Your SlideShare is downloading. ×
0
Catequese e família
Catequese e família
Catequese e família
Catequese e família
Catequese e família
Catequese e família
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Catequese e família

3,420

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
3,420
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
75
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. “À medida que a família cristã acolheo Evangelho e amadurece na fé,torna-se comunidadeevangelizadora.” (João Paulo II)
  • 2. CATEQUESE E FAMÍLIAO mundo hoje é plural, mas também fragmentado. As ciências e astecnologias se desenvolveram tanto que acabam passam por cima dosprincípios da ética e da religião. E quem acaba sofrendo os impactos dasociedade pós-moderna é a família, por vezes mergulhada num horizontecheio de dramas. As pressões do mundo globalizado são tantas que às vezesa família fica num beco sem saída. Quais as dificuldades que passam as nossas famílias? O que influencia as famílias hoje?
  • 3. Uma historinha nos ajuda a refletir: Uma catequista pediu aos catequizandos que elaborassem um texto sobre o que gostariam que Deus fizesse por eles. Quando terminou o encontro de catequese, ela chegou em casa e começou a ler as mensagens. Uma mensagem a deixou profundamente emocionada e intrigada. Seu esposo ao chegar, viu-a a chorar e perguntou: O que é que aconteceu? Ela respondeu: Leia você mesmo. O texto era uma oração e dizia assim: "Senhor, esta noite peço-te algo especial: transforma-me numa televisão. Quero ocupar o lugar dela. Viver como vive a TV da minha casa. Ter um lugar especial para mim, e reunir a minha família à volta... Ser levado a sério quando falo... Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem perguntas.
  • 4. Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebequando não funciona. E ter a companhia do meu pai quandoele chega a casa, mesmo quando está cansado. E que aminha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida,em vez de me ignorar... E ainda, que os meus irmãos fiquemdiscutindo para estar comigo... Quero sentir que a minhafamília deixa tudo de lado, de vez em quando, para passaralguns momentos comigo. E, por fim, faz com que eu possadiverti-los a todos. Senhor, não te peço muito... Só queroviver o que vive qualquer televisão". Naquele momento, omarido de Ana Maria disse: Meu Deus, pobrezinho destemenino! Que pais ele tem? E ela olhou-o e respondeu: Estamensagem que o nosso filho escreveu. Qual a lição que tiramos?
  • 5. A família é o berço da féA família perde em qualidade quando não conta com a valiosa ajuda dacatequese na educação da fé de crianças, jovens e adultos. E a catequesenão pode realizar um trabalho fecundo se não contar com o apoio e aatenção da família. Hoje, verifica-se na realidade pastoral da Igreja que épraticamente impossível imaginar uma catequese com jovens, adolescentese crianças sem um trabalho específico com os pais.A fé não começa na catequese, mas na família: Certa vez uma senhora foi reclamar ao padre sobre o catequista de seu filho, alegando que não havia ensinado ao seu filho a rezar o pai-nosso na catequese. O padre retrucou-lhe dizendo que isto não era obrigação do catequista, mas da família. E acrescentou: “Minha filha, não é só educação que vem do berço. A fé também!”.
  • 6. DIMENSÕES DA VIDA CRISTÃ Da opção por jesus: Descobrir Adotar seu Celebrar a Reunir-se Participar na em estilo de Sua em Seu construção profundida vida presença nos Nome e em do reino de de sua Sacramentos comunidade Deus mensagemA FAMÍLIA: é o berço da fé, o qual deve favorecer o desabrochar das dimensões davida cristã.A CATEQUESE: desenvolve a fé inicial do Batismo até à maturidade , cuja a medida éCristo

×