[Scup] Tutorial: Como gerir perfis e publicar conteúdo nas mídias sociais
 

[Scup] Tutorial: Como gerir perfis e publicar conteúdo nas mídias sociais

on

  • 212,969 views

O que você vai aprender: ...

O que você vai aprender:

> Estrutura do espaço de publicações;
> Publicar com o Scup e agendar postagens;
> Solicitar aprovação antes de publicações;
> Usar o encurtador de links scup.it;
> Encontrar novas ideias para conteúdo;
> Criar campanhas segmentadas;
> Classificar publicações;
> Ver a repercussão de publicações;
> Acompanhar o desempenho de perfis;
> Ver o histórico de publicações; e
> Interagir com os usuários das redes sociais.

Saiba mais em: http://www.scup.com.br

Statistics

Views

Total Views
212,969
Views on SlideShare
1,135
Embed Views
211,834

Actions

Likes
4
Downloads
15
Comments
0

11 Embeds 211,834

http://monitor.scup.com 209218
http://localdev.scup.com 1458
http://rc.scup.com 654
http://homolog.scup.com 295
https://support.scup.com 106
https://scuphelp.zendesk.com 43
http://instable.scup.com 23
http://sistema.dexterlab.novo 20
http://support.scup.com 10
http://qa.scup.com 5
http://dexterlab.scup.com 2
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

[Scup] Tutorial: Como gerir perfis e publicar conteúdo nas mídias sociais [Scup] Tutorial: Como gerir perfis e publicar conteúdo nas mídias sociais Presentation Transcript

