Your SlideShare is downloading. ×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Case greenpeace

243
views

Published on


0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
243
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS QUE COMPROVAM A EFICIÊNCIA DA PLATAFORMA Abril/2013Greenpeace Brasil usa o Scup para conhecer o impactode suas mobilizações nas redes sociaisO escritório brasileiro da organização global contratou o Scup para monitorar e gerir sua presençanas mídias sociais; entenda o papel da plataforma para o sucesso das operações da ONG na webCliente: Greenpeace BrasilSetor: Ativismo ambientalLocalização: São Paulo (SP),Brasília (DF) e Manaus (AM)Nº de funcionários: ~100Site: www.greenpeace.org.brJuliana Costa, analista de redes sociais doGreenpeace Brasil e usuária do Scup.Economia de tempo e qualidade de dados paratrabalhar com uma comunidade numerosa.
  • 2. EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS QUE COMPROVAM A EFICIÊNCIA DA PLATAFORMA Abril/2013 51% a 70% menos tempo com classificação de itens; 71% a 90% mais itens coletados; Processos de gestão e monitoramento duas vezes mais automatizadosNo fim de 2012, com quase duas décadasde presença no Brasil, a organização globalGreenpeace decidiu dar um passo à frentepara a sua aproximação com seus afiliadose simpatizantes. “Precisávamos conhecer oresultado das nossas mobilizações”, lembraJuliana Costa, analista de redes sociais doGreenpeace Brasil.Hoje, com a ajuda do Scup, a ONG quasedobrou o nível de automação de suasatividades de monitoramento e gestão demídias sociais. Trabalhando com umuniverso de mais de 600 mil seguidores noTwitter e mais de 665 mil fãs no Facebook(dado de abril de 2013), é inegável que oGreenpeace precisa muito de umaferramenta de gestão de mídias sociaiscomo o Scup.DesafiosJuliana lembra que era difícil saber oimpacto de mobilizações em dias especiais,como o #DiaDaÁrvore e o lançamento decampanhas como #Detox. “Precisávamossaber quem estava participando dessasações e o que diziam”.“[Contratar o Scup]foi uma decisãomuito fácil”Para completar, até começar a trabalharcom o Scup, o Greenpeace Brasil não usavanenhuma plataforma de monitoramento.Todavia, a entidade entendia que anecessidade de mensurar era evidente ecada vez mais importante.“Queríamos saber o nosso alcance econhecer a opinião dos usuários, mas oproblema é que não havia nenhumaCOMO O SCUP AJUDOU O GREENPEACE
  • 3. EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS QUE COMPROVAM A EFICIÊNCIA DA PLATAFORMA Abril/2013ferramenta que nos ajudasse”, explicaJuliana.Na época em que se pensava em umasolução, escritórios do Greenpeace emoutros países fizeram um levantamento ecompararam as ferramentas. “Nenhumatinha as mesmas funções e qualidade decoleta de itens que o Scup tem no Brasil”,afirma a analista, “Então foi uma decisãomuito fácil”.“O Scup é a plataformaque oferece a melhorrelação custo-benefíciodo mercado”Depois do Scup“Além de conhecer mais o nosso público,passamos a ser capazes de mensurar oresultado de nosso trabalho nas redessociais com maior eficiência graças aoScup”, diz Juliana.A automatização dos processos de gestãode mídias sociais se tornou quase duasvezes maior.O ganho em eficiência mencionado porJuliana se justifica: o Greenpeace consegueagora classificar entre 51% e 70% maisitens, gastando para isso entre 71% e 90%menos tempo. E não porque o número deitens tenha diminuído: usando o Scup, acoleta aumentou entre 71% e 90%.Por que o Scup?“O Scup é a plataforma que oferece amelhor relação custo-benefício domercado”, afirma Juliana.Os diferenciais da plataforma, nas palavrasda analista do Greenpeace Brasil, começampelo ótimo treinamento e pela eficiênciaproporcionada pelas funcionalidades.Juliana menciona, em primeiro lugar, acaptação mais volumosa e mais qualificadade itens. “A programação de posts semfalhas e as ferramentas na hora decadastrar as palavras-chave também nosajudam a captar as menções que realmenteinteressam”, diz.Frente a outras plataformas, o Scuptambém é considerado mais completo porproporcionar a produção de relatórios comfiltros para cruzar os dados e extrairinsights relevantes para o negócio.