Pós-graduação em Farmacologia Clínica e Farmacoterapia - Centro Universitário Senac

47,080 views
53,852 views

Published on

Para saber mais sobre este curso, acesse http://goo.gl/4GxIcj.

Objetivo
O curso visa capacitar profissionais da área da saúde, aprimorando seus conhecimentos farmacológicos e relacionando-os às atividades clínicas, a fim de possibilitar sua participação em equipes multiprofissionais nas atividades de avaliação, prescrição, dispensação e administração de medicamentos e acompanhamento do paciente. Objetiva ainda capacitar o aluno a elaborar e analisar protocolos clínicos no âmbito dos serviços de saúde, estimular a prática da farmacovigilância, farmacoeconomia e farmacoepidemiologia, visando à segurança e à eficácia do tratamento ao menor custo possível, contribuindo para o Uso Racional dos Medicamentos (URM).

Diferenciais
- Parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP): desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.
- Instituição de tradição e reconhecimento que atua na área desde 1962.
- Corpo docente atuante no mercado.

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
47,080
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
41,710
Actions
Shares
0
Downloads
118
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pós-graduação em Farmacologia Clínica e Farmacoterapia - Centro Universitário Senac

  1. 1. Especialização em Farmacologia Clínica e Farmacoterapia
  2. 2. Especialização em Farmacologia Clínica e Farmacoterapia Objetivo do Curso Especializar profissionais da área da saúde, aprimorando seus conhecimentos farmacológicos e relacionando-os às atividades clínicas, a fim de possibilitar sua participação em equipes multiprofissionais nas atividades de avaliação, prescrição, dispensação e administração de medicamentos e acompanhamento do paciente. Objetiva ainda capacitar o aluno a elaborar e analisar protocolos clínicos no âmbito dos serviços de saúde, estimular a prática da farmacovigilância, farmacoeconomia e farmacoepidemiologia, visando à segurança e à eficácia do tratamento ao menor custo possível, contribuindo para o Uso Racional dos Medicamentos (URM).  Diferenciais: Parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP): desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.
  3. 3. Especialização em Farmacologia Clínica e Farmacoterapia Mercado de Trabalho O campo de atuação do farmacologista clínico é bastante amplo, podendo atuar em variados segmentos dentro da área da saúde, dos quais podemos destacar: farmácias e drogarias, departamentos de assistência e/ou atenção farmacêutica, hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, centros de diagnóstico, docência, centros de pesquisa e desenvolvimento e indústria farmacêutica. Público alvo: o curso é destinado a graduados na área de saúde que tenham cursado componentes curriculares relativos à disciplina de farmacologia. Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação. Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais Carga horária: 366 horas
  4. 4. Especialização em Farmacologia Clínica e Farmacoterapia ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTA I: Farmacocinética Clínica - 24h • Apresenta e discute os parâmetros farmacocinéticos, demonstrando a relação entre a dose e efeito, com a finalidade de compreender a resposta fisiológica e o impacto da farmacoterapia. II: Semiologia e Propedêutica e Fisiopatologia Clínica - 24h • Propõe o reconhecimento dos sinais e sintomas relacionados ao processo doença e evidencia os principais fenômenos fisiopatológicos, correlacionando-os aos esquemas terapêuticos utilizados, visando a importância do diagnóstico clínico. III: Farmacologia e Farmacoterapia do Sistema Nervoso - 40h • Identifica os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes ao sistema nervoso e os correlacionam às classes farmacológicas correspondentes, com a finalidade de orientar quanto a farmacoterapia adotada.
  5. 5. Especialização em Farmacologia Clínica e Farmacoterapia ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTA IV: Farmacologia e Farmacoterapia do Sistema Cardiovascular - 32h • Identifica os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes ao sistema cardiovascular e os correlacionam às classes farmacológicas correspondentes, com a finalidade de orientar quanto a farmacoterapia adotada. V: Farmacologia e Farmacoterapia do Sistema Respiratório - 24h • Identifica os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes ao sistema respiratório e os correlacionam às classes farmacológicas correspondentes, com a finalidade de orientar quanto a farmacoterapia adotada VI: Farmacologia e Farmacoterapia do Sistema Endocrinológico - 32h • Identifica os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes ao sistema endocrinológico e os correlacionam às classes farmacológicas correspondentes, com a finalidade de orientar quanto a farmacoterapia adotada.
  6. 6. Especialização em Farmacologia Clínica e Farmacoterapia ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTA VII: Farmacologia e Farmacoterapia do Sistema Gastrintestinal e Hepático - 24h • Identifica os processos fisiopatológicos, suas etiologias e demais condições clínicas referentes aos sistemas gastrintestinal e hepático e os correlacionam às classes farmacológicas correspondentes, com a finalidade de orientar quanto a farmacoterapia adotada. VIII: Farmacologia e Farmacoterapia dos Antimicrobianos e Antineoplásicos - 24h • Identifica os processos infecciosos e tumorais, suas etiologias e demais condições clínicas e os correlacionam às classes farmacológicas correspondentes, com a finalidade de orientar quanto a farmacoterapia adotada. IX: Situações Especiais em Farmacologia Clínica - 24h • Identifica situações da terapêutica, que necessitem de manejo diferenciado para a farmacoterapia - gestantes, idosos, lactentes, nefropatas, hepatopatas e demais condições especiais -, com a finalidade de orientar quanto à necessidade de adequação do tratamento medicamentoso.
  7. 7. Especialização em Farmacologia Clínica e Farmacoterapia ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTA X: Trabalho de Conclusão de Curso I: Introdução e Pesquisa - 16h • Propõe a elaboração da primeira etapa do TCC, considerando os fundamentos epistemológicos e operacionais da pesquisa científica, enfatizando as alternativas metodológicas para o seu planejamento. XI: Boas Práticas de Prescrição e Comunicação Interpessoal - 24h • Aborda os principais componentes de uma prescrição medicamentosa, considerando os aspectos éticos, técnicos e legais e sua importância para o cumprimento da terapêutica. Identifica os elementos de comunicação interpessoal necessários na relação com o paciente e demais profissionais, tais como técnicas de abordagem e postura ética, para a qualidade no atendimento. XII: Bioética e Legislação - 24h • Fundamenta e discute as questões bioéticas e de legislação que norteiam as atividades desenvolvidas na área da saúde, contribuindo para o aprimoramento profissional e pessoal.
  8. 8. Especialização em Farmacologia Clínica e Farmacoterapia ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTA XIII: Ciências Aplicadas à Farmacologia Clínica - 32h • Aborda a farmacoeconomia, farmacovigilância, farmacoepidemiologia, farmacogenômica, considerando-as como áreas do conhecimento integradas a farmacologia clínica, com papel fundamental para o uso racional de medicamentos. XIV: Trabalho de Conclusão de Curso II: Desenvolvimento e Conclusão - 16h • Propõe a elaboração da segunda etapa do TCC, considerando as práticas fundamentadas na metodologia científica para o planejamento, implantação, avaliação, interpretação e redação de trabalhos científicos, para a finalização do TCC. XV: Trabalho de Conclusão de Curso - 06h • Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
  9. 9. Especialização em Farmacologia Clínica e Farmacoterapia Unidade ofertante Senac Tiradentes Av. Tiradentes, 822 – Luz São Paulo - SP CEP: 01102-000 Telefone: (11) 3336-2071 / 2073 tiradentes@sp.senac.br Mais informações: Farmacologia Clinica e Farmacoterapia ou http://www.sp.senac.br/posgraduacao 0800 883 2000

×