• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content

Loading…

Flash Player 9 (or above) is needed to view presentations.
We have detected that you do not have it on your computer. To install it, go here.

Like this document? Why not share!

Atividade04semebber

on

  • 1,226 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,226
Views on SlideShare
1,224
Embed Views
2

Actions

Likes
1
Downloads
2
Comments
0

1 Embed 2

http://curiosidadesdoprofessorsemebber.blogspot.com 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Atividade04semebber Atividade04semebber Document Transcript

    • Curso Proinfo Tecnologias na Educação : ensinando e aprendendo com as TIC Nome do cursista: Sémebber Silva Lino Turma: B Tutor: Marcia Maria Atividade 4 Plano de Aula: Estrutura Curricular Modalidade / Nível de Componente Tema Ensino Curricular Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações Tecnologia para a Ensino Médio Matemática matemática Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula • Desenvolver o espírito de pesquisa por meio da metodologia WebQuest. • Ter em acervos de WebQuests de matemática atividades diferenciadas para aprendizagem de matemática. Duração das atividades 2 a 3 horas-aula Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno • Números, operações e medidas. Estratégias e recursos da aula Esta aula tem objetivo principal de apresentar a metodologia WebQuest e disponibilizar acervos de WebQuests de matemática para dar suporte a suas aulas.
    • Mas o que é WebQuest? A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular. Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet. É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer a distância ou presencialmente. A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões. Bancos de WebQuests PHPWEBQUEST Imagem capturada de: http://www.webquestbrasil.org/criador/. PhpWebQuest, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR, disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/. QuestGarden é uma ferramenta de autoria online de WebQUests, em inglês, desenvolvida pela equipe de Bernie Dodge pode ser utilizada gratuitamente até trinta dias, com a disponibilização de WebQuests e rubricas para avaliação. Disponível em: http://questgarden.com/ zWebquest, em inglês, é ferramenta online e gratuita para a criação, disponibilização e pesquisa de WebQuests de seu próprio acervo. Disponível em: http://www.zunal.com/ Portal EDUTEKA, da Colômbia, que por meio do link projetos de classe possibilita a busca de WebQuests por disciplina e faixa etária. Disponível em: http://www.eduteka.org/ProyectosWebquest.php?catx=7&tipox=1, possibilita a criação e disponibilização online de WebQuests.
    • Edutic WQ, é um site desenvolvido e disponibilizado pela Universidad de Alicante, desde 2003, apresenta ferramenta que permite publicar, disponibilizar e pesquisar WebQuests. Disponível em: http://www.edutic.ua.es/visualiza_wq/index.asp Professor, você poderá encontrar WebQuests sobre os vários temas e conteúdos de estudo em matemática. Antes de cada atividade WebQuest deverá orientar os alunos para a realização das atividades no laboratório de informática.Oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Estas WebQuests poderão ser utilizadas para o ensino de conteúdos como: 1. Geometria: WebQuest Bola de Futebol, disponível em: htt p://www.webquestbolade futebol.com.br/, j á utilizada na aula - Sólido de Arquimedes, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1319 Nesta aula a atividade WebQuest é o que norteia a ação de toda a aula, pois apresenta muitas atividades que dão conta de tratar dos principais conceitos dos sólidos de Arquimedes. 2. Números e operações: WebQuest Grana!Grana!Grana!, disponível em: http://www.gilian.escolabr.com/webquest/ grana, já utilizada na aula - Conheça melhor o seu dinheiro, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2095
    • Antes de utilizar esta WebQuest sugerimos que os alunos, em duplas, leiam e analisem os fatos da História do Dinheiro no Brasil, apresentados em um Álbum, disponível em: http://www.bcb.gov.br/?ALBUM. Aqui a WebQuest pode ser utilizada como reforço da aprendizagem de conceitos já estudados. 3.Números e operações: WebQuest A Matemática e o Jogo, disponível em: http://www.malhatlantica.pt/webquest_mat_jogo/index.htm. Sugerimos que esta WebQuest seja utilizada ao final de uma aula que trate de jogos, pois as tarefas desta Webquest oportunizam aos alunos assumirem papéis de Investigadores, Organizadores do Campeonato, Publicitários e Estatíticos. Papéis que poderão ser melhor compreendidos se vivenciarem a elaboração e análise de jogos. Busque nos bancos apresentados, WebQuests que atendam o conteúdo que está trabalhando. Cada WebQuest poderá ser utilizada em diferentes momentos das aulas (início, meio e/ou fim), dependendo do objetivo que pretende alcançar. Recursos Complementares WebQuestBrasil – WebQuest na Rede: Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/node/4 MACHADO, S. F. e MENTA, E. A utilização das rubricas em cursos de educação a distância: uma proposta de avaliação autêntica. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São Paulo, SP: SBIE, 2007. Disponível em: http://www.sitedaescola.com/downloads/artigo_sbie2007.pdf Avaliação
    • A avaliação nas WebQuests pode ser realizada por meio de rubricas construídas a partir de critérios conhecidos pelos alunos antes de executar as tarefas. A qualidade do produto criado pelos alunos é o foco principal deste, com vistas aos resultados da avaliação autêntica. Na avaliação autêntica, educador e educando se vêem contemplados desde o momento da elaboração até a análise do produto final. Neste momento, abre- se espaço para as análises das interações, pesquisa e descobertas a partir dos critérios de avaliação. (MACHADO e MENTA, 2007).