduação emDocência no Ensino Superior (a distância)Pré requisitosComputador:• Acesso à internet (recomendável banda larga);• Sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux• Possuir endereço eletrônico;• Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment;• Browser de navegação (Internet Explorer, Mozilla Firefox)• Mínimo de 512 Mb de memória Ram;• Placa de som (on-board ou off-board);• Caixas de áudio ou fone de ouvido;• Microfone (em caso de conferências de áudio).
  • 7. Pós-graduação emDocência no Ensino Superior (a distância)MétodoA Proposta metodológica visa à interação entre a área de educação e as áreas específicas de estudos de cada aluno, de modo que este possa desenvolver competências nadocência da área em que já tenha aderência. Está também prevista a integraçãocontínua e dinâmica entre todas as atividades individuais e colaborativas em ambientespresenciais e virtuais. Assim, as atividades vão se sucedendo conforme os objetivospropostos, rompendo com a linearidade tradicional e possibilitando aos alunos quealternem seu papel ao longo do curso: como aprendizes da docência atualizando,aprofundando ou desenvolvendo conhecimentos e competências, e como professores emexercício, aplicando em situações práticas sua aprendizagem. A avaliação é mais umaoportunidade de reflexão de professores e alunos sobre os processos de aprender: aautoavaliação é constantemente estimulada.
  • 8. Pós-graduação emDocência no Ensino Superior (a distância) Os componentes curriculares presenciais funcionam como Laboratórios Docentes, priorizando as atividades essenciais para a prática docente, seja na aplicação de estratégias de aprendizagem ou na análise e simulação de situações de sala de aula. Os componentes curriculares ofertados a distância acontecem por meio de ambiente virtual de aprendizagem, onde são disponibilizadas suas respectivas situações de aprendizagem, compostas pela contextualização dos temas abordados, recursos didáticos variados e atividades que se desenvolvem por meio de recursos virtuais (fórum, chat, galeria, grupos, exercícios, autoavaliação, entre outros) que possibilitem a interação e a colaboração entre os participantes, para o desenvolvimento das competências. Trabalho de conclusão de curso (TCC): sintetiza e sistematiza as experiências de aprendizagem ocorridas durante o curso em um produto concreto e útil ao futuro professor. Consiste na elaboração de um plano de trabalho docente, individual, sobre um componente curricular. Todas as atividades desenvolvidas ao longo do curso objetivam contribuir para a elaboração deste projeto final.
  • 9. Pós-graduação emDocência no Ensino Superior (a distância) Programa - Pesquisa e Orientação Temática - Fundamentos da Educação Superior - Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Superior - Desenvolvimento Profissional Docente - Processos Interdisciplinares - Pesquisa e Docência - Metodologia para o Ensino Superior - Processos de Avaliação - Planejamento do Trabalho Docente - Prática Docente em Ambiente EAD - Prática Docente em Ambiente Presencial
  • 10. Pós-graduação em Docência no Ensino Superior (a distância) Para mais informações, clique aqui. posead@sp.senac.brInscrições: http://www.sp.senac.br/posgraduacao