Positivo (Aprende Brasil) - Gincana Cultural

9,523 views
9,144 views

Published on

0 Comments
11 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,523
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
11
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Positivo (Aprende Brasil) - Gincana Cultural

  1. 1. "Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei.”(Benjamin Franklin) Gincana CulturalCom o objetivo de aliar aprendizado e entretenimento, a Gincana Cultural Positivopretende envolver alunos, professores, familiares e a comunidade em geral. Por meiode diferentes canais, o aprendizado será traduzido em vivência. A ação irá proporcionartambém:- Compartilhamento do saber- Trabalho em equipe, liderança e disciplina- Conhecimento do seu limite e respeito ao limite do outro- Descoberta de possibilidades- Encontro de soluções rápidasTudo isso por meio de provas em diferentes modalidades, acompanhe a seguir osdetalhes.
  2. 2. ROTEIRO DO EVENTOAs escolas receberão, via correio, um Kit que contará com:Convite Diretor: Um convite ao diretor da escola contendo a data do evento, local einformações sobre as inscrições dos alunos. Uma carta de orientação também seráenviada explicando o formato da ação.Convite Alunos: Um convite elaborado com linguagem jovem e dinâmica para despertaro interesse. Informará a dinâmica da ação, formato de inscrição e endereço de web site,no qual haverá o Concurso Cultural para que os alunos concorram a um vídeo game"Xbox 360".Os Alunos do EJA também receberão um convite para participação da Gincana atravésdo site.Cartazes: Serão enviados 05 cartazes por escola, juntamente com os convites, para quepossam divulgar o evento internamente.Carta de Orientação: Para diretores.
  3. 3. Regras Gerais:As escolas serão divididas em: Ensino Fundamental 1 e Ensino Fundamental 2. As provasocorrerão separadamente (primeiro EF1 e posteriormente EF2), mas todos os alunosdevem estar no Ginásio Jacozão até no máximo 08:15 da manhã, as 8:30 serão passadasas instruções de realização; as provas terão início as 09:00 em ponto. A equipe que nãocumprir os horários será punida com a perda de 100 pontos.As torcidas que comparecerem ao Ginásio deverão permanecer em silêncio até que asprovas se iniciem.EF1 (Ensino Fundamental 1)Cada escola poderá inscrever uma (01) equipe contendo no mínimo 5 e no máximo 10alunos.EF2 (Ensino Fundamental 2)Cada escola poderá inscrever uma (01) equipe contendo no mínimo 10 e no máximo 20alunos.As equipes e torcidas devem estar uniformizadas (uniforme escolar), este quesito contarápontos na gincana; é obrigatório cada equipe ter um professor orientador.
  4. 4. Cabe à escola definir o formato de escolha dos alunos. Uma vez selecionados osestudantes, suas inscrições serão efetuadas via site pelo orientador da equipe. Após ainscrição, a confirmação será enviada para o e-mail cadastrado, dando inícioefetivamente ao evento.O site de apoio da Gincana será lançado juntamente com o envio dos convites.Os alunos que acompanharão o evento sem estarem inscritos em equipes, terão aativação feita, além do convite impresso, via site. Através de suas participações poderãoganhar prêmios.Para acompanhar a sua equipe no dia do evento como torcedor, o aluno deverá ter oconvite que será fornecido pela escola participante (cabe a escola definir o formato deescolha dos alunos).
  5. 5. O EVENTO1ª Etapa:Data: 17/09/2011Período: ManhãHorário: 08h15min. (chegada) / 08h30 (apresentação de regulamento) / 09h00 (iníciodas provas) / 12h00 encerramento.Local: Ginásio de Esportes JacozãoTodos que adentrarem ao espaço receberão um número (inclusive as equipes) queserá utilizado para o sorteio de prêmios após as provas.O palco estará localizado ao fundo da quadra (contrário à entrada) com meios dedivulgação ao centro, e uma mesa julgadora para organização e contagem dos pontos.A equipe deverá se apresentar à mesa julgadora através de um representante queficará responsável em distribuir os coletes de identificação que serão utilizadosdurante todas as etapas, sendo que os grupos terão liberdade para customizar seusmateriais. Os mesmos serão numerados para controle.A torcida deverá se dirigir a arquibancada (onde seu espaço estará delimitado)
