SlideShare a Scribd company logo
1 of 23
TEM IDADE PARA FAZER SEXO OU SÓ DEPENDE DA MATURIDADE E CONSCIÊNCIA DA PESSOA? Não,não existe uma idade certa para praticar sexo. Mas é importante que, quando uma pessoa resolve praticá-lo, tenha as informações necessárias para não ter que lidar com consequências indesejadas, como uma gravidez ou DST (doença sexualmente transmissível), ou até mesmo um arrependimento de ter praticado. Em outras palavras, é importante a pessoa estar segura da decisão que está sendo tomada.  A MULHER ESTÁ PREPARADA PARA ENGRAVIDAR COM QUANTOS ANOS? Fisicamente, a mulher pode engravidar a partir de quando ocorre a sua primeira menstruação. Mas deve-se sempre lembrar que uma gravidez acarreta muitas responsabilidades (dentre elas a financeira) e maturidade emocional, o que normalmente um jovem não está preparado para encarar.
COM QUANTOS ANOS VOCÊ ACHA QUE A VIDA SEXUAL DEVE/PODE COMEÇAR?Não existe uma idade na qual a vida sexual deva/possa começar. É importante sempre estar seguro sobre as consequências que a prática do sexo possa envolver (DST, gravidez) e se precaver, além de estar seguro em relação a si e ao parceiro com o qual será praticado o sexo. QUANDO A GENTE SABE QUE O HOMEM NÃO É MAIS VIRGEM? E QUANDO ELE ESTÁ PREPARADO PARA SER PAI? Não há como saber se um homem é virgem ou não, a não ser ele contando. Ser pai envolve bastante responsabilidade, como por exemplo, comprar alimentos e coisas necessárias para a criança, e maturidade, pois educar e saber lidar com algumas situações que envolvem uma criança é bastante difícil e exige tempo, dinheiro e experiência.
QUANDO VOCÊ SABE QUE ESTÁ PRONTA PARA PERDER A VIRGINDADE? Uma garota estará pronta quando se sentir segura consigo e com o parceiro com o qual pretende transar. Além disso, para aumentar sua segurança, é sempre bom informar-se sobre os métodos contraceptivos e preventivos, para não ter que lidar com uma gravidez indesejada ou uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) no futuro. AS MENINAS DE 11, 12 OU 13 ANOS SENTEM TESÃO?   Tesão é uma palavra que designa vontade, interesse, prazer. Qualquer pessoa pode sentir tesão se ela estiver com alguém que goste, que queira estar, que lhe desperte algum interesse.
AS MULHERES MAIS VELHAS SENTEM TESÃO?   Sim, qualquer mulher, jovem ou mais velha, pode sentir tesão. O tesão depende do quanto uma pessoa desperta um interesse ou vontade - e dessa forma causa algum prazer. TENHO VONTADE DE FAZER SEXO, MAS ME ACHO NOVA. QUAL SERIA A MELHOR IDADE PARA TER A MINHA PRIMEIRA VEZ? Não existe uma idade certa para ter a primeira vez. Se você se acha nova e isso seja uma insegurança para você, talvez deva esperar até se sentir segura, para que depois não se arrependa e também possa aproveitar melhor o seu momento.
CONHEÇO UM CASO DE UMA MENINA DE 12 ANOS QUE ESTÁ GRÁVIDA. ESSA GRAVIDEZ COM CERTEZA TRAZ RISCOS. QUAIS? E É SEGURO COMEÇAR A PRATICAR TÃO CEDO ASSIM? A gravidez na adolescência exige muita responsabilidade e maturidade emocional, pois é muito difícil educar e criar uma criança. Além disso, por ter uma responsabilidade tão grande, o jovem acaba perdendo oportunidades e não aproveitando o período da adolescência, que é tão importante para se conhecer e desenvolver uma maturidade que a vida adulta irá cobrar mais tarde. Mesmo não tendo uma idade certa para começar a prática sexual, é necessário que, quando uma pessoa resolve transar, é preciso que esteja segura do que está fazendo e que esteja se prevenindo de consequências indesejadas, como a gravidez ou uma DST, por exemplo. POR QUE TER FILHOS É CHATO? Ter filhos envolve diversas responsabilidades, o que também muitas vezes é difícil de se lidar. Muitos pais, por falta de experiência e maturidade emocional, têm dificuldade em criar ou educar o filho. Ser pai ou mãe envolve diversos aspectos que vão muito além de manter financeiramente uma família. Ser pai ou mãe envolve ensinar valores morais, transmitir segurança, impor limites, orientar, entre outras coisas. São tarefas difíceis com as quais uma pessoa que não está pronta para encarar terá dificuldades ao longo do caminho, e pode mesmo achar que ter filhos é chato.
POR QUE É IMPORTANTE APRENDER SOBRE O SEXO? Aprender sobre sexo é extremamente importante para que, quando uma pessoa for praticá-lo, tenha as informações necessárias para evitar consequências indesejadas, como gravidez e DSTs, como para se sentir bem praticando-o. CONHEÇO MUITAS MENINAS QUE NÃO SÃO MAIS VIRGENS E QUE SÃO MAL FALADAS. PERGUNTEI PRA ELAS POR QUE ELAS COMEÇARAM TÃO CEDO. ELAS FALARAM QUE FOI POR CAUSA DE BRIGA COM OS FAMILIARES. VOCÊ ACHA QUE ELAS FAZEM ISSO POR SEUS PAIS PEGAREM NO PÉ, PARA CHAMAR A ATENÇÃO, OU POR FALTA DE CARINHO? É possível que alguém transe somente para chamar a atenção dos pais ou para ter carinho de outra forma. Mas é importante que quando essa decisão for tomada, que seja por vontade da própria pessoa e que ela esteja segura do que está fazendo, pois mesmo que atingindo os pais, ela pode causar danos a si mesma.
ABORTAR NÃO É CERTO, MAS O QUE UMA ADOLESCENTE GRÁVIDA DEVE FAZER SE NÃO TEM O APOIO DA FAMÍLIA? O aborto é um assunto que envolve muitas opiniões diferentes e sobre o qual há muita discussão política, legal e religiosa. O melhor de tudo é tomar os devidos cuidados necessários ao ato sexual, como o uso de preservativos e anticoncepcionais. É importante ter a consciência de que, uma vez decido haver uma relação sexual, deve-se usar os métodos que evitam a gravidez.  POR QUE A MAIORIA DAS MÃES NÃO TEM UM DIÁLOGO COM SUA FILHA OU FILHO? Para muitas mães é difícil ter esse diálogo com os filhos por medo de incentivar a prática e depois se sentir responsável se algo der errado. Mas mesmo que seja difícil ter esse diálogo com a mãe, o adolescente que tiver alguma dúvida pode conversar com algum adulto em quem confie e que tenha as informações, ou até mesmo com os profissionais, como o ginecologista ou o psicólogo, por exemplo.
