Trabalho web

317 views
255 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
317
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
134
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho web

  1. 1.  DISCIPLINA: NOVOS LETRAMENTOS DO ENSINO SUPERIOR Prfº Dr. Luiz Fernando Gomes  APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DAS MESTRANDAS MARCELIA VALENTE LYGIA N. DE ALMEIDA VECINA
  2. 2.  A world wild web (que significa “ rede de alcance mundial” em inglês) também conhecida como Web e www, é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na internet.
  3. 3.  A Web 1.0 pode ser entendido como aquele no qual a tela do computador era um lugar de consumo ou a ser consumido pelo usuário. A lógica sob a qual o usuário operava era, portanto, “a de receptor e/ou de consumo em vez de interatividade e agenciamento” (Lankshear & Knobel, 2007: 16) Os slides são estáticos
  4. 4.  A Web 2.0 opera-se sob uma outra lógica: a da participação, a da colaboração, a da inteligência coletiva e a da possibilidade de intensificação das relações sociais nas wikis, espaços de afinidades, fan pages.
  5. 5. Assim que o termo Web 2.0 ganhou popularidade, surgiram muitascríticas sobre o porquê do termo se nem ao menos ouvimos logo noinício da criação da Web algum termo como Web 1.0. Estudiososda área da Computação, programadores dizem que a Web 2.0nada mais é que uma jogada de Marketing ou um buzzword. Issose deve ao fato de que as linguagens de programação usadas naWeb 2 já existiam na Web 1 e, além disso, a idéia de colaboraçãonão é alguma coisa recente também. Como exemplo, temos o usode fóruns e listas de discussão logo no início da criação daWWW, utilizados nas universidades americanas.
  6. 6. “Para nós professores, não importa se aWeb 2 é uma jogada de marketing ou umbuzzword. O que nos interessa é sabercomo Wikis, Podcast, sites decompartilhamento de vídeos, entre outrosrecursos podem ser utilizados nas salas deaula. Isso porque esses recursos não foramdesenvolvidos para finseducacionais, entretanto suascaracterísticas colaborativas e sociaisexemplificam algumas Teorias de Aquisiçãoda Segunda Língua, como a Teoria Sócio-Construtivista de Vygotsky.”
  7. 7.  A web 2.0 permite interatividade, troca de informações e interferência. "Há um convite a politização da vida social." Nova configuração social por conta das transformações globais. O Ciberespaço permite "um renascimento não institucional do político, no qual o sujeito individual retorna as instituições da sociedade.“ Conceito de sub-políticas e a contribuição da "multidão". Sub-políticas - É o resultado desta interatividade produzindo novos questionamentos, gerando dúvidas e consequentemente versões diferenciadas das oficiais. Possibilidade de anonimato.
  8. 8.  "o poder na dinâmica do diálogo entendido como o jogo interacional das iniciativas e respostas dos participantes [itálicos no original], separadamente do próprio discurso, gera uma teia de relações sociais, compromissos e responsabilidades, e possivelmente também perspectivas , atitudes e conhecimentos compartilhados".Linell (1990: 147). Jogo Interacional: Linell (1990) sugere quatro categorias ou dimensões diferentes para estudar o domínio e as assimetrias no diálogo que podem ser operacionalizadas, neste trabalho, para estudar a conversa escrita nos espaços de afinidades de ativismo político: 1a- Quantidade de fala; 2a- Domínio Semântico; 3a- Domínio Interacional; 4a- Domínio estratégico.
  9. 9.  "Uma ideia de espaço produzido socialmente, que encontra no social a primeira e mais importante de suas características, se ajusta perfeitamente a esta ideia de ciberespaço. O fato de a ênfase se colocar nas dinâmicas sociais significa que, antes de tudo, se trata de um lugar [itálico no original] para a ação social, de baixo a cima, um ambiente de rede transitório e para a construção de identidades líquidas" (Mayans i Planells, 2008: 114). Blog Analisado: http://carlosalexlima.blogspot.com/2009/07/pelo-menos-78- direitos-sao-negados.html Nome do Blog: Direitos Fundamentais LGBT O presente blog se propõe a reflexão sobre os Direitos Humanos nas suas mais diversas manifestações e algumas amenidades. PELO MENOS 78 DIREITOS SÃO NEGADOS A CASAIS HOMOSSEXUAIS E NÃO 37, COMO SE PROPALA.
  10. 10.  Após descrever o objetivo do blog, no dia 5/7/2009 o autor postou uma discussão com base no que foi publicado na revista Superinteressante (veja a capa da revista abaixo), que apontou que 37 direitos são negados aos cidadãos LGBTs, já que legalmente não podem se casar. O autor elenca, porém, 78 direitos negados aos casais formados por gays e por lésbicas, indicando, portanto, que a revista exclui muitos outros direitos.

×