  • Conteúdo IntrodutórioTutoriais Scup Equipe Scup – Setembro de 2013 http://www.scup.com/pt/
  • • Estrutura do espaço de publicações; • Publicar com o Scup e agendar postagens; • Solicitar aprovação antes de publicações; • Usar o encurtador de links scup.it; • Encontrar novas ideias para conteúdo; • Criar campanhas segmentadas; • Classificar publicações; • Ver a repercussão de publicações; • Acompanhar o desempenho de perfis; • Ver o histórico de publicações; e • Interagir com os usuários das redes sociais.
  • O que é uma publicação no Scup? É quando você usa a ferramenta para publicar algo nas seguintes mídias sociais: Twitter, Facebook, YouTube e Google+. O que é uma interação no Scup? É quando você interage com um usuário das mídias sociais, ou seja, faz uma publicação direcionada a alguém. O que é uma menção respondida no Scup? São as menções para as quais você efetivamente enviou uma resposta.
  • Na aba Páginas e Perfis, você encontra três submenus relacionados a publicações e gestão de perfis nas mídias sociais, a saber: Publicações: serve para você publicar conteúdos em mídias sociais cadastradas, ver o histórico de publicações e respostas e acompanhar as publicações pendentes e agendadas. Dá para acompanhar também as atividades que são feitas nas postagens (likes, shares, comentários, RTs, favoritadas); Análise de Publicações: mostra o desempenho de suas publicações; Análise de Perfis: mostra a evolução de perfis sociais cadastrados.
  • Para conseguir publicar conteúdos e obter informações sobre o desempenho de posts, você deve cadastrar as suas contas das mídias sociais na ferramenta. Confira o passo a passo : 1. Na aba Configurações > Contas, clique em Adicionar Nova Conta. 2. Selecione qual conta deseja adicionar e clique em Permitir que o Scup acesse minha conta. É preciso repetir o procedimento para cada mídia social. É interessante estar deslogado da mídia social que deseja cadastrar para evitar erros.
  • Depois de cadastrar as suas contas nas mídias sociais, você já pode começar a fazer publicações. Para isso, vá em Páginas e Perfis > Publicações e encontre os links rápidos para publicar nas mídias sociais cadastradas. Observe o que é possível publicar em cada serviço: Publique tweets Publique vídeos Publique textos, fotos e links Publique textos, imagens e links Para fazer uma publicação, clique numa das opções e siga os próximos passos.
  • Espaço para escrever o conteúdo do seu post Mídia social em que a publicação será feita Botão para classificar a sua publicação por tipo ou campanha. Botão para integrar a publicação ao Google Analytics e mensurar o seu desempenho. Botão para agendar a publicação. Escolha a conta cadastrada em que a publicação será feita. Anexe um link ou uma imagem à sua publicação. Caso você opte por anexar um link, uma miniatura da publicação será exibida em sua timeline. Botão para escolher o público-alvo da publicação. (Somente para publicações no Facebook) Ao escolher uma das opções, você será direcionado para o espaço de publicação. Observe o exemplo do espaço de publicação do Facebook:
  • Estrutura de publicação para o Twitter Estrutura de publicação para o Google+ Em Postar para, você pode escolher em quais círculos do G+ deseja postar.
  • Estrutura de publicação para o YouTube Dê um título para o seu vídeo Escreva um breve texto resumindo o que acontece no seu vídeo e um argumento para que ele seja visto Adicione tags para ajudar as pessoas a encontrarem o seu vídeo Escolha a conta cadastrada em que a publicação será feita Escolha a categoria em que seu vídeo se enquadra, como: Entretenimento, Geral, Música, Notícias, Pessoas e Blogs, Ciência e Tecnologia.
  • Na tela anterior, ao clicar em Próximo passo, você é encaminhado para outra página para escolher e fazer o upload do vídeo. Estrutura de publicação para o YouTube
  • A ferramenta oferece aos usuários diversos benefícios, como facilitar publicações, aprimorar interações com clientes e enriquecer as informações estratégicas que podem ser obtidas com as mídias sociais. Confira a seguir alguns dos benefícios de usar o Scup como publicador.
  • Dentro do Scup, você pode usar a função Agendar Publicação e manter a sua página sempre atualizada com conteúdos novos. No espaço para publicação, você pode optar pela opção de agendar a publicação ou enviá-la naquele momento. Para enviar imediatamente, clique em Enviar. Para agendar, é só clicar em Agendar e escolher a data e o horário de publicação.
  • No Facebook, você consegue direcionar posts para públicos específicos. É possível direcionar uma postagem a partir de 7 categorias: gênero, status de relacionamento, grau de escolaridade, interesses, idade, localização e idioma. Clique em Público-Alvo para direcionar a publicação.
  • Em Publicações, você tem acesso ao histórico de todas as postagens feitas nas mídias sociais cadastradas. A coluna em destaque mostra os números de atividades (curtidas, compartilhamentos e comentários) que cada publicação teve.
  • Com o Scup, você pode descobrir quais são as publicações mais curtidas, compartilhadas e comentadas por categoria. Para isso, basta classificar as postagens por tipo (conteúdo, link, imagem) ou assunto/campanha (promoção, evento). Ao clicar em Nova Tag, você também pode criar novos rótulos que fazem mais sentido em seu projeto. Para acompanhar o resultado de suas postagens, use as tags para identificar cada tipo de publicação.
  • Pelo Scup, é possível determinar o que cada colaborador de um projeto pode fazer – como publicar – por meio de níveis de permissão. Assim, você tem maior controle sobre o seu monitoramento, identifica as ações de cada colaborador isoladamente e define funções de trabalho específicas. Para adicionar colaboradores e ver os níveis de permissão de quem está no seu monitoramento, acesse Configurações > Colaboradores.
