• Like
Reciclagem
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
5,681
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
253
Comments
0
Likes
5

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Reciclagem
  • 2. A Reciclagem é o termo geralmente utilizadopara designar o reaproveitamento de materiaisbeneficiados como matérias-primas para umnovo produto. Muitos materiais podem serreciclados e os exemplos mais comunssão o papel, o vidro,o metal e o plástico.
  • 3. A reciclagem do papel é um procedimento quepermite recuperar as fibras celulósicas do papel velho eincorporá-las na fabricação de novo papel. Este novopapel tem cor diferente, textura diferente e gramaturadiferente. Isto acontece devido a não possibilidade deretornar o material utilizado ao estado original.
  • 4. Na reciclagem do vidro, o caco funciona comomatéria-prima já balanceada, podendo substituiro feldspato (rocha que contém minério), pois ocaco precisa de menos temperatura para fundir.Os cacos devem ser separados por cor e dureza.O Brasil, só recicla 14,2% do vidro que consome, orestante ficando em algumlugar na natureza por tempoindeterminado.
  • 5. A reciclagem dos metais abrange todos ostipos de lixo tais como: aço, ferro, cobre,alumínio, latão e outros. Os metais são 100%recicláveis, podendo ser facilmente separadosem dois grandes grupos: os ferrosos,compostos por ferro e os não-ferrosos.
  • 6. Existem três tipos de reciclagem do plásticos:* Primária ou pré-consumo: é feita com os materiais termoplásticos provenientes de resíduos industriais, que são limpos e fáceis de identificar.* Secundária ou pós-consumo: acontece com os resíduos plásticos recolhidosem lixões, sistemas de coletaseletiva, sucatas, etc.* Terciária: é a conversão deresíduos plásticos em produtosquímicos e combustíveis.
  • 7. O processo de recuperação e regeneração dos pneusa separação da borracha vulcanizada de outroscomponentes(como metais e tecidos). Os pneus sãocortados em lascas epurificados por um sistemade peneiras. As lascas sãomoídas e depois submetidasá digestão em vapor da águae produtos químicos, comoálcalis e óleos minerais, para desvulcanizá-las.
  • 8. Os resultados da reciclagem são expressivos tantono campo ambiental, como nos campos econômicos esocial. No Brasil existem muitos carroceiros oucatadores de papel, que vivem da venda de sucatas,papéis, alumínio e outros recicláveis deixados no lixo.Assim, para muitas pessoas que trabalham nareciclagem este é a única alternativa de ganhar o seusustento.
  • 9.  Reciclagem de Aço Reciclagem de Alumínio Reciclagem de Baterias Reciclagem de Borracha Reciclagem de Computadores Reciclagem de Embalagens Longa Vida Reciclagem de Entulho Reciclagem de Madeira Reciclagem de Metal Reciclagem de Papel Reciclagem de Plástico e Embalagens Reciclagem de Vidro
  • 10. No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão: Azul: Papel/Papelão Vermelho: Plástico Verde: Vidro Amarelo: Metal Preto: Madeira Laranja: Resíduos Perigosos Branco: Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
  • 11.  Roxo: Resíduos Radioativos Marrom: Resíduos Orgânicos Cinza: Resíduos geralmente não recicláveis, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.
  • 12.  Cada 50 quilos de papel usados, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar. Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério.
  • 13.  Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes. Economia de energia e matérias-primas. Menos poluição do ar, da água e do solo. Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.
  • 14.  Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício. Gera empregos para os usuários dos programas sociais e de saúde da Prefeitura. Dá oportunidades aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.
  • 15. Ao longo deste trabalho compreendemos que a reciclagem consiste na recuperação e transformação de qualquer desperdício. A sua importância traduz-se na possibilidade de aquisição de materiais por preços maisfavoráveis que o dos mesmos materiais antes da sua primeira utilização. A reciclagem torna-se mais rentável se proceder á pré-separação dos produtos a reciclar.
  • 16. Com a crescente consciência ecológica das populações, este sistema está a ganhar a adesão de muitas comunidades, onde sãodistribuídos contentores para plástico, metal, vidro, papel, etc. A reciclagem é um meio essencial ao meio ambiental. Acredito que deveria haver mais pessoas a contribuir na reciclagem, pois a reciclagem é para o bem de todos nós. Elaborado por: Suzana Aquino