COMO TRATAR SOBRE O ASSUNTO COM PAIS, E COMO DIZER QUE VOCÊ JÁ PRATICA SEXO?   É importante que, na hora em que for conversar com os pais sobre sexo, deixe claro o porquê o assunto está sendo levantado e deixá-los seguros de que a prática sexual é feita de forma segura. Como a prática de sexo inclui diversos tabus e até julgamentos, é possível que os pais façam críticas (para as quais você deve estar aberto para ouvir e ter calma, para que eles possam entendê-lo e você entender a preocupação deles). É importante se mostrar maduro e enfrentar a situação, e além de tudo, estar pronto para uma possível não aceitação de que você pratica sexo.   SE UM CASAL ADOLESCENTE TEM FILHO, E O PAI SE ESTRESSA E SEPARA DA MÃE, PODEM TER SÉRIOS PROBLEMAS COMO FICAR SEM MORADIA E BOA ALIMENTAÇÃO, É PROVÁVEL QUE A MÃE FAÇA ABORTO?   Situações como essa são extremamente delicadas. O aborto no Brasil só é legalizado no caso de estupro e de gravidez que causam riscos à vida da mãe. Porém, muitas mulheres realizam-no, correndo sérios riscos de morte. Portanto, em casos como esse é importante que se procure um médico para dar orientações com relação à gravidez e com relação a alternativas que existem para uma mãe que não quer o filho ou que não pode ficar com o filho, como por exemplo, dá-lo para adoção.
COMO DEVEMOS AGIR NA HORA DA TRANSA?   Não existem regras para agir na hora de transar. É importante sentir-se relaxado e aproveitar o momento junto com o parceiro.   POR QUE FAZER SEXO É BOM?   O sexo faz com que tanto o homem quanto a mulher sintam-se desejados, o que faz com que haja um aumento na autoestima de ambos. Além disso, durante a prática sexual, o organismo libera endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e euforia. O AMOR (NAMORO) NA ADOLESCÊNCIA LEVA A ADOLESCENTE A TRANSAR MAIS CEDO? Transar é algo que ocorre naturalmente em uma relação. Isso aumenta sim as chances de quem começa a namorar mais cedo. Porém, isso não é uma regra.
MITO OU VERDADE: SE VOCÊ FICAR COM MUITO MEDO NA PRIMEIRA VEZ DE TRANSA, DÓI MAIS?   O medo significa que a mulher está insegura e isso faz com que ela fique menos relaxada durante a transa. Se a mulher está tensa, além de produzir menos lubrificante na região da vagina, onde ocorrerá a penetração, a musculatura não relaxa, fazendo com que ela sinta dor durante a penetração.    POR QUE A MULHER E O HOMEM TÊM QUE MANTER RELAÇÕES SEXUAIS?   Isso não é uma regra, mesmo porque transar contra a própria vontade não deve ser nada bom e não é saudável. O sexo aumenta o grau de intimidade entre o casal e deve acontecer de forma natural e conforme a evolução da relação, mas a frequência com que ele ocorre depende da vontade de ambos.
QUAL É O TEMPO MÁXIMO PARA UMA TRANSA?   Não existe um tempo máximo para uma transa. Ela deve acontecer no ritmo do casal, da forma como eles se sentirem bem.   POR QUE MUITAS VEZES AS MULHERES NÃO SENTEM TESÃO ENQUANTO ESTÃO FAZENDO SEXO?   Um dos motivos para uma mulher não sentir tesão é porque muitas vezes está insegura, com medo, preocupada com algo ou ansiosa, fazendo com que não aproveite o momento com o parceiro.  Por isso, é imprescindível que, para ter bons momentos na hora da transa, a pessoa esteja segura do que está fazendo e segura com ela mesma.
QUAL É A DIFERENÇA DO SEXO E DA TRANSA? Não há diferença entre os termos. Ambos descrevem a prática sexual. POR QUE A MULHER GOSTA DE FAZER SEXO? A mulher - tanto quanto o homem - gosta de praticar atividade sexual, pois faz com que se sinta desejada, além de trazer um prazer físico e psicológico para ela.   POR QUE QUANDO A MULHER E O HOMEM TÊM RELAÇÕES SEXUAIS GEMEM?   Os gemidos acontecem quando tanto o homem como a mulher sentem ou querem demonstrar que estão tendo prazer na hora da transa.
NA HORA DA TRANSA, O HOMEM SOFRE ALGUMA COISA?  Do ponto de vista fisiológico, há uma série de reações relacionadas ao ato sexual. Não há um sofrimento previsto, mas pode acontecer do homem acabar defrontando-se com suas ansiedades e preocupações relacionadas ao ato sexual, tais como a cobrança por um bom desempenho e por satisfazer a mulher. TRANSAR É BOM PARA A SAÚDE? A pratica do sexo só é boa para a saúde se for feita de forma segura e responsável, em que os parceiros se sintam bem na hora de transar. QUEM GOSTA MAIS DE SEXO: A MULHER OU O HOMEM? Não existe uma regra para gostar ou não de sexo. Isso ocorre de forma individual e de acordo com as experiências de cada um.
É VERDADE QUE QUEM TRANSA TEM SAÚDE? Ter saúde engloba diversos fatores e não só a prática de sexo. O sexo traz muitos benefícios físicos e psicológicos para uma pessoa, porém se praticado de forma responsável, não esquecendo que a prática do sexo sem segurança pode transmitir uma DST. POR QUE, NA HORA H, OS MENINOS BROCHAM?   Muitas coisas podem levar um menino a não conseguir uma ereção na hora de transar. Dentre elas estão a ansiedade, desconforto, medo, preocupações e até problemas hormonais.
PORQUE ALGUNS DOUTORES DIZEM QUE TER RELAÇÃO SEXUAL FAZ BEM À SAÚDE? Durante a prática sexual o organismo libera alguns hormônios que fazem bem para a saúde, dando uma sensação de bem-estar e euforia. Porém o sexo não é saudável se o praticar de forma indesejada, podendo trazer à pessoa desconfortos psicológicos e preocupações. O SEXO É MUITO DESEJADO NA MAIORIA DAS PESSOAS? A maioria das pessoas gosta de fazer sexo com um parceiro no qual confiam e com o qual sintam-se desejadas. Porém isso não é uma regra, sendo que gostar ou não de sexo é algo individual e muito íntimo de cada um.
