Pós-graduação em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico - Centro Universitário Senac

27,827 views
27,765 views

Published on

Saiba mais, acesse http://goo.gl/fPMYn8.

Curso de pós-graduação (lato sensu) que visa especializar profissionais do segmento farmacêutico em gestão da qualidade, dotando-os de conhecimentos específicos para atuação no processo de melhoria contínua e no atendimento às exigências legais. O participante torna-se um membro diferenciado na execução de tarefas que envolvem a gestão da qualidade nas organizações, incorporando valor competitivo aos produtos e serviços. Proporciona ainda uma visão ampla da cadeia produtiva farmacêutica, suas demandas e interfaces.

Carga horária: 360 horas

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
27,827
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pós-graduação em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico - Centro Universitário Senac

  1. 1. Centro Universitário Senac Especialização em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico
  2. 2. Especialização em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico Objetivo do Curso Especializar profissionais do segmento farmacêutico em gestão da qualidade, dotando-os de conhecimentos específicos para atuação no processo de melhoria contínua e no atendimento às exigências legais. Proporciona uma visão ampla da cadeia produtiva farmacêutica, suas demandas e interfaces. O participante torna-se um membro diferenciado na execução de tarefas que envolvem a gestão da qualidade nas organizações farmacêuticas, incorporando valor competitivo aos produtos e serviços.  Parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP): desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse Conselho.
  3. 3. Especialização em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico Mercado O profissional poderá gerir ações que resultam na garantia da qualidade de produtos, atuando de forma efetiva em qualquer área do segmento, desde almoxarifados e armazéns logísticos, controle de qualidade, garantia de qualidade, desenvolvimento de produtos, produção e embalagem, projetos, atendimento ao cliente, farmacovigilância, auditorias da qualidade, transportadoras, farmácias, distribuidoras de insumos e medicamentos e outros produtos para a saúde. Atuará na elaboração e cumprimento de procedimentos operacionais, auditorias internas, condução dos processos unitários produtivos, qualificação de equipamentos produtivos e validação de processos produtivos que possam garantir a reprodutibilidade e qualidade no processo, controle e monitoramento do processo produtivo. Público alvo: profissionais graduados em farmácia, química, biologia, biomedicina, medicina veterinária, engenharia e outros com curso superior completo que já atuam no segmento farmacêutico. Carga horária: 366 horas
  4. 4. Especialização em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTA Introdução ao estudo da qualidade: 32 horas • Analisa e discute o processo de evolução do conceito de qualidade nas diversas operações do segmento farmacêutico (regulatório, industrial, materiais, produção, qualidade, transporte, distribuição, armazenamento, dispensação, farmacovigilância) por meio da aplicação de metodologias adequadas de modo a garantir o cumprimento de requisitos regulatórios que assegurem a certificação de Boas Práticas. Gestão da documentação do sistema da qualidade: 40 horas • Apresenta e analisa os conceitos, metodologias e normas regulatórias para gestão de documentos no segmento farmacêutico, visando padronizar procedimentos, condutas e reproduzir tarefas para cumprimento das Boas Práticas e garantia da qualidade de processos e produtos.
  5. 5. Especialização em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTA Mecanismos de gestão dos sistemas: 48 horas • Analisa os aspectos regulatórios referentes à gestão da qualidade e discute a filosofia, os conceitos e a metodologia para implantação de sistemas que promovem a melhoria contínua de processos por meio de Corrective and Preventive Actions (CAPA), Out of Specification (OOS), Failure Mode Efect Analisys (FEMEA), Revisão Anual de Produtos (RAP), auto-inspeções e plano de ações corretivas; controle de mudanças e análise de impactos no sistema da qualidade e atividades de retroalimentação de informação relevantes à qualidade por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e farmacovigilância de modo a garantir o cumprimento da Boas Práticas e garantia da qualidade dos processos e produtos.
  6. 6. Especialização em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTA Gestão de projetos: 16 horas • Apresenta e discute os conceitos e princípios básicos da gestão de projetos (ferramentas e softwares, planejamento de escopo, gestão de tempo, gestão de pessoal, gestão de custos, gerenciamento da qualidade, maturidade na gestão de projetos) e identifica a relevância do processo de levantamento de dados e interpretação de resultados históricos visando a construção de diferenciais e valores de competitividade para a empresa.
  7. 7. Especialização em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTA Validação de processos e sistemas: 64 horas • Analisa e discute o conceito e metodologia para elaboração de plano mestre de validação e os fundamentos do processo de validação: pré-requisitos; conceitos de índices; limites e valor para análise estatística; gerenciamento da documentação; plano de validação; requerimento do usuário (RU ou UR); qualificação de fornecedores; especificação funcional; especificação do projeto; desenvolvimento e construção; testes de desenvolvimento; instalação (FAT: Factory Acceptance Test; SAT: System Acceptance Test); qualificação (QI: Qualificação de Instalação / QO: Qualificação de Operação / QD: Qualificação de Desempenho); validação de processos de limpeza, sistemas de água, utilidades e sistemas computadorizados, execução dos protocolos e relatórios e gestão dos documentos de validação, visando o cumprimento da Boas Práticas e a garantia da qualidade dos processos e produtos.
  8. 8. Especialização em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTA Gestão de pessoas: 32 horas • Apresenta, analisa, discute e avalia a evolução dos modelos de gestão de pessoas nos ambientes corporativos; o cenário atual; os processos motivacionais; o perfil do gestor e a gestão de competências por meio da definição da matriz de treinamento com objetivo de elaborar o plano anual de treinamento, a partir do levantamento de necessidades e avaliação de aderência de conteúdo a fim de capacitar colaboradores dos diversos níveis hierárquicos nas competências necessárias para garantir a qualidade de processos e produtos. Sistemas de auditoria e certificação e qualificação de fornecedores: 68 horas • Analisa a regulamentação do processo de auditoria interna e em fornecedores para cumprimento das Boas Práticas, discutindo a classificação e a elaboração de roteiro de inspeção; a gestão de interdisciplinaridade para auditorias; o processo de gestão de plano de ações corretivas e de certificação, para assegurar a garantia da qualidade de processos e produtos.
  9. 9. Especialização em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTA Sistemas de controle de manutenção: 48 horas • Apresenta e discute os conceitos básicos e modelos de gerenciamento de manutenção e programa total productive maintenance - TPM no sistema da qualidade promovendo por meio de planejamento, controle e registros a gestão do sistema de manutenção em conformidade com as necessidades inerentes do segmento farmacêutico, visando a garantia da qualidade dos processos e dos produtos.
  10. 10. Especialização em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTA Metodologia da pesquisa: 12 horas • Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o trabalho de conclusão de curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade. Trabalho de Conclusão de Curso: 6 horas
  11. 11. Especialização em Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico Unidade ofertante Senac Tiradentes Av. Tiradentes, 822 – Luz São Paulo - SP CEP: 01102-000 Telefone: (11) 3336-2071 / 2073 tiradentes@sp.senac.br Mais informações: Gestão da Qualidade no Segmento Farmacêutico ou http://www.sp.senac.br/posgraduacao 0800 883 2000

×