Bacharelado Design Industrial
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Bacharelado Design Industrial

on

  • 27,785 views

O curso tem o objetivo de formar profissionais capacitados para projetar, desenvolver e fabricar produtos, analisando a relação entre homem, o espaço e o objeto, atuando, sobretudo, como provedor ...

O curso tem o objetivo de formar profissionais capacitados para projetar, desenvolver e fabricar produtos, analisando a relação entre homem, o espaço e o objeto, atuando, sobretudo, como provedor de idéias. O aluno aprende a dominar ferramentas tecnológicas e associá-las às ciências humanas para desenvolver produtos, objetos e artefatos. A habilitação em Design Industrial possibilita atuação profissional em indústrias das mais diversas áreas, como: automobilística, moveleira, cerâmica, eletrodoméstica , dentre outras.

Duração: 4 anos

Para mais informações, acesse http://j.mp/yVLYfZ

Statistics

Views

Total Views
27,785
Views on SlideShare
1,638
Embed Views
26,147

Actions

Likes
0
Downloads
24
Comments
0

11 Embeds 26,147

http://www.sp.senac.br 25412
http://www3.sp.senac.br 630
http://admin.sp.senac.br 72
http://sp.senac.br 12
http://www.google.com.br 8
http://translate.googleusercontent.com 6
http://www.sp.senac.com.br 3
http://10.2.0.29 1
http://sn121w.snt121.mail.live.com 1
http://www.sp.senac.br.prx2.unblocksit.es 1
http://www.google.com 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Bacharelado Design Industrial Bacharelado Design Industrial Presentation Transcript