O SEXO PODE SER CONSIDERADO SAUDÁVEL? PODE AJUDAR NA SAÚDE? POR QUÊ? A prática do sexo é saudável a partir do momento em que é feito de forma segura e responsável. Como a prática sexual envolve a liberação de diversos hormônios, eles acabam trazendo uma sensação de euforia e bem-estar. Além disso, estudos mostram que combate o estresse e a depressão. Mas lembre-se: o sexo só é saudável se praticado de uma maneira em que a pessoa se sinta bem consigo e com o parceiro. A MASTURBAÇÃO É SAUDÁVEL? A masturbação é uma prática natural e saudável, pois a partir dela a pessoa aprende a conhecer o seu próprio corpo e também os lugares em que sente mais prazer, o que favorece também na satisfação em uma relação sexual.
POR QUE OS MENINOS SE MASTURBAM E FICAM EXCITADOS? A puberdade é um período em que ocorrem diversas mudanças físicas e psíquicas. É nesse período que o jovem desenvolve suas genitais e há uma ativação de hormônios, fazendo com que ele inicie a sua curiosidade e interesse sexual. Daí vem a excitação e a masturbação como consequência dessa nova fase sexual e de descobertas.   PORQUE QUANDO UM HOMEM VÊ UMA MULHER BONITA FICA EXCITADO? A excitação ocorre no corpo em resposta ao desejo momentâneo que o homem sente por uma mulher. Assim, na adolescência-  momento em que os hormônios masculinos já estão ativados - é comum um homem, ao desejar uma mulher, sentir-se excitado.
POR QUE AS MULHERES NÃO FICAM EXCITADAS COMO OS HOMENS? As mulheres ficam excitadas da mesma forma que o homem fica. Porém, por causa de uma história cultural elas, muitas vezes, têm receio de falar sobre o assunto, por medo de julgamentos e preconceitos. É devido a essa história cultural que a mulher aprendeu a ser mais retraída com relação ao sexo em comparação aos homens. POR QUE OS HOMENS SÃO MAIS EXCITADOS E MENOS DESENVOLVIDOS QUE AS MULHERES? Os homens ficam tão excitados quanto as mulheres. Porém, são mais incentivados socialmente a falar sobre sexo do que as mulheres. Não se pode afirmar que os homens são menos desenvolvidos que as mulheres. Há uma etapa do desenvolvimento em que as mulheres amadurecem mais cedo que os homens, porém pode haver homens que amadurecem mais cedo que as mulheres. Isso depende das experiências passadas de cada um.
POR QUE AS MULHERES E HOMENS SE MASTURBAM? A masturbação é uma autogratificação sexual, que envolve fantasias e autoestimulação. Homens e mulheres se masturbam para buscar o prazer e também para autoconhecimento. A GRAVIDEZ, NO ÂMBITO FINANCEIRO, QUANDO JOVEM, É PREJUDICIAL. POR QUÊ? O ÚNICO PROBLEMA DA GRAVIDEZ QUANDO JOVEM NÃO SERIA SOMENTE O DINHEIRO CURTO? O dinheiro para sustentar a família é uma parte da história. Outros fatores são a maturidade para tomar a decisão de engravidar, levando em considerações todos os benefícios, dificuldades e pressões sociais que estão em jogo.
COMO A PESSOA FICA GRÁVIDA PSICOLOGICAMENTE?   Falsas gravidezes são casos muito raros e podem acontecer devido a um forte desejo de uma mulher em estar grávida. A mulher que tem esse grande desejo de engravidar pode interpretar certas mudanças que ocorrem dentro de seu corpo como sendo relacionadas com a gravidez, em que um dos sintomas é o atraso da menstruação.    NÃO TENHO VONTADE DE FICAR COM MULHERES. O QUE EU FAÇO? Isso pode ter a ver com ausência de desejo ou com preocupações e fantasias pessoais sobre o que pode acontecer quando ficar com alguém.  ATÉ QUE PONTO PRATICAR ATIVIDADES SEXUAIS PODE INTERFERIR NO NOSSO DESEMPENHO ESCOLAR? Em si, a prática de atividades sexuais não atrapalha o desempenho escolar, porém é necessário sempre saber diferenciar um momento de dever e um momento de prazer. A prática de atividades sexuais é algo que serve para nos dar mais prazer e não para nos trazer mais problemas. Por isso que exige grande responsabilidade e maturidade para quem quer iniciar uma vida sexual.
POR QUE O HOMEM TEM UM PENSAMENTO MAIS AGRESSIVO EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE?   Os homens, por uma educação cultural, muitas vezes são incentivados socialmente a falar sobre sexo. As mulheres, ao contrário, enfrentam repreensões e julgamentos ao falar sobre o assunto. Assim, os homens acabam tendo uma fama por gostarem e pensarem mais em sexo.    QUEM É MAIS SAFADO: O HOMEM OU A MULHER?   O homem, dentro da sociedade, sempre foi forçado e estimulado a manter uma prática menos inibida e mais ostensiva em relação ao sexo. A mulher costuma ser mais reprimida quando expõe-se muito sobre o assunto “sexo”. Por isso, o homem sempre se sobressai e ganha mais a fama em ser ‘safado’.
POR QUE CRESCE O DESEJO DE UM MENINO POR OUTRO MENINO? O desejo de um menino por outro pode ter raízes biológicas, de história de vida e mesmo de influência de determinados grupos sociais. Hoje em dia, sabe-se na ciência que o desejo homossexual não é uma doença, como foi considerado no passado. O desejo e a prática homossexuais são considerados como uma possibilidade de orientação sexual tanto quanto a orientação heterossexual e bissexual.       QUANDO UMA PESSOA PODE SER CONSIDERADA VICIADA EM SEXO?   Uma pessoa é viciada em sexo quando há uma obsessão por sexo, ou seja, quando as relações sexuais começam a atrapalhar outros campos da vida, como relacionamentos, família, trabalho e estudos.
O Departamento de Gestão da Saúde Escolar agradece aos psicólogos Nicolau Pergher e Fabiana Bertoni, do Núcleo Paradigma – Ensino e Consultoria em Psicologia, por terem dedicado uma parte de seu tempo para responder a algumas das perguntas de nossos alunos. Obrigado!

