Pós-graduação em Imuno-hematologia Laboratorial (a distância)

15,485 views

Published on

O objetivo do curso é especializar profissionais da área da saúde ou de áreas com clara interface com a hemoterapia para atuarem no segmento de Imuno-hematologia, desenvolvendo uma visão complexa de processos e procedimentos, de modo a garantir a segurança da terapêutica transfusional.

Carga horária: 366 h

Para mais informações, acesse http://j.mp/y6vpV0

2 Comments
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
15,485
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10,401
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
2
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pós-graduação em Imuno-hematologia Laboratorial (a distância)

  1. 1. Pós-graduação emImuno-hematologia Laboratorial (a distância) Centro Universitário Senac
  2. 2. Pós-graduação em Imuno-hematologia Laboratorial (a distância)A especialização em Imuno-hematologiaLaboratorial está voltada para odesenvolvimento de competências necessáriaspara a atuação profissional no contexto do Ciclodo Sangue. Visa especializar profissionais daárea da saúde, ou de áreas com clara interfacecom a hemoterapia, para atuar no segmento deImuno-hematologia, desenvolvendo uma visãocomplexa de processos e procedimentos demodo a garantir a segurança da terapêuticatransfusional.(Carga horária: 366 h)
  3. 3. Pós-graduação em Imuno-hematologia Laboratorial (a distância)Público-alvoProfissionais graduados em nível superior devárias especialidades da área da saúde, comomédicos, biomédicos, biólogos, bioquímicos,farmacêuticos, enfermeiros e outros, oriundosde todo o Brasil e demais países de línguaportuguesa (ou hispânica).
  4. 4. Pós-graduação em Imuno-hematologia Laboratorial (a distância)Área de AtuaçãoO egresso da pós-graduação em Imuno-hematologia Laboratorial é oprofissional que atua na realização de testes imuno-hematológicos e nainterpretação de seus resultados, nas rotinas de doadores, pacientes e pré-transfusão, assim como nas práticas de Controle da Qualidade, visando àseleção de hemocomponentes compatíveis à terapêutica transfusional. Aárea exige deste especialista compreensão ampla dos processosprofissionais, tornando-o apto a coordenar e supervisionar colaboradores,além de atuar na formação e desenvolvimento de equipesmultiprofissionais. Poderá ainda realizar provas de proficiência técnica eatuar em unidades hemoterápicas (bancos de sangue) e laboratórios deanálises clínicas (setor de imuno-hematologia) públicos ou privados, bemcomo em instituições de ensino, pesquisa, comércio e indústria .
  5. 5. Pós-graduação em Imuno-hematologia Laboratorial (a distância)Diferenciais A pós-graduação do Senac é a única da área na modalidadea distância no Brasil. Possibilita uma interação com os tutores e outrosparticipantes através de espaços criados na rede; preparaprofissionais para participarem de concursos públicos, provas deTítulo de Especialista/Proficiência em Imuno-hematologia e programasde Controle de Qualidade Externo; atualiza técnica etecnologicamente os alunos em tempo real, por meio de plataforma adistância; e conta ainda com parcerias de renome com empresas einstituições, que fornecerão subsídios para a elaboração do materialdidático e a disponibilização de seus especialistas para webconferências e mentoria/tutoria do curso.
  6. 6. Pós-graduação em Imuno-hematologia Laboratorial (a distância)Pré-requisitosCandidato:• Graduação completa em áreas da saúde;• Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;• Disponibilidade para participar de 3 (três) encontros para avaliações presenciais obrigatórias na cidadede São Paulo (SP). Cada encontro tem carga horária igual a 12 horas sempre agendadas às sextas-feiras ànoite e sábados período integral;• Possuir acesso regular à Internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder eenviar mensagens) e navegação na Web, em nível de usuário.Computador:• Acesso à internet (recomendável banda larga);• Sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux• Possuir endereço eletrônico;• Plug-in dos aplicativos: Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java RuntimeEnvironment;• Browser de navegação (Internet Explorer, Mozilla Firefox)• Mínimo de 512 Mb de memória Ram;• Placa de som (on-board ou off-board);• Caixas de áudio ou fone de ouvido;• Microfone (em caso de conferências de áudio).
  7. 7. Pós-graduação em Imuno-hematologia Laboratorial (a distância)Método Este curso é oferecido no formato a distância. Acontecerá por meio do ambiente virtual deaprendizagem Blackboard, onde são disponibilizadas as disciplinas e seus respectivos recursos didáticos.As propostas de atividades ancoram-se na interação e colaboração entre os participantes da turma eenvolvem pesquisa, elaboração de propostas, exercícios, sínteses, aprofundamento teórico-prático ediscussões. Também está disponível no curso o recurso de vídeo-colaboração, que permite acomunicação síncrona entre alunos e professores, com recursos de voz, texto e apresentação. Visando proporcionar maior integração e intercâmbio de experiências profissionais entre todos osparticipantes estão propostos três encontros presenciais.•O primeiro encontro acontece no início do curso e tem a finalidade de apresentá-lo aos alunosmatriculados, viabilizando os acordos pedagógicos necessários para o bom andamento do processo deaprendizagem.•O segundo encontro, acontece ao final do segundo módulo e é destinado à validação das propostas deTCC e orientação para a continuidade do projeto. Além disso, nestes encontros, respeitadas as demandasde aprendizagem e perfil do grupo, serão viabilizadas aulas práticas e/ou demonstrativas e/ou visitas .•O terceiro e último encontro, acontece ao final do terceiro módulo e destina-se à apresentação dosTrabalhos de Conclusão de Curso.
  8. 8. Pós-graduação em Imuno-hematologia Laboratorial (a distância) Programa: Módulo 1: Bases Imuno-hematológicas Apresenta os fundamentos de imunologia e biologia celular e molecular de modo a subsidiar o desenvolvimento de atividades laboratoriais propiciando a adequada compreensão dos diagnósticos, mediante abordagem dos aspectos clínicos a fim de realizar a terapêutica transfusional de modo seguro, atendendo aos padrões e normatizações nacionais e internacionais. Apresenta subsídios metodológicos e direciona a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
  9. 9. Pós-graduação em Imuno-hematologia Laboratorial (a distância) Programa: Módulo 2a: Imuno-hematologia Clínica e Laboratorial 1 Discute o desenvolvimento dos processos de trabalho da imuno- hematologia Laboratorial eritrocitária, com ênfase na solução de casos clínicos e por meio de vivências laboratoriais para garantia da segurança transfusional e do monitoramento da relação feto- materna. Discute os temas abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso promovendo a sistematização do conhecimento e o intercâmbio de informações entre os grupos de trabalho dos TCCs.
  10. 10. Pós-graduação em Imuno-hematologia Laboratorial (a distância) Programa: Módulo 2b: Imuno-hematologia Clínica e Laboratorial 2 Discute aspectos clínicos da terapêutica transfusional e o desenvolvimento dos processos de trabalho da Imuno-hematologia laboratorial plaquetária. Possibilita a participação na garantia e gestão da qualidade do ciclo de sangue em unidades hemoterápicas e/ou agências transfusionais e realização de testes de controle da qualidade em imuno-hematologia de acordo com os normativos específicos descritos nas leis brasileiras e internacionais, com o objetivo de padronizar os procedimentos laboratoriais. Promove avaliação dos TCCs, submetendo-os à análise qualitativa de especialistas com vistas ao aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido.
  11. 11. Pós-graduação emImuno-hematologia Laboratorial (a distância) Mais informações posead@sp.senac.br Inscrições http://www.sp.senac.br/posgraduacao

×