Your SlideShare is downloading. ×
0

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

[Scup] Tutorial: Como fazer buscas nas mídias sociais com o Scup

486,541

Published on

O que você vai aprender: …

O que você vai aprender:

> O que é busca;
> Quais mídias sociais são monitoradas pelo Scup;
> O que é coletado em cada mídia;
> Tipos de busca;
> Como cadastrar buscas; e
> Como construir expressões de busca.

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
486,541
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
15
Actions
Shares
0
Downloads
209
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Conteúdo IntrodutórioTutoriais Scup Equipe Scup http://www.scup.com/pt/
  • 2. • O que é busca; • Quais mídias sociais são monitoradas pelo Scup; • O que é coletado em cada mídia; • Tipos de busca; • Como cadastrar buscas; e • Como construir expressões de busca.
  • 3. No Scup as busca acontecem em duas maneiras: Cadastre suas mídias Crie os monitoramentos e suas buscas O que é uma busca? Busca é um termo procurado em uma rede social específica. Por exemplo: procurar por “computadores” no Facebook, por “chocolate” no Twitter e “chocolate” no Google+ constituem 3 buscas diferentes. Mídias próprias: A busca acontece nas suas páginas, incluindo seu mural, número de fãs, suas publicações e mensagens privadas. Mídias espontâneas: A busca é feita por palavras-chave. Essa opção mostra o que as pessoas andam falando da sua marca nas mídias sociais.
  • 4. Como adicionar suas contas? Entre em Contas, dentro de Configurações, e clique em Adicionar Nova Conta. Escolha qual das mídias você deseja adicionar (Facebook, Twitter, Google+, Youtube, Instagram, Bit.ly, Goo.gl e Google Analytics) e coloque suas informações de acesso. Pronto! Agora sua conta já está sincronizada a ferramenta.
  • 5. Facebook Twitter LinkedInGoogle TumblrWordpress FoursquareRSS Feed InstagramGoogle PlusYoutube Reclame Aqui Flickr SlideshareVimeo Redes monitoradas pelo Scup
  • 6. Editar e criar buscas Para cadastrar as suas buscas, vá na aba Configurações e clique em Buscas. Expressão de Busca A expressão de busca é a palavra-chave que será detectada e coletada pelo seu monitoramento.
  • 7. Cadastro múltiplo de buscas Se você quiser cadastrar uma de uma palavra-chave pode usar a opção do cadastro múltiplo de buscas. Desta forma, você conseguirá cadastrar facilmente diferentes buscas para uma mesma rede social
  • 8. Construindo a expressão de busca Use os operadores para construir palavras-chave exatas, eles vão refinar a sua busca e evitar a coleta de menções indesejadas. O que são operadores? São símbolos ou palavras específicas de cada rede social, responsáveis por executar funções durante a pesquisa por menções. Exemplo: Use aspas para procurar expressões exatas do tipo: "quero comprar“ O usuário que sabe usar os operadores consegue melhores resultados nos monitoramentos e extrai dados relevantes para análise. Não deixe de conferir as dicas do Scup para empregá-los corretamente.
  • 9. Construtor de expressão de busca Para algumas redes sociais, como o Twitter, há a possibilidade de preencher um pequeno formulário para criar a expressão exata de busca. Preencha o formulário e o sistema criará sua busca automaticamente!
  • 10. Para buscas criadas fora do construtor de expressão de busca, use operadores para ganhar tempo e otimizar suas buscas. Aprenda a lógica de buscas nos principais serviços: Twitter e Google+ Use “ ” (aspas) para expressões exatas OR é usado quando pode ser uma palavra ou outra Use – (menos) antes de uma palavra para excluí-la Feed, Reclame Aqui, Wordpress, Linkedin Insira a URL Instagram Cada busca coleta uma tag, por isso não existem operadores. Facebook A rede social não aceita mais os operadores: aspas (“ ”) e pipe (|). Para refinar sua pesquisa, crie regras (aba Configurações). Sem o construtor de expressão de busca
  • 11. Resultados encontrados no search (campo de busca) do Twitter, DMs (direct messages), usuários e menções. Menções em blogs indexados pelo Google com palavra-chave especificada, alertas e notícias Postagens públicas disponibilizadas pela API do Google+, postagens e comentários feitos em uma página específica Publicações e comentários nos murais de páginas do Facebook, interações de um posts específico, além das mensagens privadas enviadas para seu perfil.
  • 12. Menções e postagens no Tumblr que contenham as palavras-chaves especificadas Vídeos do Youtube que tenham a palavra-chave no título ou na descrição, comentários de um vídeo específico e canal de usuários. Fotos do Flickr que tenham a palavra-chave no título ou na descrição. Publicações do Instagram que tenham as tags cadastradas nas buscas, fotos e comentários das imagens publicadas por um usuário cadastrado e fotos tiradas em um lugar específico.
  • 13. Todas as postagens de um grupo aberto do Linkedin. Atualizações de qualquer site que tenha um Feed RSS. Todos os posts de um blog específico do Wordpress através de seu Feed RSS. Reclamações disponíveis no perfil de uma determinada empresa no Reclame Aqui.
  • 14. Todos os comentários do local de ID cadastrada no Foursquare. Apresentações e documentos com as palavras-chave cadastradas no Slideshare. Vídeos do Vimeo que tenham a palavra-chave no título ou na descrição e o canal de um usuário específico.
  • 15. Para ver os resultados de suas buscas, entre na aba Menções e veja todas as menções coletadas pelo Scup em ordem cronológica decrescente (do mais novo para o menos novo) Você pode escolher ver as menções coletadas em um período específico. Escolha quais menções você deseja ver naquele momento, a partir dos filtros do Scup
  • 16. Pronto! Agora você já sabe o básico para começar a fazer buscas nas mídias sociais com o Scup! Quer saber mais? Acesse nossa Central de Ajuda e se inscreva em nossos treinamentos.
  • 17. Visão geral da ferramenta Menções: como classificar dados e fazer filtros Como gerir perfis e publicar conteúdos nas mídias sociais com o Scup Como obter relatórios com o Scup Como mapear usuários estratégicos Como otimizar processos

×