  • Visitante: este perfil não tem acesso às configurações e pode somente visualizar as menções, relatórios e publicações do monitoramento, sem alterar nada. Classificador: este perfil possui as mesmas permissões do Visitante e também classifica as menções coletadas. Publicador: este perfil possui as mesmas permissões do Classificador, além de publicar (e gerar interações com usuários). Estas publicações poderão passar por administração, dependendo da configuração da conta cadastrada. Atendente: além de possuir as mesmas permissões do Publicador, também pode receber tickets de atendimento em operações de SAC 2.0 e respondê-los. Moderador: este perfil possui as mesmas permissões do Publicador, mas ele também aprova publicações pendentes (suas próprias publicações não passam por moderação). Gerenciador: este perfil possui as mesmas permissões do Moderador, além de remover menções, efetuar exportações, gerenciar tags e regras. Administrador: este perfil possui as mesmas permissões do Gerenciador e também gerencia buscas, contas e colaboradores.
  • Dentro do Scup, você pode solicitar aprovação antes de um post ser publicado. Caso o administrador da conta solicite aprovação, ele será notificado por cada publicação enviada – e ela só será postada após a aprovação. Moderadores e Gerentes também podem aprovar publicações – as publicações deles não passam pela aprovação do administrador.
  • Veja abaixo a relação entre a aprovação de publicações e os níveis de permissão:
  • 1. Para solicitar aprovação, acesse Configurações> Contas. 2. Passe o mouse sobre Publicações e selecione o ícone Exigir aprovação. 3. Assim, todas as publicações feitas por esta conta devem ser aprovadas pelo administrador. 4. Para ver todas as publicações pendentes e aprová-las, acesse Páginas e Perfis> Publicações> Publicações Pendentes e Agendadas.
  • Por meio de uma integração com o Google Analytics, o Scup mostra como as mídias sociais afetam as suas estratégias de marketing, das visitas ao seu site à conversão de clientes. Para usar o Google Analytics, adicione a conta em Configurações > Contas > Adicionar nova conta. No espaço de publicação, selecione esta opção caso deseje integrar o link ao Google Analytics. Saiba quantas visitas e clientes as suas publicações geram
  • Para visualizar os resultados da integração de suas publicações com o Google Analytics, vá em Páginas e Perfis > Publicações > Gráfico Desempenho de Publicações no Período. Neste gráfico, você compara os números de atividades de publicações classificadas e pode comparar esses resultados com postagens de perfis de mesmo tamanho ou mesmo mercado. Veja os resultados da integração com Google Analytics em Visitas, Pageviews e Conversões. Escolha quais tags você quer comparar e quais páginas, suas ou de seus concorrentes, você deseja analisar. Saiba quantas visitas e clientes as suas publicações geram
  • Em Análise de Publicações, veja as top 5 publicações, o desempenho de todos os posts, as atividades por período e descubra quantas visitas e clientes as publicações geraram. Atividade por semana Veja quais são os dias da semana em que suas publicações fazem mais sucesso. Atividade por hora Veja o melhor período do dia para publicar. É importante lembrar que a mensuração é feita com base no horário da publicação, e não no horário em que o like ou o comentário ocorreram. Comparação Veja a comparação entre o desempenho do seu perfil e de seus concorrentes.
  • Em Análise de Perfis, veja a evolução da sua empresa nas mídias sociais e faça comparações com a concorrência. Com esses dados, você identificará quem está melhor posicionado no universo das mídias sociais. Veja a evolução de seguidores da sua página e de seus concorrentes. Compare o número de seguidores, atividades e interações em seu perfil e nos perfis de seus concorrentes. Analise a evolução de perfis
  • Acompanhe a repercussão dos seus links Com o encurtador de URL do Scup , você pode medir a quantidade de cliques que cada link postado teve. Insira o seu link e clique em Encurtar URL
  • O Scup dá dicas para te ajudar a maximizar o alcance e a conversão de publicações. As sugestões são baseadas em recomendações das mídias sociais e de pesquisas do Scup sobre otimização de postagens. Siga as recomendações do Scup para otimizar suas postagens. Quando alguma dica é seguida, o ícone fica verde, mostrando que aquele passo já foi cumprido.
  • Está sem ideias do que publicar? O Scup te ajuda a se inspirar com dicas! Pesquise assuntos relacionados à sua marca no Twitter e encontre inspiração no que é publicado. Veja os Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter por região.
  • Além de publicar conteúdos pelo Scup, você também pode conversar com quem falou sobre a sua marca ou comentou em algum post. Confira: Twitter Na ferramenta do Scup, você pode responder, retuitar, seguir um perfil e favoritar o tweet coletado. Facebook e Google+ Ao clicar no botão Responder, você pode escolher a conta, agendar a resposta ou enviá-la imediatamente. Se o item for respondido, a ferramenta identifica o botão com um destaque em laranja.
  • Pronto! Agora você já sabe o básico para começar a usar o Scup! Quer saber mais? Acesse nossa Central de Ajuda e se inscreva em nossos treinamentos.
  • Visão geral da ferramenta Como fazer buscas nas mídias sociais com o Scup Menções: como classificar dados e fazer filtros Como obter relatórios com o Scup Como mapear usuários estratégicos Como otimizar processos