More Related Content

What's hot (18)

Gravidez na adolescência Gravidez e agora!
Gravidez na adolescência   Gravidez e agora!Gravidez na adolescência   Gravidez e agora!
Gravidez na adolescência Gravidez e agora!
 
Tudo sobre Sexualidade
Tudo sobre SexualidadeTudo sobre Sexualidade
Tudo sobre Sexualidade
 
Se és Rapaz
Se és RapazSe és Rapaz
Se és Rapaz
 
Gravidez na adolescência namoro relações sexuais
Gravidez na adolescência   namoro relações sexuaisGravidez na adolescência   namoro relações sexuais
Gravidez na adolescência namoro relações sexuais
 
Se és Rapaz
Se és Rapaz Se és Rapaz
Se és Rapaz
 
Guia Sexual para Rapazes
Guia Sexual para Rapazes Guia Sexual para Rapazes
Guia Sexual para Rapazes
 
Guia Rapaz
Guia RapazGuia Rapaz
Guia Rapaz
 
Questões sobre sexualidade e reprodução humana
Questões sobre sexualidade e reprodução humanaQuestões sobre sexualidade e reprodução humana
Questões sobre sexualidade e reprodução humana
 
Slid gravidez na adolecencia
Slid gravidez na adolecenciaSlid gravidez na adolecencia
Slid gravidez na adolecencia
 
Adolescencia e sexualidade (1)
Adolescencia e sexualidade (1)Adolescencia e sexualidade (1)
Adolescencia e sexualidade (1)
 
Vivendo a Adolescência: Sexo
Vivendo a Adolescência: SexoVivendo a Adolescência: Sexo
Vivendo a Adolescência: Sexo
 
Sexualidade na adolescência
Sexualidade na adolescênciaSexualidade na adolescência
Sexualidade na adolescência
 
Puberdade - Palestra Cristã
Puberdade - Palestra CristãPuberdade - Palestra Cristã
Puberdade - Palestra Cristã
 
Folder SPE
Folder SPEFolder SPE
Folder SPE
 
Sem tabus
Sem tabus  Sem tabus
Sem tabus
 
Guia Sexual para Raparigas
Guia Sexual para RaparigasGuia Sexual para Raparigas
Guia Sexual para Raparigas
 
Gravidez Precoce
Gravidez PrecoceGravidez Precoce
Gravidez Precoce
 
Aeducacaosexualnaescola11 100925033818-phpapp01
Aeducacaosexualnaescola11 100925033818-phpapp01Aeducacaosexualnaescola11 100925033818-phpapp01
Aeducacaosexualnaescola11 100925033818-phpapp01
 

Viewers also liked

Módulo 5 – prevencao contra doencas e gravidez indesejada
Módulo 5 – prevencao contra doencas e gravidez indesejadaMódulo 5 – prevencao contra doencas e gravidez indesejada
Módulo 5 – prevencao contra doencas e gravidez indesejadaAlpha Colégio e Vestibulares
 
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIAGRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIAestreladocevi
 
Educação sexual e prevenção slides
Educação sexual e prevenção   slidesEducação sexual e prevenção   slides
Educação sexual e prevenção slidesValentinacarvalho
 
Gravidez na Adolescência
Gravidez na AdolescênciaGravidez na Adolescência
Gravidez na AdolescênciaMichele Pó
 
Powerpoint da Orientação Sexual
Powerpoint da Orientação SexualPowerpoint da Orientação Sexual
Powerpoint da Orientação Sexualfajuchico
 
Gravidez na Adolescência
Gravidez na AdolescênciaGravidez na Adolescência
Gravidez na AdolescênciaLuisMagina
 
Saúde e Prevenção nas Escolas: Prevenção de DST/Aids
Saúde e Prevenção nas Escolas: Prevenção de DST/AidsSaúde e Prevenção nas Escolas: Prevenção de DST/Aids
Saúde e Prevenção nas Escolas: Prevenção de DST/AidsElos da Saúde
 

Viewers also liked (13)

Destaque
DestaqueDestaque
Destaque
 
Apresenta..(1)
Apresenta..(1)Apresenta..(1)
Apresenta..(1)
 
Módulo 5 – prevencao contra doencas e gravidez indesejada
Módulo 5 – prevencao contra doencas e gravidez indesejadaMódulo 5 – prevencao contra doencas e gravidez indesejada
Módulo 5 – prevencao contra doencas e gravidez indesejada
 
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIAGRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
 
Namoro na adolescencia
Namoro na adolescenciaNamoro na adolescencia
Namoro na adolescencia
 
Gravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaGravidez na adolescência
Gravidez na adolescência
 
Educação sexual e prevenção slides
Educação sexual e prevenção   slidesEducação sexual e prevenção   slides
Educação sexual e prevenção slides
 
Gravidez na Adolescência
Gravidez na AdolescênciaGravidez na Adolescência
Gravidez na Adolescência
 
Powerpoint da Orientação Sexual
Powerpoint da Orientação SexualPowerpoint da Orientação Sexual
Powerpoint da Orientação Sexual
 
Gravidez na Adolescência
Gravidez na AdolescênciaGravidez na Adolescência
Gravidez na Adolescência
 
Slides gravidez adolescencia
Slides gravidez adolescenciaSlides gravidez adolescencia
Slides gravidez adolescencia
 
Saúde e Prevenção nas Escolas: Prevenção de DST/Aids
Saúde e Prevenção nas Escolas: Prevenção de DST/AidsSaúde e Prevenção nas Escolas: Prevenção de DST/Aids
Saúde e Prevenção nas Escolas: Prevenção de DST/Aids
 
Gravidez na adolescencia
Gravidez na adolescenciaGravidez na adolescencia
Gravidez na adolescencia
 

Similar to Bloco 5

Gravidez Na AdolescêNcia
Gravidez Na AdolescêNciaGravidez Na AdolescêNcia
Gravidez Na AdolescêNciaDmTive
 
Gravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaGravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaAnaRaquel16
 
Gravidez na Adolescência e Aborto
Gravidez na Adolescência e AbortoGravidez na Adolescência e Aborto
Gravidez na Adolescência e AbortoDays2Santos
 
Projeto de educação sexual em meio escolar
Projeto de educação sexual em meio escolarProjeto de educação sexual em meio escolar
Projeto de educação sexual em meio escolarritaclaudia
 
TCF sobre Gravidez na adolescência
TCF sobre Gravidez na adolescência TCF sobre Gravidez na adolescência
TCF sobre Gravidez na adolescência Marcia Oliveira
 
A sexualidade na adolescência
A sexualidade na adolescênciaA sexualidade na adolescência
A sexualidade na adolescênciaLilia Braga
 
Trabalho de informatica gravides
Trabalho de informatica gravidesTrabalho de informatica gravides
Trabalho de informatica gravidesleoaguiar46
 
Gravidez na-adolescncia
Gravidez na-adolescnciaGravidez na-adolescncia
Gravidez na-adolescnciaDEIZYSOUZA
 
Gravidez Precoce e Discriminação Sexual
Gravidez Precoce e Discriminação SexualGravidez Precoce e Discriminação Sexual
Gravidez Precoce e Discriminação Sexuallucia_nunes
 
Gravidez Na Adolescencia
Gravidez Na AdolescenciaGravidez Na Adolescencia
Gravidez Na Adolescenciateresaebia
 
Pes palestra eduacacao_sexual_para-pais
Pes palestra eduacacao_sexual_para-paisPes palestra eduacacao_sexual_para-pais
Pes palestra eduacacao_sexual_para-paisPelo Siro
 
Gravidez Na AdolescêNcia
Gravidez Na AdolescêNciaGravidez Na AdolescêNcia
Gravidez Na AdolescêNciaMarlui Oliveira
 
Desbravadores: Especialidade Sexualidade
Desbravadores: Especialidade SexualidadeDesbravadores: Especialidade Sexualidade
Desbravadores: Especialidade SexualidadeRonaldo Santana
 
Mariasilva_catarina_joaobatista
Mariasilva_catarina_joaobatistaMariasilva_catarina_joaobatista
Mariasilva_catarina_joaobatistafcivic
 
