8 passos para planejar uma campanha em mídias sociais

Like this? Share it with your network

Share

8 passos para planejar uma campanha em mídias sociais

  • 4,423 views
Uploaded on

Preparamos um passo-a-passo pra você não se perder quando for planejar sua campanha em mídias sociais. Confira!

Preparamos um passo-a-passo pra você não se perder quando for planejar sua campanha em mídias sociais. Confira!

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
4,423
On Slideshare
3,043
From Embeds
1,380
Number of Embeds
8

Actions

Shares
Downloads
139
Comments
0
Likes
24

Embeds 1,380

http://ideas.scup.com 1,302
http://digitaljops.blogspot.com.br 53
http://flavors.me 17
http://digitaljops.blogspot.com 2
http://digitaljops.blogspot.ru 2
http://www.digitaljops.blogspot.ru 2
http://digitaljops.blogspot.com.au 1
http://www.linkedin.com 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. CAMPANHAEMMÍDIASSOCIAISREALIZAÇÃO8PASSOSPARAPLANEJARUMAa lista da semanatema:ideas
  • 2. 1. FAÇA BENCHMARK DA CONCORRÊNCIA E DO MERCADOÉ preciso saber o que seus concorrentes estão fazendo ou já fizeramnas mídias sociais. Além disso, investigue o seu setor de atuação.Assim você obtém uma visão mais ampla do mercado e observa aatuação de empresas que não são necessariamente concorrentes,mas ligadas a sua.
  • 3. 2. VERIFIQUE A REPUTAÇÃO DA MARCARealize um monitoramento prévio para saber o que os usuáriosestão falando sobre seu negócio. Assim é possível extrair algunsinsights sobre o que a campanha vai comunicar para resolver algumproblema ou reforçar algum posicionamento.
  • 4. 3. ENTENDA O COMPORTAMENTO DO SEU PÚBLICOSaber quais são os tipos de ação de que o seu público participa com maiorfrequência não tem por objetivo fazer igual ao que outras marcas jáfizeram, mas sim conhecer o nível de participação e os tipos de interaçãoque o seu target está disposto a realizar. Consultar pesquisas sobre hábitosde consumo e o perfil de navegação do público-alvo da marca ajuda acomplementar as informações sobre o comportamento do mesmo.
  • 5. 4. ELABORE UMA ESTRATÉGIA SIMPLESMecânicas complexas tendem a não despertar o interesse dos usuários.Ao mencionar estratégia simples, a intenção é destacar a relevância demanter o foco no usuário, pensando na usabilidade (facilidade deadesão) da campanha que será implementada. O Facebook é uma mídiasocial que oferece muita liberdade por possibilitar uma série de recursosadicionais como os aplicativos/games desenvolvidos para marcas.
  • 6. 5. NÃO SIGA A CORRENTE, SEJA CRIATIVOParece óbvio, mas aquilo que é diferente se destaca e se você sedestaca fica mais fácil capturar a atenção do usuário. Seguindo esseraciocínio, não é porque todo mundo publica uma imagem noFacebook e estimula que os usuários curtam e compartilhem para tero privilégio de participar de um sorteio, que essa é uma boa ideia.
  • 7. 6. CONSIDERE A LEGISLAÇÃO E OS TERMOS DE USOTodas as mídias sociais têm termos de uso e regras de boa conduta. OFacebook, por exemplo, não permite que seus recursos próprios sejamutilizados para promoções (inclusive sorteios e concursos culturais). Foraessa questão, é preciso conferir atentamente a legislação em vigor pararealizar ações promocionais. Ficar atento a isso evita futuras dores decabeça.
  • 8. 7. ESTRUTURE A DIVULGAÇÃO DA SUA CAMPANHAToda campanha precisa de divulgação para ampliar seu alcance eimpacto no público-alvo. Mesmo que já exista uma base de pessoas emsua rede que pode ser impactado pela campanha, aproveite todos osrecursos que estiverem disponíveis, desde que faça sentido para seupúblico e sua comunicação, potencializando o alcance da suamensagem.
  • 9. 8. DEFINA UM CRONOGRAMA DE EXECUÇÃOUma vez estruturada a campanha, é necessário definir o período derealização da ação, os prazos para execução e os respectivosresponsáveis por cada etapa. Dessa maneira as tarefas que devem serrealizadas ficam mais organizadas e mais fácil para o responsável pelacampanha acompanhar todo o processo de execução da mesma.
  • 10. acesse maiscontéudo em:ideas.scup.comATÉ A PRÓXIMA!se você curtiu essa lista, curta a nossa páginaCurtirEssa lista foi baseada no Ebook “Primeirospassos para fazer campanhas em mídiassociais” dos autores Gustavo Freitas, DanilaDourado e Bruno Ladeira.