Your SlideShare is downloading. ×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

[Scup] Tutorial: Regras - Como otimizar processos

241,553
views

Published on

O que você vai aprender: …

O que você vai aprender:

> O que é uma regra;
> Como cadastrar novas regras;
> Escolher buscas para aplicar regras;
> Criar condições para regras;
> Definir ações com as condições estabelecidas;
> Escolher o período para a regra ficar ativa;
> Como desativar e ativar regras;
> Como editar regras;
> Como excluir regras.

Saiba mais em: http://www.scup.com.br

Published in: Technology

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
241,553
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
45
Actions
Shares
0
Downloads
88
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Tutoriais Scup Equipe Scup – Setembro de 2013 http://www.scup.com/pt/ Conteúdo Introdutório
  • 2. • • • • • • • • • O que é uma regra; Como cadastrar novas regras; Escolher buscas para aplicar regras; Criar condições para regras; Definir ações com as condições estabelecidas; Escolher o período para a regra ficar ativa; Como desativar e ativar regras; Como editar regras; Como excluir regras.
  • 3. Grandes operações em mídias sociais podem ser trabalhosas e demoradas. Pensando nisso, o Scup te dá a opção de criar regras para automatizar o seu monitoramento, facilitar o seu trabalho e otimizar processos. O que são regras? Podemos defini-las como ações automáticas que o sistema realiza a partir de condições pré-cadastradas pelo usuário da ferramenta. Exemplo: Se você definir previamente que todo item que contiver a palavra “bom” deve ser classificado como positivo, o sistema o fará de modo automático. Onde eu posso cadastras regras? Vá até a aba Configurações e escolha a opção Regras, depois é só clicar em Adicionar Nova Regra
  • 4. Em Configurações vá para o submenu Regras Adicione uma nova regra Lista com todas as suas regras Use os filtros do Scup para encontrar rapidamente uma regra. Os filtros podem ser por condição (texto, amostragem, abrangência ou algoritimo) ou período (de segunda a sexta, sábado ou domingo) Essa é a descrição da sua regra com todos os passos que devem ocorrer para ela ser aplicada Lista com todas as regras desativadas
  • 5. Dentro da aba Configurações, você encontrará o submenu Regras. Para criar uma nova regra, é só clicar em Adicionar Nova Regra. Você notará que são necessários 4 passos para criar uma regra: 1. Buscas; 2. Condição; 3. Ação; 4. Horário.
  • 6. Na primeira etapa para criar uma regra, você vai escolher em qual busca ela deverá ser aplicada. Selecione as buscas em que deseja aplicar a regra em Algumas que irei selecionar ou aplique em todas as buscas ativas em Todas.
  • 7. Defina quais são as condições para a sua regra, ou seja, o que deve acontecer para ela ser aplicada. As condições podem ser Por texto, usuário e abrangência ou Por porcentagem. Neste caso, você só poderá escolher uma das opções. Selecione essa opção para criar uma regra por texto (com ou sem a expressão exata), usuário (por usuário específico, usuário da lista do IS ou com exceção do usuário) ou abrangência (com mínimo de seguidores ou de visualizações) . Selecione essa opção para escolher a porcetagem de menções que deve ser coletada em sua busca.
  • 8. Por texto, usuário e abrangência Com a expressão exata: identifica todas as menções que contêm a expressão usada na criação da regra; Sem a expressão exata: identifica todas as menções que não contêm a expressão usada na criação da regra; Pelo usuário: ordena que a ferramenta execute uma ação com base em um nome de usuário; Pelo usuário da lista: ordena que a ferramenta execute uma ação para os usuários que estão em alguma lista do Identificador Social; Com mínimo de seguidores: ações só acontecem com perfis com um número mínimo de seguidores estipulado; Com mínimo de visualizações: ações só acontecem com perfis com número mínimo de visualizações estipulado; Com exceção do usuário: as ações acontecem com todos os perfis, menos com o usuário excluído.
  • 9. Por texto, usuário e abrangência Você pode fazer combinações entre as condições pra refinar ainda mais a sua pesquisa. Escolha entre Qualquer uma das condições abaixo (ou) ou Todas as condições abaixo, necessariamente (e). No caso da primeira, a regra será aplicada se alguma das condições for atendida; no segundo, a regra só será aplicada se todas as condições forem atendidas. Selecione qual condição você deseja aplicar a sua regra. Apague uma ou todas suas condições. Defina a palavra ou expressão que você deseja aplicar a regra. Clique no símbolo positivo para adicionar sua regra.
