Your SlideShare is downloading. ×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Iniciando com o Scup

2,253
views

Published on

Materail do Guia de Melhores Práticas para uso do scup.

Materail do Guia de Melhores Práticas para uso do scup.

Published in: Technology, Business

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,253
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
44
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Iniciando com o Scup
    Material do Guia de Melhores Práticas para o uso da ferramenta
  • 2. Setup e Ambientação Inicial
  • 3. Iniciando com o Scup
    Vai usar o Scup, e não sabe por onde começar? Vamos te dar todas as dicas de como usar o Scup de maneira mais prática. Primeiramente, você digita seu e-mail e senha na área de login do site, para acessar o menu “Meu Painel”. Em seguida, você terá dois cenários diferentes:
    Se você já foi convidado para algum monitoramento:
    Se você já foi convidado para algum monitoramento existente, este se encontra na aba “Monitoramentos Convidados”.
    Se você deseja criar um monitoramento:
    Caso queira criar um novo monitoramento, clique no botão “Criar Monitoramento”, adicione um título para o seu monitoramento, e siga para o cadastro de palavras-chave. Temos dicas de cadastro de buscas e palavras-chave em nosso blog http://blog.scup.com.br/entenda-a-logica-de-busca-nas-principais-midias-sociais . Depois que seu monitoramento foi criado, e suas buscas foram cadastradas, o Scup começará a coleta dos itens.
  • 4. Visualizando os itens coletados
    Ao abrir seu monitoramento, na aba Monitor, ficam todos os itens do seu monitoramento, é ali que você poderá acompanhar a coleta dos itens. A coleta é feita a cada 3 minutos.
  • 5. Publicando Conteúdo
    Na aba Publicação, você verá as postagens feitas pelos perfis que cadastrou no Scup (Twitter, Facebook, etc), e é também esta aba que você deve acessar quando quiser publicar algo pelos perfis cadastrados, clicando nos botões “Publicar no Twitter”, “Publicar no Facebook” ou “Publicar no Youtube”.
    E dentro de cada item coletado, há botão com o desenho de uma seta, ele permite que você se relacione com o usuário diretamente pelo Scup.
  • 6. Consultando Relatórios
    Já na aba Relatórios, você tem acesso a diversos gráficos que mostram informações sobre o seu monitoramento, como informações gerais, interações, abrangência e comparativo entre monitoramentos. Você pode filtrar os dados dos relatórios por período, buscas ou tags .
  • 7. Fiz o setup inicial, e agora?Operando suas informações
  • 8. Tags e Polarização
    Para que você possa separar o conteúdo sobre assuntos, e relevância, é indicado que utilize o tagueamento (quando você atribui uma tag pré-definida a uma citação), e a polarização no seu monitoramento (definir ser o item é positivo, negativo ou neutro). Para realizar o tagueamento manualmente, vá até a aba Monitor, clique no botão “Tags” do item, e escolha a tag desejada.
    Você pode realizar o tagueamento de vários itens em conjunto, selecionando os itens, e clicando no botão “Tags” que se encontra na aba superior do seu monitoramento, e posteriormente clicar no botão “Aplicar”.
  • 9. Tags e Polarização
    Polarizar os itens de seu monitoramento auxilia na organização dos itens e tem como objetivo proporcionar mais relevância em seus relatórios. Para polarizar o item, clique na classificação desejada (positivo, neutro ou negativo).
    Você pode polarizar vários itens ao mesmo tempo, da mesma forma que o tagueamento. Também é possível realizar o tagueamento e a polarização em massa por Retweets.
  • 10. Tags e Polarização
    O botão que tem o ícone de uma lixeira serve para você apagar itens indesejados que estão aparecendo no seu monitoramento. Para evitar que muitos itens desse tipo apareçam você pode criar uma estratégia para o seu monitoramento.
    É ideal que você tenha um plano editorial para que todos os envolvidos no projeto tenham o mesmo entendimento sobre o conteúdo dos itens coletados.
  • 11. Regras
    As regras servem para otimizar o tagueamento. É possível criar regras por texto (palavra, expressão, usuário), amostragem, abrangência ou algoritmo. Assim que criada uma regra, o item que se encaixar na pré-definição, será tagueada automaticamente.
    Exemplo
    Toda palavra que tiver a palavra “Comprei” (regra) será tagueada como “cliente”.
  • 12. Aumentando a eficiência da operação
  • 13. Configurando Contas e Colaboradores
    Para adicionar uma conta de uma de suas mídias sociais no Scup, você deve ir até a aba “Configurações - Contas”, e clicar em “Adicionar nova conta”. Em seguida, deve escolher qual a rede social que você deseja adicionar, autorizar para que o Scup acesse essa conta. A partir da conta adicionada, você poderá responder e publicar diretamente pelo Scup.
    Se você deseja compartilhar o seu monitoramento com outras pessoas, na aba “Configurações - Colaboradores”, é possível adicionar outros colaboradores utilizando o e-mail da conta cadastrada no Scup. Você também pode escolher o nível de permissão de cada colaborador, entre visitante, classificador, publicador, moderador, gerenciador e administrador.
  • 14. Pronto! Agora você já sabe os comandos básicos da nossa ferramenta e pode começar a utilizá-la. Mas lembre-se, se você ainda tiver alguma dúvida, mande um e-mail para o suporte@scup.com.br , ou entre em contato conosco em algum dos nossos canais nas redes sociais que te auxiliaremos com o maior prazer.
  • 15. Camila Yano
    +55 11 3509-1243
    camila@scup.com.br