  6. 6. As equipes serão encaminhas para a arquibancada situada ao lado direito do palco; aolado esquerdo, também na arquibancada ficarão torcedores e convidados e o centroda quadra será o espaço reservado para a realização das provas.Formato:EF115 equipes (15x10 pessoas= 150 pessoas)Cada prova será dividida em três etapas para que todas as equipes possamparticipar, serão cinco equipes para cada rodada; e assim sucessivamente. Enquantoum grupo compete, os outros aguardam na arquibancada.EF27 equipes (7x20 pessoas=140 pessoas)Cada prova será dividida em duas etapas (1 com 3 equipes e 1 com 4 equipes).Enquanto um grupo compete, o outro aguarda na arquibancada.
  7. 7. Haverá um DJ apresentando-se enquanto as equipes fazem suas identificações econcentração.O evento terá início com o apresentador que dará boas vindas a todos, falará sobre aGincana, o site, as etapas e os prêmios, durante aproximadamente 05 (cinco) minutos.As provas terão início com a apresentação de cada equipe à platéia. Permanecerão nopalco 01 (um) orientador de cada equipe para que recebam o envelope com as provasdo dia.
  8. 8. Provas Sugeridas: Primeiro competem as equipes do Ensino Fundamental1, posteriormente a equipes do Ensino Fundamental 2.Prova Geral: Ensino Fundamental 1 / Ensino Fundamental 2A fim de gerar uma interação com o hotsite da Gincana Cultural, a primeira prova serárealizada via site. A sugestão é postarmos perguntas (uma por dia) sobre a história ecuriosidades de Mongaguá durante a semana que precede a primeira etapa. Asrespostas deverão ser apresentadas à mesa julgadora no dia da Gincana paracontagem dos pontos.Prova 01: Ensino Fundamental 1Corrida Bate e Volta – As equipes deverão indicar um aluno de cada equipe, que ficaráa uma distância demarcada. Os demais devem correr até ele, bater em sua mão eresponder a uma pergunta e voltar correndo e bater na mão do próximo da fila.Prova 02: Ensino Fundamental 1Feijão na Caneca – As equipes deverão formar filas, um competidor ficará a umadistância demarcada, segurando uma caneca. Cada integrante que estiver na filareceberá cinco grãos de feijão e deverá acertar no alvo; cada acerto valerá 100 pontos.
  9. 9. Prova 03: Ensino Fundamental 1Montagem Tangram – Um membro de cada equipe deverá montar o Tangram, após osinal dado pelo animador. Vence quem terminar primeiro.Prova 01: Ensino Fundamental 2Corrida do Saco: Serão dadas 03 (três) dicas ao início da corrida sobre conhecimentosgerais. Na chegada, a equipe vencedora deverá responder corretamente a perguntasobre o tema para ganhar efetivamente a prova. Caso não acertem, o próximocolocado terá direito a responder, e assim sucessivamente.Os pontos serão computados separadamente, ou seja, o vencedor da corrida poderáganhar pontos pela primeira colocação, porém não pontuar integralmente por não terrespondido corretamente a questão.Prova 02: Ensino Fundamental 2Revezamento do arco: Todos os integrantes, de mãos dadas, deverão passar pordentro de um arco sem soltar as mãos.
  10. 10. Prova 03: Ensino Fundamental 2Jogo de Soletrar (1ª fase): Cada equipe deverá escolher 01 (um) participante pararepresentá-la. Cada participante escolhido sorteará uma palavra (lacrada) e entregará aoapresentador. Este lerá em voz alta e o aluno deverá soletrar a palavra corretamente. Apróxima equipe segue sorteando e respondendo sua palavra, sucessivamente.Esta prova terá um peso maior perante as outras da etapa.Encerramento:Divulgação dos resultados Ensino Fundamental 1 e Ensino Fundamental 2;Sorteio de Prêmios;Apresentação de DJ.
  11. 11. DETALHAMENTO:Todas as tarefas serão avaliadas pela mesa julgadora. Ao final das provas, serãosomados e divulgados os pontos de cada equipe.Os pontos serão contabilizados através de somatória, a equipe que tiver o maiornúmero de pontos será a vencedora.Os integrantes das três melhores equipes pontuadas ganharão 01 (uma) mochilaPositivo.Os participantes da prova soletrando ganharão 01 (um) mini dicionário Aurélio e 01(uma) camiseta do evento.Os alunos do EJA que participarão através do site, onde terão um link exclusivo deacesso, concorrerão a dois Kits Positivo com: Mochila, Squeeze, Chaveiro, Estojo c/Caneta e Lápis e Dicionário Aurélio.Todos os participantes do evento concorrerão a uma bicicleta no fim da primeira etapa.A melhor torcida ganhará um squeeze (01 por integrante).Será fornecido pipoca, algodão doce e água para todos os participantes.