Sexualidade na adolescência
Sexualidade na adolescênciaSexualidade na adolescência
Sexualidade na adolescênciagrupo5AP
 

Similar to Bloco 5 (20)

Gravidez1
Gravidez1Gravidez1
Gravidez1
 
Gravidez Na AdolescêNcia
Gravidez Na AdolescêNciaGravidez Na AdolescêNcia
Gravidez Na AdolescêNcia
 
Gravidez na adolescência
Gravidez na adolescênciaGravidez na adolescência
Gravidez na adolescência
 
Caderno duvidas jozieli
Caderno duvidas jozieliCaderno duvidas jozieli
Caderno duvidas jozieli
 
Puberdade .pptx;d
Puberdade .pptx;dPuberdade .pptx;d
Puberdade .pptx;d
 
Gravidez na Adolescência e Aborto
Gravidez na Adolescência e AbortoGravidez na Adolescência e Aborto
Gravidez na Adolescência e Aborto
 
Projeto de educação sexual em meio escolar
Projeto de educação sexual em meio escolarProjeto de educação sexual em meio escolar
Projeto de educação sexual em meio escolar
 
TCF sobre Gravidez na adolescência
TCF sobre Gravidez na adolescência TCF sobre Gravidez na adolescência
TCF sobre Gravidez na adolescência
 
A sexualidade na adolescência
A sexualidade na adolescênciaA sexualidade na adolescência
A sexualidade na adolescência
 
Trabalho de informatica gravides
Trabalho de informatica gravidesTrabalho de informatica gravides
Trabalho de informatica gravides
 
Gravidez na-adolescncia
Gravidez na-adolescnciaGravidez na-adolescncia
Gravidez na-adolescncia
 
Gravidez Precoce e Discriminação Sexual
Gravidez Precoce e Discriminação SexualGravidez Precoce e Discriminação Sexual
Gravidez Precoce e Discriminação Sexual
 
Gravidez Na Adolescencia
Gravidez Na AdolescenciaGravidez Na Adolescencia
Gravidez Na Adolescencia
 
Gravidez adolescência
Gravidez adolescênciaGravidez adolescência
Gravidez adolescência
 
6 revisao
6 revisao6 revisao
6 revisao
 
Pes palestra eduacacao_sexual_para-pais
Pes palestra eduacacao_sexual_para-paisPes palestra eduacacao_sexual_para-pais
Pes palestra eduacacao_sexual_para-pais
 
Gravidez Na AdolescêNcia
Gravidez Na AdolescêNciaGravidez Na AdolescêNcia
Gravidez Na AdolescêNcia
 
Desbravadores: Especialidade Sexualidade
Desbravadores: Especialidade SexualidadeDesbravadores: Especialidade Sexualidade
Desbravadores: Especialidade Sexualidade
 
Mariasilva_catarina_joaobatista
Mariasilva_catarina_joaobatistaMariasilva_catarina_joaobatista
Mariasilva_catarina_joaobatista
 
Sexualidade na adolescência
Sexualidade na adolescênciaSexualidade na adolescência
Sexualidade na adolescência
 

More from saudefieb

Encerramento engenho tarde
Encerramento engenho  tardeEncerramento engenho  tarde
Encerramento engenho tardesaudefieb
 
Encerramento engenho manhã
Encerramento engenho  manhãEncerramento engenho  manhã
Encerramento engenho manhãsaudefieb
 
246 manual oficial_contagem_carboidratos_2009
246 manual oficial_contagem_carboidratos_2009246 manual oficial_contagem_carboidratos_2009
246 manual oficial_contagem_carboidratos_2009saudefieb
 
Animais peçonhentos
Animais peçonhentosAnimais peçonhentos
Animais peçonhentossaudefieb
 
Animais peçonhentos
Animais peçonhentosAnimais peçonhentos
Animais peçonhentossaudefieb
 
Pfizer informa
Pfizer informaPfizer informa
Pfizer informasaudefieb
 
Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1saudefieb
 
Campanha Maria Theodora
Campanha Maria TheodoraCampanha Maria Theodora
Campanha Maria Theodorasaudefieb
 
Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1saudefieb
 
Transportandoainsulina
TransportandoainsulinaTransportandoainsulina
Transportandoainsulinasaudefieb
 
Rinse diabetes
Rinse diabetesRinse diabetes
Rinse diabetessaudefieb
 
Oquee diabetes
Oquee diabetesOquee diabetes
Oquee diabetessaudefieb
 
Olhos diabetes
Olhos diabetesOlhos diabetes
Olhos diabetessaudefieb
 
Neuropatiaseimportancias
NeuropatiaseimportanciasNeuropatiaseimportancias
Neuropatiaseimportanciassaudefieb
 
Gruposderisco
GruposderiscoGruposderisco
Gruposderiscosaudefieb
 
Gravideze diabetes
Gravideze diabetesGravideze diabetes
Gravideze diabetessaudefieb
 
Exerciciose diabetemexa se
Exerciciose diabetemexa seExerciciose diabetemexa se
Exerciciose diabetemexa sesaudefieb
 
Entupimentodas arterias
Entupimentodas arteriasEntupimentodas arterias
Entupimentodas arteriassaudefieb
 

More from saudefieb (20)

Encerramento engenho tarde
Encerramento engenho  tardeEncerramento engenho  tarde
Encerramento engenho tarde
 
Encerramento engenho manhã
Encerramento engenho  manhãEncerramento engenho  manhã
Encerramento engenho manhã
 
246 manual oficial_contagem_carboidratos_2009
246 manual oficial_contagem_carboidratos_2009246 manual oficial_contagem_carboidratos_2009
246 manual oficial_contagem_carboidratos_2009
 
Animais peçonhentos
Animais peçonhentosAnimais peçonhentos
Animais peçonhentos
 
Animais peçonhentos
Animais peçonhentosAnimais peçonhentos
Animais peçonhentos
 
Meni sobre
Meni sobreMeni sobre
Meni sobre
 
Pfizer informa
Pfizer informaPfizer informa
Pfizer informa
 
Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1
 
Campanha Maria Theodora
Campanha Maria TheodoraCampanha Maria Theodora
Campanha Maria Theodora
 
Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1
 
Aluno
AlunoAluno
Aluno
 
Transportandoainsulina
TransportandoainsulinaTransportandoainsulina
Transportandoainsulina
 
Rinse diabetes
Rinse diabetesRinse diabetes
Rinse diabetes
 
Oquee diabetes
Oquee diabetesOquee diabetes
Oquee diabetes
 
Olhos diabetes
Olhos diabetesOlhos diabetes
Olhos diabetes
 
Neuropatiaseimportancias
NeuropatiaseimportanciasNeuropatiaseimportancias
Neuropatiaseimportancias
 
Gruposderisco
GruposderiscoGruposderisco
Gruposderisco
 
Gravideze diabetes
Gravideze diabetesGravideze diabetes
Gravideze diabetes
 
Exerciciose diabetemexa se
Exerciciose diabetemexa seExerciciose diabetemexa se
Exerciciose diabetemexa se
 
Entupimentodas arterias
Entupimentodas arteriasEntupimentodas arterias
Entupimentodas arterias
 

Recently uploaded

ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERDeiciane Chaves
 
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.silves15
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxKtiaOliveira68
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -Aline Santana
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumAugusto Costa
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxRonys4
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumPatrícia de Sá Freire, PhD. Eng.
 