  • 2BACHARELADO EM DESIGN NO SENACA estrutura do curso tem como fio condutor odesenvolvimento de projetos. Seu objetivo é aformação de profissionais com visão global sobre odesign e sobre métodos de projetar, capazes demobilizar, articular e colocar em ação valores,conhecimentos e habilidades para um desempenhocompetente das atividades pertinentes às áreas dodesign digital, gráfico ou industrial.O contínuo desenvolvimento socioeconômico nacionalverificado a partir da implantação do Plano Realpossibilitou o crescimento da indústria nacional e dosetor dos serviços. Neste processo, marcado peloaumento do consumo, alteraram-se os hábitos dosbrasileiros, os referenciais de qualidade, as exigências eas demandas. O crescimento proporcionou a expansãode negócios, a diversificação de produtos e a ampliaçãoda oferta de serviços, para atender mercadosespecíficos e criar ocasiões de consumo.
  • 3BACHARELADO EM DESIGN NO SENACAliado às mudanças socioeconômicas o desenvolvimentoda tecnologia alterou tanto as relações entre pessoas,como as formas de atuação dos indivíduos nas sociedadese as interações que se estabeleceram entre os indivíduos,o meio, os produtos, os processos de produção e oconsumo consciente. Tal transformação possibilitou novaorganização dos sistemas de serviços.Neste cenário verificamos o crescimento do campo decompetência dos designers e a alteração das formas depensar e de fazer design. São novas abordagens, novosmodelos e métodos, que privilegiam a compreensãosobre o contexto em que operam os produtos e osserviços, para desenvolver projetos em um mundoglobalizado, complexo e em constante transformação.Para atender esta necessidade e a demanda demercado oferecemos o Bacharelado em Design comLinhas de Formação Específica em Design Digital,Design Gráfico e Design Industrial.
  • 4BACHARELADO EM DESIGNLINHA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM DESIGN INDUSTRIAL A estrutura do curso tem como fio condutor o DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE DESIGN. Os alunos de Design Industrial são solicitados a PENSAR PROJETOS DESTINADOS AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS a partir de verbos de ação, como instrumentar, portar, transportar, entreter, brincar, entre outros. A partir destes verbos os alunos são inseridos no universo de variáveis que envolvem a CONCEPÇÃO DE PRODUTOS, AS FUNÇÕES QUE DESEMPENHAM, O SISTEMA E A ESTRUTURA QUE PROMOVEM SEU FUNCIONAMENTO, OS ATRIBUTOS E QUALIDADES QUE OS DIFERENCIAM, AS FINALIDADES QUE ATENDEM focando necessidades específicas de potenciais usuários. Os projetos desenvolvidos ao longo do curso são orientados por diretrizes que abrangem três eixos fundamentais: o CONTEXTO HISTÓRICO E TEÓRICO; O CONHECIMENTO DOS MATERIAIS E DOS PROCEDIMENTOS ENVOLVIDOS NA FABRICAÇÃO E PRODUÇÃO DE PRODUTOS; E A EXPERIÊNCIA DE PROJETO COM FOCO NA CRIAÇÃO E INOVAÇÃO. A sólida formação humanista é essencial para permitir ao aluno estabelecer conexões entre os aspectos econômicos, políticos e tecnológicos, no âmbito do exercício profissional.
  • 5CENÁRIO DE MERCADO Neste sentido, o O designer industrial, desenvolvimento de formado em uma estrutura produtos no âmbito do multidisciplinar, pode atuar A atividade de projeto Design Industrial requer diretamente ligado à PRODUÇÃO está relacionada à um profissional dotado INDUSTRIAL, em instituições e sociedade em suas de um OLHAR VOLTADO À laboratórios de pesquisa e dinâmicas econômica, SUSTENTABILIDADE, em desenvolvimento de produtos e política e social. todas as esferas de serviços, e como PROFISSIONAL abrangência deste conceito: LIBERAL em atividades ligadas à ecológica, social, econômica, concepção e gestão de design. humana, entre outras. As significativas Além disso, exige do atual Além disso, o mercado exige dos transformações no mundo profissional capacidade para futuros designers uma POSTURA do trabalho têm exigido atuar de FORMA AUTÔNOMA DE APRENDIZAGEM deste profissional uma E COLABORATIVA. Com a CONTÍNUA, uma vez que o atenção especial à ampliação dos mercados o desenvolvimento de novos INOVAÇÃO TECNOLÓGICA campo de atividade produtos não se limita a criação E AOS NOVOS HÁBITOS, profissional vem crescendo de artefatos, mas inclui também necessidades e nos vários setores da o DESENVOLVIMENTO DE comportamentos da economia e se transformando SERVIÇOS E SOLUÇÕES sociedade de uma tanto na esfera industrial nos INOVADORAS. forma ampla. segmentos de serviços.
  • 6OPORTUNIDADES E ÁREAS DE ATUAÇÃOA atuação do designer industrial está diretamenterelacionada a uma série de aspectos presentes nocenário contemporâneo como: o advento de novastecnologias; as interações que se estabelecem entreo indivíduo e o meio; entre o contexto da produção eo do consumo; entre a expansão da produção emcontraposição à diminuição dos recursos naturais.O designer industrial:• Expressa conceitos e propõe soluções inovadoras e sustentáveis, fazendo uso detécnicas e processos de criação e por meio do domínio de linguagens de representação, técnicas de produção e de reprodução;• Compreende a relação homem-entorno, através do conhecimento e reconhecimento dos espaços de convívio social e eventos disponíveis, com a participação na vida cultural metropolitana;