  12. 12. OBSERVAÇÕES:No período de Setembro a Novembro, os orientadores receberão via e-mail cadastradono site, informativos contendo mensagens de:- Resumo da primeira etapa com texto de incentivo e agradecimento.- Conselho para “preparar-se”, já que a segunda etapa está chegando e a primeiraprova será o show de talentos.Além disso, serão distribuídos cartazes nas escolas divulgando o segundo evento.
  13. 13. 2ª Etapa:Data: 05/11/2011 (sexta)Período: ManhãHorário: 08h15min. (chegada) / 08h30 (apresentação de regulamento) / 09h00 (iníciodas provas) / 12h00 encerramento.Local: Ginásio de Esportes JacozãoAs provas seguirão o mesmo modelo adotado para a primeira etapa. A somatória dospontos da primeira e da segunda etapa indicarão a equipe vencedora.Os participantes serão recebidos por malabaristas e mímicos/sombras emapresentações divertidas, promovendo a integração entre artistas e alunos de todas asescolas. Ao final do evento alguns truques serão ensinados a todos.
  14. 14. Provas Sugeridas : Primeiro competem as equipes do Ensino Fundamental1, posteriormente a equipes do Ensino Fundamental 2.Prova 01: Ensino Fundamental 1Corrida do Garçom: As equipes deverão estar posicionas em colunas; o primeirointegrante deverá conduzir em suas mãos uma bandeja com 3 copinhos plásticospequenos até um balde com água, onde deverá encher os copos e retornar ao pontode partida despejando o conteúdo dentro de uma garrafa plástica (02 litros). Após oprimeiro aluno, irá o segundo e assim sucessivamente. Será vencedora a equipe queconseguir encher a garrafa primeiro.Prova 02: Ensino Fundamental 1Corrida da Bexiga: Em duplas, deverão correr até um determinado local, estourar abexiga entre as barrigas e retornar. A atividade segue até que todos tenhamcompletado a prova.Prova 03: Ensino Fundamental 1Revezamento do tapete: Cada equipe, posicionada em colunas, deverá utilizar 02 (dois)tapetes para se deslocar até um local pré-determinado e retornar pisando apenas nostapetes.
  15. 15. Prova 01: Ensino Fundamental 2Show de Talentos: Será escolhido 01 (um) aluno de cada equipe para apresentar seutalento (tempo máximo 3 minutos). No site será divulgado o formato da prova paraque os alunos possam se preparar para o evento (caracterização).Prova 02: Ensino Fundamental 2Quiz Cultural: O apresentador fará perguntas sobre cotidiano, história e geografia àsequipes. Um representante deve ser escolhido para responder as questões. Na mesaou púlpito haverá 07 interruptores (com luz ou campainha). O locutor/mestre decerimônia fará uma pergunta e o aluno deverá apertar rapidamente o interruptor parater o direito de resposta. Se acertar, ganha o ponto; caso erre, o adversário terádireito a responder.Uma dessas perguntas será direcionada aos pais dos alunos que estão acompanhandoo evento e contará pontos.Prova 03: Ensino Fundamental 2Jogo de Soletrar - Final
  16. 16. Encerramento:Divulgação dos resultados; Sorteio de Prêmios; Apresentação de DJ.DETALHAMENTO:-Todas as tarefas serão avaliadas pela mesa julgadora. Ao final de todas as provas, serãosomados os pontos e divulgado o vencedor.- A somatória das duas etapas, definirá o CampeãoOs integrantes das equipes campeãs (EF1 e EF2) ganharão um MP4 Tron 2 GB, LCD 1.8Todos os participantes do evento concorrerão a um IPOD Nano ao final da segundaetapa.A melhor torcida ganhará um chaveiro (01 para cada integrante).Será fornecido pipoca, algodão doce e água para todos os participantes.A escola defendida pelas equipes (EF 1 e EF2) ganhará como prêmio um Projetor, assimcomo os professores orientadores, que ganharão um notebook Positivo.Para as outras duas equipes melhores colocadas, brindes como squeeze e mochilas serãodistribuídos. Todas as escolas ganharão um troféu.
  17. 17. MATERIAISSite:Datas e locais do evento,Regulamento da Gincana.Inscrição,Escolas participantes,Dicas (sobre provas, customização de uniformes),Relógio de contagem regressiva para as etapas,Ranking das equipes por etapa,Concurso Cultural.
  18. 18. Site:
  19. 19. Cartaz:
  20. 20. Convite Escola:
  21. 21. Convite Aluno:
  22. 22. Convite Aluno EJA:
  23. 23. Camiseta Alunos Prova Soletrando
  24. 24. Camiseta Monitores Equipes
  25. 25. Camiseta Organização
  26. 26. Colete
  27. 27. Contrapartidas do Município de Mongaguá - SP:- Espaço para realizar o Evento (Ginásio),- Segurança,- Ambulância com equipe médica.

×