Recently uploaded (20)

ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VERELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
ELETIVA TEXTOS MULTIMODAIS LINGUAGEM VER
 
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULACINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 2 Etapa  - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 2 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - CartumGÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
GÊNERO TEXTUAL - TIRINHAS - Charges - Cartum
 
Bullying, sai pra lá
Bullying,  sai pra láBullying,  sai pra lá
Bullying, sai pra lá
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
 

Bloco 5

  • 1. TEM IDADE PARA FAZER SEXO OU SÓ DEPENDE DA MATURIDADE E CONSCIÊNCIA DA PESSOA? Não,não existe uma idade certa para praticar sexo. Mas é importante que, quando uma pessoa resolve praticá-lo, tenha as informações necessárias para não ter que lidar com consequências indesejadas, como uma gravidez ou DST (doença sexualmente transmissível), ou até mesmo um arrependimento de ter praticado. Em outras palavras, é importante a pessoa estar segura da decisão que está sendo tomada.  A MULHER ESTÁ PREPARADA PARA ENGRAVIDAR COM QUANTOS ANOS? Fisicamente, a mulher pode engravidar a partir de quando ocorre a sua primeira menstruação. Mas deve-se sempre lembrar que uma gravidez acarreta muitas responsabilidades (dentre elas a financeira) e maturidade emocional, o que normalmente um jovem não está preparado para encarar.
  • 2. COM QUANTOS ANOS VOCÊ ACHA QUE A VIDA SEXUAL DEVE/PODE COMEÇAR?Não existe uma idade na qual a vida sexual deva/possa começar. É importante sempre estar seguro sobre as consequências que a prática do sexo possa envolver (DST, gravidez) e se precaver, além de estar seguro em relação a si e ao parceiro com o qual será praticado o sexo. QUANDO A GENTE SABE QUE O HOMEM NÃO É MAIS VIRGEM? E QUANDO ELE ESTÁ PREPARADO PARA SER PAI? Não há como saber se um homem é virgem ou não, a não ser ele contando. Ser pai envolve bastante responsabilidade, como por exemplo, comprar alimentos e coisas necessárias para a criança, e maturidade, pois educar e saber lidar com algumas situações que envolvem uma criança é bastante difícil e exige tempo, dinheiro e experiência.
  • 3. QUANDO VOCÊ SABE QUE ESTÁ PRONTA PARA PERDER A VIRGINDADE? Uma garota estará pronta quando se sentir segura consigo e com o parceiro com o qual pretende transar. Além disso, para aumentar sua segurança, é sempre bom informar-se sobre os métodos contraceptivos e preventivos, para não ter que lidar com uma gravidez indesejada ou uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) no futuro. AS MENINAS DE 11, 12 OU 13 ANOS SENTEM TESÃO?   Tesão é uma palavra que designa vontade, interesse, prazer. Qualquer pessoa pode sentir tesão se ela estiver com alguém que goste, que queira estar, que lhe desperte algum interesse.
  • 4. AS MULHERES MAIS VELHAS SENTEM TESÃO?   Sim, qualquer mulher, jovem ou mais velha, pode sentir tesão. O tesão depende do quanto uma pessoa desperta um interesse ou vontade - e dessa forma causa algum prazer. TENHO VONTADE DE FAZER SEXO, MAS ME ACHO NOVA. QUAL SERIA A MELHOR IDADE PARA TER A MINHA PRIMEIRA VEZ? Não existe uma idade certa para ter a primeira vez. Se você se acha nova e isso seja uma insegurança para você, talvez deva esperar até se sentir segura, para que depois não se arrependa e também possa aproveitar melhor o seu momento.
  • 5. CONHEÇO UM CASO DE UMA MENINA DE 12 ANOS QUE ESTÁ GRÁVIDA. ESSA GRAVIDEZ COM CERTEZA TRAZ RISCOS. QUAIS? E É SEGURO COMEÇAR A PRATICAR TÃO CEDO ASSIM? A gravidez na adolescência exige muita responsabilidade e maturidade emocional, pois é muito difícil educar e criar uma criança. Além disso, por ter uma responsabilidade tão grande, o jovem acaba perdendo oportunidades e não aproveitando o período da adolescência, que é tão importante para se conhecer e desenvolver uma maturidade que a vida adulta irá cobrar mais tarde. Mesmo não tendo uma idade certa para começar a prática sexual, é necessário que, quando uma pessoa resolve transar, é preciso que esteja segura do que está fazendo e que esteja se prevenindo de consequências indesejadas, como a gravidez ou uma DST, por exemplo. POR QUE TER FILHOS É CHATO? Ter filhos envolve diversas responsabilidades, o que também muitas vezes é difícil de se lidar. Muitos pais, por falta de experiência e maturidade emocional, têm dificuldade em criar ou educar o filho. Ser pai ou mãe envolve diversos aspectos que vão muito além de manter financeiramente uma família. Ser pai ou mãe envolve ensinar valores morais, transmitir segurança, impor limites, orientar, entre outras coisas. São tarefas difíceis com as quais uma pessoa que não está pronta para encarar terá dificuldades ao longo do caminho, e pode mesmo achar que ter filhos é chato.
  • 6. POR QUE É IMPORTANTE APRENDER SOBRE O SEXO? Aprender sobre sexo é extremamente importante para que, quando uma pessoa for praticá-lo, tenha as informações necessárias para evitar consequências indesejadas, como gravidez e DSTs, como para se sentir bem praticando-o. CONHEÇO MUITAS MENINAS QUE NÃO SÃO MAIS VIRGENS E QUE SÃO MAL FALADAS. PERGUNTEI PRA ELAS POR QUE ELAS COMEÇARAM TÃO CEDO. ELAS FALARAM QUE FOI POR CAUSA DE BRIGA COM OS FAMILIARES. VOCÊ ACHA QUE ELAS FAZEM ISSO POR SEUS PAIS PEGAREM NO PÉ, PARA CHAMAR A ATENÇÃO, OU POR FALTA DE CARINHO? É possível que alguém transe somente para chamar a atenção dos pais ou para ter carinho de outra forma. Mas é importante que quando essa decisão for tomada, que seja por vontade da própria pessoa e que ela esteja segura do que está fazendo, pois mesmo que atingindo os pais, ela pode causar danos a si mesma.