  • 7OPORTUNIDADES E ÁREAS DE ATUAÇÃO• Compreende a dimensão espacial e a relação de escala entre o ambiente e o objeto e possui percepção espacial e raciocínio geométrico;• Problematiza e investiga projetos que atendam à interface homem/objeto.• Domina os recursos para a produção da linguagem gráfica verbal e visual e compreende sua relação com outras linguagens;• Participa em equipes interdisciplinares para a elaborar, desenvolver e implantar projetos de produtos e artefatos;• Planeja, gerencia e avalia a implementação de projetos a partir de suas especificidades;• Compreende a dinâmica da cadeia produtiva do setor, abrangendo os diferentes elos e suas atribuições, relacionando mercado, tecnologias, linguagens, materiais e processos de produção;• Situa e avalia os impactos provocados pela prática profissional no contexto histórico, com visão prospectiva, levando em conta a ética, a cidadania e a responsabilidade;• Participa da produção artística, cultural e científica para formação profissional, compreendendo a importância desse processo como aprendizagem contínua.
  • 8OBJETIVOS DO CURSO FORMAR DESIGNERS RESPONSÁVEIS, COLABORATIVOS, COMPETENTES para atuar em equipes interdisciplinares e multidisciplinares, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho em permanente mudança, estimulando a aprendizagem contínua, capacitando-os para ASSUMIR POSTURA EMPREENDEDORA E PROATIVA NA CARREIRA. Preparar PROFISSIONAIS QUE ADOTEM PARÂMETROS DE PROJETO A PARTIR DO ESTUDO, DO CONHECIMENTO E DA COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS em sua interface com objetos, artefatos gráficos, vestuário e sistemas de informação, considerando tradições culturais e de comportamento, produção contemporânea e as perspectivas do design. CAPACITAR OS FUTUROS DESIGNERS PARA UMA ATUAÇÃO COMPROMETIDA COM A ALTERIDADE, A INCLUSÃO, A ÉTICA E A BIODIVERSIDADE NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.
  • 9OBJETIVOS ESPECÍFICOS Possibilitar aos alunos o domínio de sistemas de representação bidimensional, tridimensional e digital; linguagem verbal, técnica e icônica para argumentar e viabilizar os projetos e demonstrar autonomia para projetar através dos meios de representação escolhidos. Capacitar o aluno para desenvolver projetos de Design Industrial para diferentes mídias de comunicação, que têm por base as seguintes ações: jogar, brincar, conviver, morar, habitar, interagir, instrumentar, portar, proteger, deslocar, mover, experimentar, sonhar, produzir. Duração de 4 anos (8 períodos)
  • 10DISCIPLINAS • Desenho de Observação • Antropologia • Filosofia • Comunicação e Expressão • Fotografia • Ergonomia • História da Arte • Ergonomia aplicada ao projeto de produto • História do Design • Modelos e protótipos • Materiais e Processos • Projeto Conviver – espaço público • Meios de Representação • Projeto Interativo III • Metodologia da Pesquisa • Projeto Interativo IV • Modelo de Representação • Projeto Morar/Habitar – Espaço privado • Projeto Experimentar • Representação aplicada a projeto • Projeto Interativo I • Representação Gráfica • Projeto Interativo II • Representação no ambiente virtual • Projeto Lúdico – jogar/brincar • Sistemas e estruturas mecânicas • Representação Digital • Teoria da Comunicação • Sociologia • Teoria da Comunicação e da Informação • Teoria da Cor • Teoria do Design
  • 11DISCIPLINAS • Arte Final para Representação de Projetos • Aspectos socioambientais do Design • Cultura Material • Ética e Legislação • Empreendedorismo e Marketing • Panoramas do Design Contemporâneo • Gestão em Design • Redação para TCC • Modelos para Estudos Dinâmicos • Representação do Produto • Modelos para Instrumentação • Representação do Projeto • Pesquisa em Design • Trabalho de Conclusão de Curso I • Projeto Interagir/Instrumentar • Trabalho de Conclusão de Curso II • Projeto Interativo V • Projeto Interativo VI • Projeto Portar • Sistemas e Estruturas Eletroeletrônicas • Sistemas e Estruturas Eletromecânicas • Tópicos Avançados
  • 12INFRAESTRUTURA Modernas salas de aula e laboratórios com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de ótimo ambiente para o aprendizado específico, a troca de experiências e informações. O curso disponibiliza também laboratório de informática de uso geral com acesso à internet e Biblioteca Central, com acervo composto por livros, dissertações, teses, DVDs, VHS, CD-ROM, CD de áudio, material em Braille, games, jogos de tabuleiro, mapas, slides, CD de revistas, guias e escalas Pantone e uma modateca.Laboratórios específicos:• Ateliês de desenho;• Oficinas de gravura, tipografia e serigrafia;• Laboratório de design (MAC e PC);• Laboratórios de computação gráfica (MAC e PC);• Laboratórios de informática (MAC e PC);• Laboratórios e estúdios de vídeo e áudio e• Laboratório de Interação e Usabilidade
  • 13BACHARELADO EM DESIGNLINHA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM DESIGN INDUSTRIAL Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro Local Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro - São Paulo Telefone: (11) 5682-7300 Certificação Diploma de Bacharel em Design com validade nacional, reconhecido pelo MEC por meio da portaria nº 837 publicada no Diário Oficial de 18 de abril de 2011
  • BACHARELADO EM DESIGNLINHA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM DESIGN INDUSTRIALCentro Universitário SenacCampus Santo AmaroAv. Engenheiro Eusébio StevauxSanto Amaro – São PauloCEP: 04696-000Telefone: (11) 5682-7300 Mais informações, ligue: Clique aqui e acesse a página do curso 0800 883 2000 http://www.sp.senac.br