Biomas mundiais

1,402 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,402
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
53
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Biomas mundiais

  1. 1. BIOMAS MUNDIAISBIOMAS MUNDIAIS
  2. 2. BIOMAS MUNDIAISDefinição: São comunidades-clímax estáveis e bem desenvolvidas, com organismosbem organismos adaptados às condições ecológicas locais. A interação entre os fatores abióticos determinam condições ecológicas distintasparticulares nas várias partes do planeta Terra. A inclinação do eixo da Terra e o movimento detranslação proporcionam desigual distribuição deenergia nas várias partes do planeta, que por suavez influencia no padrão de distribuição de:● Ventos;● Luminosidade;● Chuvas;● Umidade relativa;● Temperatura, etc.
  3. 3. BIOMAS MUNDIAISLOCALIZAÇÃO DOS GRANDES BIOMAS MUNDIAIS
  4. 4. BIOMAS MUNDIAISTUNDRA● Amplitude térmica:-20º C – 10º C● Clima muito frio e seco.Situa-se nas regiões próximas ao Pólo Ártico,norte do Canadá, da Europa e da Ásia. A neve cobre o solo durante quase todo ano,exceto no verão (10°C), 3 meses;Somente superfície do solo descongela,poucos centímetros abaixo permanececongelado, impedindo a drenagem do degelo,levando formação de pântanos; Mais ao norte a única vegetação é musgos elíquens; mais ao sul, gramíneas e pequenosarbustos;Animais típicos são: renas, caribus, boisalmiscarados, lemingues, raposas do ártico,lebres árticas, lobos árticos, aves migratóriasaquáticas e pernaltas, alguns insetos quehibernam.
  5. 5. BIOMAS MUNDIAISTUNDRA
  6. 6. BIOMAS MUNDIAISTAIGA (FLORESTA BOREAL) No hemisfério norte ocorre ao sul das tundras;no hemisfério sul, onde o clima é muito frio. O clima continua frio, com invernos rigorosos,mas as temperaturas são mais amenas que natundra; A vegetação típica são as coníferas (pinheiros eabetos), árvores que não perdem as folhas nosmeses mais frios, mas os musgos e líquenstambém se fazem presentes; A fauna é composta por: alces, ursos, lobos,lebres, linces, cervos, visons, martas,esquilos,dentre outros animais.
  7. 7. BIOMAS MUNDIAISTAIGA (FLORESTA BOREAL)
  8. 8. BIOMAS MUNDIAISFLORESTA TEMPERADA DECÍDUA Típica de certas regiões da Europa e Américado Norte, onde o clima é temperado e as quatroestações são bem definidas;Flora diversificada, com predomínio de árvoresque perdem as folhas no fim do outono e asreadquirem na primavera (adaptação ao invernorigoroso) – folhas decíduas; As árvores mais características são carvalhos,Faias, bordos e bétulas;Florestas com solo profundo, rico em matériaOrgânica; Fauna são encontrados: javalis, cervos,raposas, doninhas, esquilos,vários tipos depássaros, corujas,várias espécies de insetos, leões-da-montanha, etc.
  9. 9. BIOMAS MUNDIAISFLORESTA TEMPERADA DECÍDUA
  10. 10. BIOMAS MUNDIAISFLORESTA TROPICAL Situam-se em regiões de clima quente e comalto índice pluviométrico, ao norte e ao sul dalinha do equador; Norte da América do Sul (Bacia Amazônica),América Central, África, Ásia e Austrália;Vegetação abundante, de crescimento rápido,“sempre verdes” e dispostas em estratos;Folhas grandes, lisas e extremidades afiladasem goteira – escoamento e perda de calor; Ocorre estratificação vertical desde o topo dasgrandes árvores até à vegetação rasteira; A estratificação origina diversos microclimas; Reciclagem da matéria orgânica é muitorápida, o que leva a um solo pobre e poucoprofundo;Há grande diversidade de hábitats, o quepermite a existência de fauna rica e variada tantoem vertebrados como em invertebrados.
  11. 11. BIOMAS MUNDIAISFLORESTA TROPICAL
  12. 12. BIOMAS MUNDIAISCAMPOSSão formações abertas, tanto em regiões tropicaiscomo em regiões temperadas, onde a pluviosidade épluviosidade é baixa;Podem ser classificados em:● Savanas: caracterizadas por apresentar muitasgramíneas e arbustos e árvores muito esparçadas entresi. Ocorrem principalmente na África, na Ásia, naAustrália e nas Américas do Norte e do Sul; as savanasapresentam fauna com herbívoros de grande porte(girafas, elefantes, rinoceronte, zebra), grandescarnívoros (leões, leopardos e guepardos), aves(pássaros, gaviões, avestruz), muitos répteis (lagartos eserpentes), anfíbios e rica fauna de invertebrados(insetos, aracnídeos). No Brasil a savana corresponde aoCerrado.● Estepes: predominam gramíneas. Ocorre em regiõesSujeitas a períodos de seca. Exemplos são as pradariasda América do Norte e os pampas na América do Sul.
  13. 13. BIOMAS MUNDIAISCAMPOS
  14. 14. BIOMAS MUNDIAISDESERTOSSituados ao redor das latitudes 30º Norte ouSul, em regiões de baixa pluviosidade e baixaumidade do ar; Possuem elevada amplitude térmica (de dia astemperaturas são muito altas e de noite, muitobaixas (ausência de nuvens); Paisagem dominada por locais com poucaágua, dunas de areia e montanhas pedregosasdesnudas;Os maiores desertos são o Saara (África), o daArábia (África), de Góbi (Ásia), o Antártico e oÁrtico, mas também ocorrem na Austrália,América do Sul e do Norte;Fauna adaptada à seca, composta por roedores,répteis (serpentes e lagartos), insetos e aracnídeos,A maioria com hábitos noturnos; Flora com adaptações à seca – xerofilismo.
  15. 15. BIOMAS MUNDIAISDESERTOS

×