  • 10. Por texto, usuário e abrangência Com o mínimo de visualizações: defina qual o número mínimo de visualizações para sua regra acontecer. Vale lembrar que essa condição só funciona para buscas no YouTube. Com o mínimo de seguidores: defina qual o número mínimo de seguidores para sua regra acontecer. Vale lembrar que essa condição só funciona para buscas no Twitter. Pelo usuário da lista, pelo usuário ou com exclusão do usuário: escreva o nome do usuário ou da lista em que você deseja aplicar a regra.
  • 11. Por porcentagem Escolha a quantidade de menções que você deseja coletar em uma busca com a regra Por porcentagem. Aqui você pode escolher trabalhar com uma amostra de dados ou com a totalidade. Coloque a amostra que você deseja trabalhar. Clique aqui para trabalhar com 100% das menções coletadas.
  • 12. Esse é o momento em que você define o que o Scup deve fazer automaticamente quanto à menção coletada e com as condições que você criou. Sua ação pode ser Classificar e enviar alertas ou Ignorar itens. Em Classificar e enviar alertas você pode realizar as seguintes ações: Definir sentimento, Aplicar tags e Enviar alerta para (você pode selecionar múltiplas ações simultaneamente).
  • 13. Classificar e enviar alertas Definir sentimento: defina automaticamente o sentimento das menções que serão coletadas e se encaixam nas condições estabelecidas; Selecione essa opção se também desejar definir o sentimento das últimas 25.000 menções já coletadas. Aplicar tags: defina automaticamente o rótulo (tag) das menções que serão coletadas e se encaixam nas condições estabelecidas; Selecione essa opção se desejar aplicar as tags às 25.000 menções já coletadas. Clique aqui para adicionar uma nova tag.
  • 14. Classificar e enviar alertas Se você escolher a opção Em sequência, terá um novo campo aberto para criar sua lista de tags de acordo com a sua preferência. A opção Em Sequência distribui as tags nas menções coletadas, seguindo a sequência definida por você. No exemplo, a tag nº 1 (Conteúdo) será direcionada à primeira menção coletada, a tag nº 2 (Ebook) será direcionada à segunda menção, como só duas tags foram selecionadas, a terceira menção coletada volta a ser nomeda com a tag nº 1 (Conteúdo).
  • 15. Classificar e enviar alertas Enviar alerta para: receba um e-mail quando alguma menção atender as suas condições. Insira aqui os e-mails que devem receber o alerta. Ignorar itens Use essa opção para evitar lixos no seu monitoramento, ignorando as menções que se encaixam na sua condição. Você pode ignorar as menções de todas as buscas, com exceção das buscas Twitter Firehose e Tumblr Firehose.
  • 16. Se você habilitou a aba SAC 2.0 no seu monitoramento (Configurações > Complementos), nesse passo você terá mais uma opção de ação: Criar tickets. Se você optar pela ação Criar Ticket, o Scup criará tickets automaticamente, de acordo com as condições escolhidas. Isso facilitará o seu atendimento nas suas mídias sociais. Para criar o ticket, você define qual é a prioridade de atendimento (urgente, alta, baixa) e quem é o colaborador que vai recebê-lo (Automático, atendente on-line com menos tickets; automático, atendente online ou off-line com menos tickets ou pelo nome do colaborador.
  • 17. No quarto e último passo para cadastrar regras, você define quando sua regra será aplicada, escolhendo o dia e o horário em que ela ficará ativa. Escolha em quais dias a regra funcionará: todos, de segunda a sexta, sábado ou domingo. Escolha o horário em que sua regra deve ficar ativa. Para deixar a regra funcionando o dia inteiro, clique na opção o Dia todo.
  • 18. Depois de criar sua regra, você verá, em Configurações > Regras, uma lista com todas as suas regras. Além de ver todas as regras que estão sendo aplicadas, você também vê uma lista com as regras que você desativou. Passe o cursor nessa parte para encontrar as funções: Editar, Desativar e Remover. Mídia social da busca em que a regra será aplicada. As regras desativadas também podem ser encontradas na aba Regras. Para reativá-las, é só clicar em Ativar.
  • 19. Pronto! Agora você já sabe o básico para começar a usar o Scup! Quer saber mais? Acesse nossa Central de Ajuda e se inscreva em nossos treinamentos.
  • 20. Visão geral da ferramenta Como fazer buscas nas mídias sociais com o Scup Menções: como classificar dados e fazer filtros Como gerir pages e publicar conteúdos nas mídias sociais com o Scup Como obter relatórios no Scup Como mapear usuários estratégicos nas mídias sociais

×