• Like
Biomas mundiais
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,027
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
43
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. BIOMAS MUNDIAISBIOMAS MUNDIAIS
  • 2. BIOMAS MUNDIAISDefinição: São comunidades-clímax estáveis e bem desenvolvidas, com organismosbem organismos adaptados às condições ecológicas locais. A interação entre os fatores abióticos determinam condições ecológicas distintasparticulares nas várias partes do planeta Terra. A inclinação do eixo da Terra e o movimento detranslação proporcionam desigual distribuição deenergia nas várias partes do planeta, que por suavez influencia no padrão de distribuição de:● Ventos;● Luminosidade;● Chuvas;● Umidade relativa;● Temperatura, etc.
  • 3. BIOMAS MUNDIAISLOCALIZAÇÃO DOS GRANDES BIOMAS MUNDIAIS
  • 4. BIOMAS MUNDIAISTUNDRA● Amplitude térmica:-20º C – 10º C● Clima muito frio e seco.Situa-se nas regiões próximas ao Pólo Ártico,norte do Canadá, da Europa e da Ásia. A neve cobre o solo durante quase todo ano,exceto no verão (10°C), 3 meses;Somente superfície do solo descongela,poucos centímetros abaixo permanececongelado, impedindo a drenagem do degelo,levando formação de pântanos; Mais ao norte a única vegetação é musgos elíquens; mais ao sul, gramíneas e pequenosarbustos;Animais típicos são: renas, caribus, boisalmiscarados, lemingues, raposas do ártico,lebres árticas, lobos árticos, aves migratóriasaquáticas e pernaltas, alguns insetos quehibernam.
  • 5. BIOMAS MUNDIAISTUNDRA
  • 6. BIOMAS MUNDIAISTAIGA (FLORESTA BOREAL) No hemisfério norte ocorre ao sul das tundras;no hemisfério sul, onde o clima é muito frio. O clima continua frio, com invernos rigorosos,mas as temperaturas são mais amenas que natundra; A vegetação típica são as coníferas (pinheiros eabetos), árvores que não perdem as folhas nosmeses mais frios, mas os musgos e líquenstambém se fazem presentes; A fauna é composta por: alces, ursos, lobos,lebres, linces, cervos, visons, martas,esquilos,dentre outros animais.
  • 7. BIOMAS MUNDIAISTAIGA (FLORESTA BOREAL)
  • 8. BIOMAS MUNDIAISFLORESTA TEMPERADA DECÍDUA Típica de certas regiões da Europa e Américado Norte, onde o clima é temperado e as quatroestações são bem definidas;Flora diversificada, com predomínio de árvoresque perdem as folhas no fim do outono e asreadquirem na primavera (adaptação ao invernorigoroso) – folhas decíduas; As árvores mais características são carvalhos,Faias, bordos e bétulas;Florestas com solo profundo, rico em matériaOrgânica; Fauna são encontrados: javalis, cervos,raposas, doninhas, esquilos,vários tipos depássaros, corujas,várias espécies de insetos, leões-da-montanha, etc.
  • 9. BIOMAS MUNDIAISFLORESTA TEMPERADA DECÍDUA
  • 10. BIOMAS MUNDIAISFLORESTA TROPICAL Situam-se em regiões de clima quente e comalto índice pluviométrico, ao norte e ao sul dalinha do equador; Norte da América do Sul (Bacia Amazônica),América Central, África, Ásia e Austrália;Vegetação abundante, de crescimento rápido,“sempre verdes” e dispostas em estratos;Folhas grandes, lisas e extremidades afiladasem goteira – escoamento e perda de calor; Ocorre estratificação vertical desde o topo dasgrandes árvores até à vegetação rasteira; A estratificação origina diversos microclimas; Reciclagem da matéria orgânica é muitorápida, o que leva a um solo pobre e poucoprofundo;Há grande diversidade de hábitats, o quepermite a existência de fauna rica e variada tantoem vertebrados como em invertebrados.
  • 11. BIOMAS MUNDIAISFLORESTA TROPICAL
  • 12. BIOMAS MUNDIAISCAMPOSSão formações abertas, tanto em regiões tropicaiscomo em regiões temperadas, onde a pluviosidade épluviosidade é baixa;Podem ser classificados em:● Savanas: caracterizadas por apresentar muitasgramíneas e arbustos e árvores muito esparçadas entresi. Ocorrem principalmente na África, na Ásia, naAustrália e nas Américas do Norte e do Sul; as savanasapresentam fauna com herbívoros de grande porte(girafas, elefantes, rinoceronte, zebra), grandescarnívoros (leões, leopardos e guepardos), aves(pássaros, gaviões, avestruz), muitos répteis (lagartos eserpentes), anfíbios e rica fauna de invertebrados(insetos, aracnídeos). No Brasil a savana corresponde aoCerrado.● Estepes: predominam gramíneas. Ocorre em regiõesSujeitas a períodos de seca. Exemplos são as pradariasda América do Norte e os pampas na América do Sul.
  • 13. BIOMAS MUNDIAISCAMPOS
  • 14. BIOMAS MUNDIAISDESERTOSSituados ao redor das latitudes 30º Norte ouSul, em regiões de baixa pluviosidade e baixaumidade do ar; Possuem elevada amplitude térmica (de dia astemperaturas são muito altas e de noite, muitobaixas (ausência de nuvens); Paisagem dominada por locais com poucaágua, dunas de areia e montanhas pedregosasdesnudas;Os maiores desertos são o Saara (África), o daArábia (África), de Góbi (Ásia), o Antártico e oÁrtico, mas também ocorrem na Austrália,América do Sul e do Norte;Fauna adaptada à seca, composta por roedores,répteis (serpentes e lagartos), insetos e aracnídeos,A maioria com hábitos noturnos; Flora com adaptações à seca – xerofilismo.
  • 15. BIOMAS MUNDIAISDESERTOS