  • 7. ABORTAR NÃO É CERTO, MAS O QUE UMA ADOLESCENTE GRÁVIDA DEVE FAZER SE NÃO TEM O APOIO DA FAMÍLIA? O aborto é um assunto que envolve muitas opiniões diferentes e sobre o qual há muita discussão política, legal e religiosa. O melhor de tudo é tomar os devidos cuidados necessários ao ato sexual, como o uso de preservativos e anticoncepcionais. É importante ter a consciência de que, uma vez decido haver uma relação sexual, deve-se usar os métodos que evitam a gravidez. POR QUE A MAIORIA DAS MÃES NÃO TEM UM DIÁLOGO COM SUA FILHA OU FILHO? Para muitas mães é difícil ter esse diálogo com os filhos por medo de incentivar a prática e depois se sentir responsável se algo der errado. Mas mesmo que seja difícil ter esse diálogo com a mãe, o adolescente que tiver alguma dúvida pode conversar com algum adulto em quem confie e que tenha as informações, ou até mesmo com os profissionais, como o ginecologista ou o psicólogo, por exemplo.
  • 8. COMO TRATAR SOBRE O ASSUNTO COM PAIS, E COMO DIZER QUE VOCÊ JÁ PRATICA SEXO?   É importante que, na hora em que for conversar com os pais sobre sexo, deixe claro o porquê o assunto está sendo levantado e deixá-los seguros de que a prática sexual é feita de forma segura. Como a prática de sexo inclui diversos tabus e até julgamentos, é possível que os pais façam críticas (para as quais você deve estar aberto para ouvir e ter calma, para que eles possam entendê-lo e você entender a preocupação deles). É importante se mostrar maduro e enfrentar a situação, e além de tudo, estar pronto para uma possível não aceitação de que você pratica sexo.   SE UM CASAL ADOLESCENTE TEM FILHO, E O PAI SE ESTRESSA E SEPARA DA MÃE, PODEM TER SÉRIOS PROBLEMAS COMO FICAR SEM MORADIA E BOA ALIMENTAÇÃO, É PROVÁVEL QUE A MÃE FAÇA ABORTO?   Situações como essa são extremamente delicadas. O aborto no Brasil só é legalizado no caso de estupro e de gravidez que causam riscos à vida da mãe. Porém, muitas mulheres realizam-no, correndo sérios riscos de morte. Portanto, em casos como esse é importante que se procure um médico para dar orientações com relação à gravidez e com relação a alternativas que existem para uma mãe que não quer o filho ou que não pode ficar com o filho, como por exemplo, dá-lo para adoção.
  • 9. COMO DEVEMOS AGIR NA HORA DA TRANSA?   Não existem regras para agir na hora de transar. É importante sentir-se relaxado e aproveitar o momento junto com o parceiro.   POR QUE FAZER SEXO É BOM?   O sexo faz com que tanto o homem quanto a mulher sintam-se desejados, o que faz com que haja um aumento na autoestima de ambos. Além disso, durante a prática sexual, o organismo libera endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e euforia. O AMOR (NAMORO) NA ADOLESCÊNCIA LEVA A ADOLESCENTE A TRANSAR MAIS CEDO? Transar é algo que ocorre naturalmente em uma relação. Isso aumenta sim as chances de quem começa a namorar mais cedo. Porém, isso não é uma regra.
  • 10. MITO OU VERDADE: SE VOCÊ FICAR COM MUITO MEDO NA PRIMEIRA VEZ DE TRANSA, DÓI MAIS?   O medo significa que a mulher está insegura e isso faz com que ela fique menos relaxada durante a transa. Se a mulher está tensa, além de produzir menos lubrificante na região da vagina, onde ocorrerá a penetração, a musculatura não relaxa, fazendo com que ela sinta dor durante a penetração.   POR QUE A MULHER E O HOMEM TÊM QUE MANTER RELAÇÕES SEXUAIS?   Isso não é uma regra, mesmo porque transar contra a própria vontade não deve ser nada bom e não é saudável. O sexo aumenta o grau de intimidade entre o casal e deve acontecer de forma natural e conforme a evolução da relação, mas a frequência com que ele ocorre depende da vontade de ambos.
  • 11. QUAL É O TEMPO MÁXIMO PARA UMA TRANSA?   Não existe um tempo máximo para uma transa. Ela deve acontecer no ritmo do casal, da forma como eles se sentirem bem.   POR QUE MUITAS VEZES AS MULHERES NÃO SENTEM TESÃO ENQUANTO ESTÃO FAZENDO SEXO?   Um dos motivos para uma mulher não sentir tesão é porque muitas vezes está insegura, com medo, preocupada com algo ou ansiosa, fazendo com que não aproveite o momento com o parceiro. Por isso, é imprescindível que, para ter bons momentos na hora da transa, a pessoa esteja segura do que está fazendo e segura com ela mesma.
  • 12. QUAL É A DIFERENÇA DO SEXO E DA TRANSA? Não há diferença entre os termos. Ambos descrevem a prática sexual. POR QUE A MULHER GOSTA DE FAZER SEXO? A mulher - tanto quanto o homem - gosta de praticar atividade sexual, pois faz com que se sinta desejada, além de trazer um prazer físico e psicológico para ela.   POR QUE QUANDO A MULHER E O HOMEM TÊM RELAÇÕES SEXUAIS GEMEM?   Os gemidos acontecem quando tanto o homem como a mulher sentem ou querem demonstrar que estão tendo prazer na hora da transa.
  • 13. NA HORA DA TRANSA, O HOMEM SOFRE ALGUMA COISA? Do ponto de vista fisiológico, há uma série de reações relacionadas ao ato sexual. Não há um sofrimento previsto, mas pode acontecer do homem acabar defrontando-se com suas ansiedades e preocupações relacionadas ao ato sexual, tais como a cobrança por um bom desempenho e por satisfazer a mulher. TRANSAR É BOM PARA A SAÚDE? A pratica do sexo só é boa para a saúde se for feita de forma segura e responsável, em que os parceiros se sintam bem na hora de transar. QUEM GOSTA MAIS DE SEXO: A MULHER OU O HOMEM? Não existe uma regra para gostar ou não de sexo. Isso ocorre de forma individual e de acordo com as experiências de cada um.
  • 14. É VERDADE QUE QUEM TRANSA TEM SAÚDE? Ter saúde engloba diversos fatores e não só a prática de sexo. O sexo traz muitos benefícios físicos e psicológicos para uma pessoa, porém se praticado de forma responsável, não esquecendo que a prática do sexo sem segurança pode transmitir uma DST. POR QUE, NA HORA H, OS MENINOS BROCHAM?   Muitas coisas podem levar um menino a não conseguir uma ereção na hora de transar. Dentre elas estão a ansiedade, desconforto, medo, preocupações e até problemas hormonais.
  • 15. PORQUE ALGUNS DOUTORES DIZEM QUE TER RELAÇÃO SEXUAL FAZ BEM À SAÚDE? Durante a prática sexual o organismo libera alguns hormônios que fazem bem para a saúde, dando uma sensação de bem-estar e euforia. Porém o sexo não é saudável se o praticar de forma indesejada, podendo trazer à pessoa desconfortos psicológicos e preocupações. O SEXO É MUITO DESEJADO NA MAIORIA DAS PESSOAS? A maioria das pessoas gosta de fazer sexo com um parceiro no qual confiam e com o qual sintam-se desejadas. Porém isso não é uma regra, sendo que gostar ou não de sexo é algo individual e muito íntimo de cada um.
  • 16. O SEXO PODE SER CONSIDERADO SAUDÁVEL? PODE AJUDAR NA SAÚDE? POR QUÊ? A prática do sexo é saudável a partir do momento em que é feito de forma segura e responsável. Como a prática sexual envolve a liberação de diversos hormônios, eles acabam trazendo uma sensação de euforia e bem-estar. Além disso, estudos mostram que combate o estresse e a depressão. Mas lembre-se: o sexo só é saudável se praticado de uma maneira em que a pessoa se sinta bem consigo e com o parceiro. A MASTURBAÇÃO É SAUDÁVEL? A masturbação é uma prática natural e saudável, pois a partir dela a pessoa aprende a conhecer o seu próprio corpo e também os lugares em que sente mais prazer, o que favorece também na satisfação em uma relação sexual.
  • 17. POR QUE OS MENINOS SE MASTURBAM E FICAM EXCITADOS? A puberdade é um período em que ocorrem diversas mudanças físicas e psíquicas. É nesse período que o jovem desenvolve suas genitais e há uma ativação de hormônios, fazendo com que ele inicie a sua curiosidade e interesse sexual. Daí vem a excitação e a masturbação como consequência dessa nova fase sexual e de descobertas.   PORQUE QUANDO UM HOMEM VÊ UMA MULHER BONITA FICA EXCITADO? A excitação ocorre no corpo em resposta ao desejo momentâneo que o homem sente por uma mulher. Assim, na adolescência- momento em que os hormônios masculinos já estão ativados - é comum um homem, ao desejar uma mulher, sentir-se excitado.
  • 18. POR QUE AS MULHERES NÃO FICAM EXCITADAS COMO OS HOMENS? As mulheres ficam excitadas da mesma forma que o homem fica. Porém, por causa de uma história cultural elas, muitas vezes, têm receio de falar sobre o assunto, por medo de julgamentos e preconceitos. É devido a essa história cultural que a mulher aprendeu a ser mais retraída com relação ao sexo em comparação aos homens. POR QUE OS HOMENS SÃO MAIS EXCITADOS E MENOS DESENVOLVIDOS QUE AS MULHERES? Os homens ficam tão excitados quanto as mulheres. Porém, são mais incentivados socialmente a falar sobre sexo do que as mulheres. Não se pode afirmar que os homens são menos desenvolvidos que as mulheres. Há uma etapa do desenvolvimento em que as mulheres amadurecem mais cedo que os homens, porém pode haver homens que amadurecem mais cedo que as mulheres. Isso depende das experiências passadas de cada um.
  • 19. POR QUE AS MULHERES E HOMENS SE MASTURBAM? A masturbação é uma autogratificação sexual, que envolve fantasias e autoestimulação. Homens e mulheres se masturbam para buscar o prazer e também para autoconhecimento. A GRAVIDEZ, NO ÂMBITO FINANCEIRO, QUANDO JOVEM, É PREJUDICIAL. POR QUÊ? O ÚNICO PROBLEMA DA GRAVIDEZ QUANDO JOVEM NÃO SERIA SOMENTE O DINHEIRO CURTO? O dinheiro para sustentar a família é uma parte da história. Outros fatores são a maturidade para tomar a decisão de engravidar, levando em considerações todos os benefícios, dificuldades e pressões sociais que estão em jogo.
  • 20. COMO A PESSOA FICA GRÁVIDA PSICOLOGICAMENTE?   Falsas gravidezes são casos muito raros e podem acontecer devido a um forte desejo de uma mulher em estar grávida. A mulher que tem esse grande desejo de engravidar pode interpretar certas mudanças que ocorrem dentro de seu corpo como sendo relacionadas com a gravidez, em que um dos sintomas é o atraso da menstruação.    NÃO TENHO VONTADE DE FICAR COM MULHERES. O QUE EU FAÇO? Isso pode ter a ver com ausência de desejo ou com preocupações e fantasias pessoais sobre o que pode acontecer quando ficar com alguém. ATÉ QUE PONTO PRATICAR ATIVIDADES SEXUAIS PODE INTERFERIR NO NOSSO DESEMPENHO ESCOLAR? Em si, a prática de atividades sexuais não atrapalha o desempenho escolar, porém é necessário sempre saber diferenciar um momento de dever e um momento de prazer. A prática de atividades sexuais é algo que serve para nos dar mais prazer e não para nos trazer mais problemas. Por isso que exige grande responsabilidade e maturidade para quem quer iniciar uma vida sexual.
  • 21. POR QUE O HOMEM TEM UM PENSAMENTO MAIS AGRESSIVO EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE?   Os homens, por uma educação cultural, muitas vezes são incentivados socialmente a falar sobre sexo. As mulheres, ao contrário, enfrentam repreensões e julgamentos ao falar sobre o assunto. Assim, os homens acabam tendo uma fama por gostarem e pensarem mais em sexo.   QUEM É MAIS SAFADO: O HOMEM OU A MULHER?   O homem, dentro da sociedade, sempre foi forçado e estimulado a manter uma prática menos inibida e mais ostensiva em relação ao sexo. A mulher costuma ser mais reprimida quando expõe-se muito sobre o assunto “sexo”. Por isso, o homem sempre se sobressai e ganha mais a fama em ser ‘safado’.
  • 22. POR QUE CRESCE O DESEJO DE UM MENINO POR OUTRO MENINO? O desejo de um menino por outro pode ter raízes biológicas, de história de vida e mesmo de influência de determinados grupos sociais. Hoje em dia, sabe-se na ciência que o desejo homossexual não é uma doença, como foi considerado no passado. O desejo e a prática homossexuais são considerados como uma possibilidade de orientação sexual tanto quanto a orientação heterossexual e bissexual.       QUANDO UMA PESSOA PODE SER CONSIDERADA VICIADA EM SEXO?   Uma pessoa é viciada em sexo quando há uma obsessão por sexo, ou seja, quando as relações sexuais começam a atrapalhar outros campos da vida, como relacionamentos, família, trabalho e estudos.
  • 23. O Departamento de Gestão da Saúde Escolar agradece aos psicólogos Nicolau Pergher e Fabiana Bertoni, do Núcleo Paradigma – Ensino e Consultoria em Psicologia, por terem dedicado uma parte de seu tempo para responder a algumas das perguntas de nossos alunos. Obrigado!